Bloqueios rodoviários gera prejuízo às indústrias

0

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou nesta terça-feira (3), que os prejuízos das indústrias de aves e suínos tiveram o prejuízo de 700 milhões de reais devido aos bloqueios rodoviários.

A paralisação interferiu no abate de animais e também no transporte de insumos. A associação afirmou que ainda há unidades paradas, mas não deu mais detalhes. Também disse que após o comprimento das liminares judiciais várias plantas puderam voltar ao funcionamento.

“Tivemos conhecimento de planta que suspendeu abate nesta segunda-feira. Outras estão receosas em retomar as atividades e enfrentar nova paralisação, que é mais oneroso que manter a planta suspensa. Há pouco também soubemos de problemas que exportadores estão enfrentando em portos “, afirmou Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.

De acordo com a entidade, cerca de 70 por cento da capacidade de abate no sul do país, principal região produtora de aves e suínos, foi afetada nos dias mais intensos do bloqueio, entre segunda e sexta-feira da semana passada.

Desde que os bloqueios começaram, no dia 21 de fevereiro, cerca de 60 unidades frigoríficas apresentaram diminuição na produção ou a suspensão total. A ABPA também afirma que unidades grandes, como JBS e BRF, tiveram a produtividade atrapalhada.

Fonte: EXAME

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

9 − oito =