Brasileiros associam qualidade ao respeito ao consumidor

Pesquisa revela que consumidores levam mais em conta a qualidade do produto

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Na 12° edição da pesquisa “ As empresas que mais respeitam o consumidor brasileiro”, realizada pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, mostra que para 23 % dos entrevistados associam a qualidade do produto com o respeito ao consumidor.

Essa pesquisa entrevistou 1718 pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia. O intuito desse estudo era identificar, na percepção de homens e mulheres das classes A,B,C e D, quais são as empresas que mais respeitam o consumidor.

Nesse mesmo estudo mostra que, algumas atitudes como atendimento ágil, gentil e solícito, são mais relevantes para 16% dos consumidores, enquanto apenas 9% levam em conta o preço atrativo ao respeito por parte da marca.

A presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, Stella Kochen Susskind ,diz que o estudo, é importante não só para avaliar e melhorar as relações de consumo no Brasil, mas também para identificar a percepção do consumidor. Stella também diz que o fato do brasileiro associar a qualidade do produto ao respeito é algo revelador. “Significa que o brasileiro saiu do patamar do consumo imediato – aquele que valoriza aspectos superficiais – para o consumo crítico. Na prática, a durabilidade é que está em questão, ou seja, quanto vou pagar e quanto vou usar”, conta.

A executiva também analisa que a relação dos brasileiros com as promoções também está mudando. “Somente 5% dos entrevistados apontou promoções, ofertas, brindes, sorteio e desconto como respeito ao consumidor. Na prática, significa que o brasileiro está iniciando um processo de fazer contas; não se deixar enganar facilmente por ações vazias de significado real – seja ganho financeiro ou produtos associados à compra”, afirma Stella.

Fonte: SEGS

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