Cachaça mineira fatura dobrado após processo

Faturamento da empresa chegou a 130% após perder para a Johnnie Walker

0

Após ter perdido um processo por imitar a marca Johnnie Walker, uma cachaça mineira chegou a faturar mais que o dobro do que vendia. A marca, que se chamava “João Andante” – tradução de Johnnie Walker- precisou mudar de nome para O Andante.

A marca de cachaças foi criada em 2008 e registrada em 2011. Desde essa época ,a Diageo, dona do uísque escocês, lutava na justiça para mudar o nome da marca. Além do nome semelhante, a empresa alegava que o desenho do rótulo remetia a sua marca Johnie Walker.

Em 2013 a Diageo saiu vitoriosa do processo. A empresa mineira de cachaças decidiu então mudar o nome para O Andante em maio desse ano, desde então as vendas deslancharam. As vendas do produto aumentaram 130% a partir desse período, de 5.772 garrafas vendidas para 13.295. O motivo para o aumento pode ser explicado pela cobertura da imprensa após o processo.

Além do aumento nas vendas, a empresa lançou um novo produto, “ O Andante Prata”, voltado para a preparação de caipirinhas. A produção também aumentou, e agora marca pode ser encontrada em lojas maiores, como o Carrefour, por exemplo.

De acordo com a Diageo, em nota, disse ter recorrido ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), por não ter conseguido encontrar uma solução amigável para o caso. A empresa ainda disse no comunicado que vai “proteger os consumidores de produtores que usem ou registrem indevidamente marcas que possam gerar comparações, direta ou parecer reprodução ou cópia”, completa.

Fonte : UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 + 19 =