Bons hábitos podem garantir segurança alimentar

0

O sucesso dos negócios está muito atrelado aos cuidados que vão desde a matéria prima à conservação de alimentos. No setor de alimentação, uma gestão eficiente deve se atentar a esses cuidados.

Maria Clara Leone, nutricionista da Unilever Food Solutions ,conta que os cuidados devem começar com a escolha de fornecedores, é o que mostra o a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), desenvolvido para garantir a produção de alimentos seguros ao consumidor. Para isso, é importante ficar atento se a empresa escolhida segue as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa).

Dentro do estabelecimento, os cuidados devem ser dobrados com os funcionários, uniformes limpos e cuidados com a higiene pessoal podem garantir maior segurança. “Além disso, dentro da cozinha é importante cuidar para que não aconteça a contaminação cruzada, que é a transferência de micróbios causadores de doença de um alimento contaminado (normalmente cru) para outro, diretamente ou indiretamente”, afirma Maria Clara.

É importante também ter atenção com os resíduos gerados na cozinha. “Manter a lixeira em uma área reservada da cozinha e certificar que a tampa está sempre lacrada é o melhor caminho. A lixeira também precisa ter o pedal e é importante não deixar o lixo muito cheio. Por fim, após o funcionário retirar o lixo, sempre deve lavar as mãos”, explica.

Para quem trabalha com comida a quilo, o cuidado deve ser dobrado. Maria Clara afirma que o ideal é que essas comidas não fiquem expostas por mais de duas horas e que a temperatura esteja adequado para o tipo de refeição. Para alimentos quentes, a nutricionista afirma que a temperatura deve ser de, no mínimo, 60°, para alimentos frios, 10°.”Para isso, é importante que a temperatura de cocção alcance 74ºC e que as preparações quentes ou frias não fiquem aguardando em temperatura ambiente para serem servidas”, explica.

Fonte: Revista Meu Negócio Minha Vida (versão na íntegra disponível na versão impressa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

6 + 7 =