Brasil desperdiça 40 mil toneladas de alimentos por dia

    0

    Por Redação FSN – 21 de maio de 2014

    Segundo pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o desperdício de alimentos no Brasil chega a 40 mil toneladas por dia. Anualmente, a quantia acumulada é suficiente para alimentar cerca de 19 milhões de pessoas diariamente. Ainda de acordo com o estudo, a maior parte dos alimentos é desperdiçada durante o preparo das refeições.

     Já de acordo com dados divulgados pela consultoria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) Catalina Etcheverry, um terço da produção de alimentos no planeta é desperdiçado entre a colheita e a mesa do consumidor.

    A pesquisadora citou dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês) que comprovam o nível do desperdício. “Baseado em um recente estudo da FAO, um terço da produção total, em nível mundial, é desperdiçado. É mais do que a produção de alimentos da África Subsaariana, por exemplo”, disse.

    No Brasil, que é considerado o quarto maior produtor de alimentos do mundo, o estudo apontou desperdícios. Segundo Catalina, pelo menos 10% se perdem nas plantações. Do que sobra, 50% são perdidos na distribuição, no transporte e no abastecimento. E do restante, 40% se perdem na cadeia do consumo, como nas feiras livres.

    Segundo a consultora da ONU, um dos grandes entraves para o melhor aproveitamento dos alimentos é a existência de leis, em vários países, que não permitem fazer doações de comida que sobra, ainda que em perfeitas condições de consumo. “A campanha visa a conscientizar a população em geral de que o desperdício alimentício é um problema global. Pequenas ações, em nível de governo, de empresas e do consumidor, podem diminuir essas perdas”, finalizou.

    Fonte: Rede Brasil Atual

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here