Café, Energia Para o Mercado

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Produto II | por Redação

Produto é destaque no cenário brasileiro e oferece oportunidades, de diferentes formas, para fabricantes e comercializadores

A mplamente consumido, o café marca presença não só nas mesas dos consumidores durante a parte da manhã, como também é apreciado ao longo do dia. O café gera muitos benefícios para a saúde, como o combate a depressão, prevenção de diabetes e Parkinson, além de estimular a atenção, concentração, memória e o aprendizado. Porém, consumido em excesso, pode agravar a gastrite e aftas, além de causar dificuldades para dormir.
Missão: produzir o melhor café
Oferecido ao mercado brasileiro desde 1985, o Café Gourmet Santa Monica é um café Premium, cujo cultivo é acompanhado desde o nascimento do fruto, passando por uma rigorosa seleção, torrefação com máquinas e processos exclusivos para garantir a integridade dos grãos.
Segundo Marcelo Mascofian, diretor do Café Gourmet Santa Monica, a produção de café foi verticalizada. “Iniciamos o processo na Fazenda Santa Monica colhendo e selecionando cafés somente com padrão Gourmet, para então transformá-lo no Café Gourmet Santa Monica”, diz.
Ele afirma que o café passa por processos na fazenda que incluem a adubação orgânica, colheita seletiva que engloba somente grãos maduros, secagem no terreiro – via seca, seleção dos grãos, armazenamento cuidadoso, no qual o café fica armazenado durante um ano antes de torrar e rastreabilidade das sacas, e entrega na torrefação em São Paulo. Já em relação aos processos que acontecem na torrefadora, Mascofian relata que ocorre a seleção dos grãos, a torra com cor clara, o descanso apropriado pós-torrado, uso de embalagem resistentes e flexíveis com válvula italiana, evitando oxidação e o descanso de, no mínimo, 10 dias.
Mascofian relata que dentre os produtos disponíveis estão o Café Gourmet de 1 kg Grão, 250g Grão, 250g Pó a vácuo, 500g Pó a vácuo e Descafeinado – Sache, e que os mais vendidos são o Café Gourmet Santa Monica em embalagens de 1kg grão e 500g pó a vácuo.
Além de cafés, a empresa oferece aos clientes máquinas de expresso para locação e venda: máquinas profissionais, superautomáticas e para Café Gourmet Filtrado; e outros produtos como Cappuccinos, Chocolates, Frozen e Xaropes.
Atendendo principalmente a cafeterias, panificadoras, restaurantes e hotéis, Mascofian afirma que a empresa possui a missão de fazer com que o brasileiro deguste o melhor café que o Brasil produz. “O perfil do nosso consumidor é o mercado interno. O brasileiro está cada vez mais exigente com relação aos cafés, e hoje sabe diferenciar um Café Gourmet de um Café Tradicional. Não é um produto caro que diferencia o consumidor”, diz.
De acordo com Mascofian, após o lançamento da nova identidade visual em 2012, a empresa apresenta na Fipan 2013 um novo catálogo de produtos bem completo, tendo em vista que o mercado de Cafés Especiais cresce no Brasil em média 20% ao ano. “O Café Gourmet Santa Monica vai além, com um crescimento em média de 29% ao ano, avaliando os últimos 5 anos. É um crescimento surpreendente e que demonstra o trabalho sério e envolvido de toda a empresa”, relata.
Para amantes do café
Internacionalmente conhecidos, os cafés da empresa Baggio Café são produzidos na Alta Mogiana, uma das melhores regiões para plantio de cafés especiais.
Segundo Liana Baggio Ometto, diretora comercial da Baggio Café, a empresa possui uma planta industrial na cidade de Araras, interior de São Paulo, e seus grãos vêm de fazendas da família localizadas na região da Alta Mogiana e também do Cerrado Mineiro. “A empresa só trabalha com equipamentos de última geração, o que garante a qualidade dos produtos. Todo o processo é acompanhado pelo barista, classificador e degustador Clodoaldo Iglezia”, relata.
Ela afirma que a higiene é item fundamental em todo o processo de fabricação, desde o recebimento da matéria-prima e seus insumos até o produto final embalado e pronto para embarque. “A empresa segue todas as normas estabelecidas pela Anvisa e possui os certificados de pureza da ABIC e o PQC para os cafés gourmets, que comprovam a qualidade do produto”, diz.
O forte da empresa são os cafés gourmet, possuindo atualmente cinco produtos – Baggio Gourmet, Baggio Bourbon, Gran Reserva, Fatto Uno e Caffè.Com; contando ainda com uma linha de cafés aromatizados que são preparados com os mesmos cafés gourmet, que pertencem à linha Baggio Aromas. Conforme Liana afirma, o Baggio Gourmet é o carro-chefe da marca, sendo o responsável por 35% do faturamento, seguido pelo Bourbon com 25% e pelo Caffè.Com com 15%. Já os 25% restantes estão distribuídos entre as outras linhas. “Nossos produtos podem, ainda, ser encontrados em embalagens de 100g, 250g, 500g, moídos ou em grãos e 1 kg em grãos. Todas elas são valvuladas para eliminação do gás carbônico e manutenção da qualidade dos produtos”, afirma.
Liana relata que os consumidores são pessoas apaixonadas por café e com idade muito variada. “Notamos que os cafés aromatizados da linha Baggio Aromas conquistam ainda um público que se diz não apreciador da bebida, em sua maioria jovens e mulheres. Entretanto, quando são apresentados a estes novos sabores, acabam se rendendo aos prazeres do café. Em geral, nossos consumidores são amantes e apreciadores de um bom café e valorizam a qualidade, o estilo das embalagens e o atendimento personalizado”, diz.
Com o lema “Não queremos ser grandes, queremos ser especiais”, e ancorada no tripé qualidade, atendimento e inovação, a empresa, segundo Liana, registrou um crescimento superior a 50% nos anos de 2010 e 2011. Em 2012, obteve um percentual de 60% e, para 2013, espera um crescimento de 30%.
De acordo com ela, há um grande investimento no fortalecimento da marca no exterior que representa o Brasil num programa realizado pela Central Market, uma rede de produtos finos do Texas, EUA, que homenageia um país por ano, sendo 2013 o ano do Brasil. “É uma maneira especial de introduzir nossos cafés no mercado norte-americano. Também marcamos presença na Sial 2013 em Shangai, uma das maiores feiras de alimento do mundo, juntamente ao Apex e a ABIC, apresentando nossos produtos e conhecendo um pouco deste novo mercado consumidor. Fechamos, ainda, uma parceria com uma empresa na Europa para trabalhar o nosso produto em todo o continente”, afirma.
Soluções para todos
os clientes
Fundada em 1959, no interior do Rio Grande do Norte, a 3corações atualmente industrializa e comercializa as marcas de café 3 corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Fort, Letícia, Fino Grão, entre outras; possui uma unidade de negócios com foco em exportação de café, e é pioneira e líder de mercado há mais de 20 anos com o Cappuccino 3 corações, com mais de 55% de market share. Além destes produtos, o grupo produz filtro, porta-filtro, café solúvel, refresco em pó Frisco e Tornado, os achocolatados Claralate e Achocolatto e os derivados de milho e temperos Dona Clara.
Segundo Jefferson Deywis, gerente nacional de Food Solutions do Grupo 3corações, a alta tecnologia em equipamentos de torrefação e moagem aplicada ao processo produtivo garante os padrões estabelecidos de torra e moagem, de forma que cada produto tenha sua identidade de blend assegurada. “Com embalagem de alta barreira, processo de envase a vácuo e aplicação de atmosfera modificada em cafés da linha Stand Pack, as características de frescor dos cafés são mantidas durante seu shelf life, de forma a garantir qualidade sensorial – aroma e sabor – inigualável”, declara.
Todos os cafés da empresa são produzidos conforme padrão estabelecido dentro do sistema de qualidade 3corações, e, de acordo com Deywis, as legislações vigentes são rigorosamente obedecidas, existindo, durante toda a cadeia produtiva, sistemas de controle e monitoramento desses parâmetros de qualidade. “Com foco nos anseios de um consumidor exigente, as técnicas sensoriais implantadas não só garantem o padrão e características de cada bebida, mas, acima de tudo, a busca pela inovação e desenvolvimento de produtos que superem as expectativas”, diz.
Oferecendo cafés torrados e moídos, solúveis, expressos, cafés em saches, café com leite, cappuccino quente, gelo e pronto, Deywis afirma que os mais vendidos são os cafés torrado e moído 3corações e o Santa Clara. Ele acrescenta que o café faz parte do dia a dia do brasileiro e marca presença em 97% dos lares. “Oferecemos diversos blends como forma de atender a todos, e nossa cobertura nacional nos permite estar sempre onde estão as pessoas, produzindo o café do jeito que elas gostam e levando o prazer para todos”.
Para o ano de 2013, Deywis afirma que estão previstas três novidades. Com expectativa de lançamento para julho e totalmente reformuladas, as novas embalagens dos cafés 3 corações reforçam o novo posicionamento da marca, propõem um diálogo direto com o consumidor e uma maior proximidade com a marca. Embalagens mais modernas para o café Santa Clara trazem, além do novo logotipo, o slogan ‘O sabor do encontro’, escolhido no concurso cultural que contou com a participação dos consumidores da marca; e, ainda, a expansão de atendimento no segmento food service. “A companhia dispõe de conhecimento e de diversas soluções que se encaixam em cada tipo de cliente. Assim, pode contribuir muito para servir um melhor café e melhorar os ganhos do segmento com o produto”, afirma.

Café Gourmet Santa Mônica:
www.cafegourmetsantamonica.com.br
Baggio Café:
www.baggiocafe.com.br
3corações:
www.3coracoes.com.br

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