Cada vez mais popular

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Por conta do clima tropical, fondue ainda encontra algumas resistências dos consumidores em solo brasileiro, que aos poucos têm sido quebradas

O fondue – palavra que, em francês, significa algo como “fundido” ou “derretido” – nasceu na Suíça, não se sabe ao certo em que ano, e de lá foi conquistando o mundo inteiro, inclusive o Brasil. O prato original é uma mistura de queijo derretido com pão, mas, ao longo do tempo, várias receitas surgiram a partir da ideia inicial, até mesmo doces.

Informações de historiadores dão conta de que o prato surgiu entre os mineiros da região europeia. Como eram produtores de leite, utilizavam uma matéria-prima abundante na localidade para preparar um alimento simples e ao mesmo tempo saboroso.

O prato, porém, foi ficar verdadeiramente famoso no fim da década de 1950. O sucesso chegou quando o chef Conrad Egli, que atuava no restaurante Chalet Suísse, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, passou a oferecer a receita. Ele, inclusive, inovou ao optar por utilizar o chocolate no lugar do queijo. Já a receita tradicional da Suíça leva os queijos gruyère e vacherin fribourgeois em sua composição, além de outros ingredientes como noz moscada, pimenta do reino, alho, amido de milho e vinho branco. Em outras partes do mundo, outras versões, além da doce, também foram criadas, como a que conta com carne.

Pouco tempo depois, já nos anos 1960, o fondue se popularizou tanto, principalmente nos Estados Unidos, que por lá eram realizadas as chamadas “noites de fondue”.

Fondue no Brasil

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“Produtos frescos, ótima matéria-prima e fornecedores pontuais são peça-chave para a entrega de um produto final adequado”, diz Aline Passos, gerente de vendas do Restaurante Indaiá

No Brasil, o fondue também tem conquistado os consumidores. A receita, apesar de não ser difícil de ser preparada, requer que se tenha atenção. “Normalmente, as sequências de fondue são associadas apenas a qual vinho harmoniza melhor. Embora também muito importante, não é o único passo para que o prato alcance toda sua grandiosidade. A escolha de queijos com sabor, fáceis de derreter, acompanhamentos no tamanho e textura corretos, até a panela com material próprio para evitar que o alimento queime, são questões fundamentais na preparação do prato”, conta Gustavo Piffer, chef e sócio do Restaurante Indaiá, em material enviado para a imprensa.

Aline Passos é gerente de vendas do Indaiá. Ela define o fondue como “uma experiência, onde compartilhamos a mesa e o tempo com quem nos é importante. O fondue facilita esta jornada”, diz.

No entanto, de acordo com ela, o produto ainda encontra resistência em terras
brasileiras, dado o clima do país. “O Brasil por ser um mercado mais tropicalizado tem resistência com o produto, apesar de existir uma demanda forte na região Sul do país. Inclusive, há cidades em que o produto é um diferencial atrativo gastronômico”, afirma ela.
Perguntada sobre o porquê de investir no fondue, Aline Passos salienta o fato de que os estabelecimentos de alimentação fora do lar cada vez mais estão se tornando especialistas em poucos itens e que o fondue é um produto de nicho. “É um produto de nicho. Hoje os restaurantes estão ficando cada vez mais especialistas em poucos produtos”, diz ela.

Diante desse cenário, segundo Aline Passos, por ser um mercado de nicho, há vantagens e desvantagens de investir no produto. Ela destaca como um dos benefícios o fato de não haver uma concorrência agressiva. “Vantagem é estar nichado e não ter concorrência agressiva, enquanto que a desvantagem é segmentar muito seu público”, afirma.
Dessa forma, explica ela, existem desafios no que diz respeito à captação de clientes. “Os desafios são captar clientes que potencialmente não se entendem clientes do produto. Ensinar e demonstrar que a experiência é fantástica”, destaca.

Feedback

Cada vez mais popularAline Passos conta que o fondue do Restaurante Indaiá tem tido alta aceitação e satisfação por partes dos consumidores. Para esse bom resultado, salienta ela, é necessário haver concentração e disciplina. “Temos uma aceitação e satisfação muito alta de nossos clientes, mas tudo isto exige muita concentração e disciplina na prestação do serviço que é muito complexo”, diz ela, que também fala acerca dos diferenciais do estabelecimento. “Desde ambiente ao produto, temos isto como destaque para nos diferenciarmos e sermos alvo de escolha do público regional”, afirma.

Para se destacar no mercado, conforme a gerente de vendas do Restaurante Indaiá, é importante que se tenha consistência no serviço prestado. “É importante ter consistência no serviço prestado. A entrega com qualidade de forma contínua é determinante”, afirma ela.

Dessa forma, para garantir a qualidade de um bom fondue, segundo Aline Passos, é relevante focar fatores como produtos sempre frescos e qualidade da matéria-prima.

“Produtos frescos, ótima matéria-prima e fornecedores pontuais são peça-chave para a entrega de um produto final adequado. Além disto, processos. A cozinha hoje é muito mais profissionalizada do que há 10 ou 15 anos”, diz ela.

Aline Passos concorda que o consumidor já não é mais o mesmo e tornou-se mais exigente. Nesse cenário, afirma ela, o setor, inclusive, vive um momento de profissionalização muito forte. “Posso dizer que como muitos segmentos, hoje a restauração deve se aprimorar continuamente, atualizar seus procedimentos, produtos e posicionamentos comerciais. Estamos vivendo um momento de profissionalização muito forte no setor”, afirma ela.

De acordo com a gerente de vendas do Restaurante Indaiá, “o mercado está percebendo que simpatia e atenção mudam nosso estado de espírito. Apenas sentar e se alimentar já não é mais o que está sendo procurado. Nós sabemos disto e somos pessoas dedicadas a promover um ótimo encontro. Acreditamos profundamente no poder dos encontros. E que cada encontro é uma nova oportunidade de surpreender alguém”, diz ela.

Indaiá

O Restaurante Indaiá foi inaugurado no ano de 2007, em Itapema (Santa Catarina). De acordo com o próprio estabelecimento, o local “é considerado a realização do sonho de levar o que há de melhor e mais saboroso na gastronomia. Entre tantos reconhecimentos, o espaço é destaque pelo menu diferenciado de fondues e localização inusitada, com vista panorâmica para uma das mais belas paisagens de Santa Catarina. Atualmente, o Indaiá expandiu e atende também com restaurante e ambientes para a realização de eventos em Florianópolis e Joinville”, diz material enviado para a imprensa.

Indaiá
www.restauranteindaia.com.br

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