Bunge investe R$ 500 milhões em novo moinho de trigo

    0

    Por Redação FSN – 4 de abril de 2014

    A Bunge Brasil, uma das maiores empresas de alimentos e agronegócio do país, anunciou o investimento de R$ 500 milhões para a construção de um novo moinho de trigo, localizado em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O novo empreendimento integrará o atual moinho Fluminense e o Centro de Distribuição Rio, que serão transferidos para um único local.

    “Ao atingir sua capacidade total, o novo moinho Fluminense poderá moer mais de 600 mil toneladas de trigo por ano, o que representa um aumento de mais de 50% sobre o que vem sendo processado no moinho atual”, destaca Filipe Affonso Ferreira, vice-presidente de alimentos & ingredientes da Bunge Brasil.

    Com a construção dessa nova unidade, que está prevista para ser inaugurada em 2016, a Bunge terá três dos maiores moinhos da América Latina, localizados em Fluminense (RJ), Suape (PE) e Ponta Grossa (PR).

    Filipe Ferreira explicou o aumento de investimento no setor. “O trigo está no DNA da Bunge e é uma das prioridades estratégicas da empresa no Brasil e no mundo. Por isso, estamos dando continuidade ao plano de fortalecimento desse negócio no mercado brasileiro. Iniciamos esse plano em 2013 com a aquisição do moinho Vera Cruz, em Minas Gerais. Além de consolidar nossa posição como líderes, estaremos bem preparados para atender a crescente demanda de farinhas na região sudeste e reduzir a dependência de importação de farinhas para a região”, afirma.

    O novo Moinho Fluminense atenderá aos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que formam uma das regiões onde a empresa está focando seus investimentos para modernizar suas operações, ampliar sua capacidade produtiva e atender as necessidades do mercado.

    O projeto incorpora conceitos de automação industrial no processamento do trigo, desde o recebimento da matéria-prima, utilizando modernas tecnologias para classificação e beneficiamento dos grãos, até monitoramento e controle dos equipamentos de moagem e envase. Dessa forma, a técnica utilizada no sistema permite melhorias nos níveis de produtividade, eficiência energética e de segurança alimentar, ampliando a qualidade e competitividade do produto final.

    Como consequência, o novo moinho Fluminense já nascerá com uma das mais relevantes certificações internacionais, para segurança de alimentos em indústrias: FSSC 22000 (Food Safety System Certification 22000). “Fomos pioneiros em conquistar essa certificação para moinhos no Brasil. Os moinhos de Tatuí e Ponta Grossa já são certificados e outros estão em processo. Isso fortalece a credibilidade da Bunge junto aos clientes, comprova o rigor com que controlamos e gerenciamos nossos processos para fabricação de alimentos cada vez mais seguros e saudáveis”, complementa o executivo.

    Atualmente a Bunge possui sete moinhos de trigo, localizados em Suape (Pernambuco), Brasília (Distrito Federal), Santa Luzia (Minas Gerais), Rio de Janeiro, Tatuí e Santos (ambos em São Paulo), Ponta Grossa (Paraná), além da unidade de mistura e envase de Contagem, em Minas Gerais.

    A Bunge está presente no Brasil desde 1905 e atua desde a compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados), serviços portuários, até a produção de açúcar e bioenergia. Ela conta com cerca de 20 mil colaboradores, atuando em mais de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 19 estados e no Distrito Federal.

    Fonte: Segs.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here