Atratividade da mobília

0

Essenciais na decoração e no design dos estabelecimentos de alimentação fora do lar, os móveis fazem toda a diferença no ambiente. Por isso, é essencial realizar a escolha certa em relação a eles. Além da importância à primeira vista – já que contribui com a aparência e estética das empresas –, a mobília também se relaciona à satisfação do cliente, que pode ser maior ou menor dependendo do conforto que proporciona.

Dados fornecidos pelo IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) junto a Movergs (Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul), relativos ao setor moveleiro em 2011, mostram que existem 16 mil unidades produtivas e 38,5 mil pontos de venda de móveis no Brasil. Naquele ano, foram produzidas 462 milhões de peças, o equivalente a R$ 32,9 bilhões.

A variedade de móveis – quanto ao material, tipo e formato – possibilita que esses produtos se adaptem a toda a gama de segmentos do food service, desde pequenos restaurantes a grandes cadeias de fast food. Para suprir a demanda desse setor em constante crescimento, já existem no mercado empresas moveleiras que fabricam mesas, cadeiras, balcões, bistrôs, entre outros muitos produtos, dedicados especialmente a ele.

Inovação constante

A Thonart, pioneira na fabricação de móveis em madeira maciça vergada, produz banquetas, cadeiras, cadeiras de balanço, poltronas, cabideiros, aparadores e mesas. “Os móveis são produzidos com madeira nobre florestada, reforçando o seu comprometimento com a preservação do meio ambiente e mantendo a política de utilização de matéria-prima de qualidade”, afirma Paulo Gonzalez, diretor comercial da empresa.

A Thonart considera todos os seus produtos exclusivos no mercado brasileiro, pois, de acordo com Gonzalez, “não há outro fabricante que produza móveis totalmente em madeira maciça vergada”, diz. Além disso, ele completa, “conforto, leveza, durabilidade e garantia são marcas registradas da Thonart”.

Enquanto 40% dos móveis da Thonart são destinados a residências, o food service corresponde a 60% da produção e vendas da empresa e adquire, principalmente, banquetas, cadeiras e mesas.

“O público desse segmento é bastante exigente, necessita de durabilidade acima da média e diferenciação pelo design. Por isso, valoriza nossos produtos e nos inspira a inovar sempre”, diz Gonzalez.

No ano passado, a Thonart cresceu 15% em relação a 2011. “Sempre em busca de inovação, lançamos no mercado em 2012 produtos multilaminados com detalhes vergados, que possuem uma qualidade bem superior aos laminados comuns e um preço competitivo”, afirma Gonzalez. Para este ano, a expectativa é ainda maior e a empresa espera crescer 20%.

Movelaria diferenciada

A Franco & Bachot, fornecedora mobiliária fundada em 1982, fabrica bases, mesas, cadeiras, banquetas, bistrôs, auxiliares, poltronas, bancos e booths. Com o objetivo inicial de atender os segmentos de hotelaria e alimentação, a empresa atende hoje também padarias, clubes, hospitais, condomínios, casas de show e entretenimento, supermercados, shoppings e estabelecimentos de food service. “Com a crescente consolidação do uso de mobiliário de madeira para valorizar, humanizar e aconchegar os ambientes, a qualidade de nossos móveis ultrapassou os segmentos iniciais”, afirma Wallace Coutinho, coordenador de marketing da Franco & Bachot.

De acordo com ele, o diferencial dos móveis da empresa está, principalmente, na qualidade da madeira e dos acabamentos e na forma de fixação por cantoneiras fresadas e espigas, que geram uma resistência maior ao produto. Além disso, ele diz que a Franco & Bachot respeita o prazo de entrega, os clientes e o meio ambiente. “Investimos na redução de resíduos e desperdícios fabris, no controle do uso e descarte de produtos químicos, no monitoramento da madeira utilizada e nos processos e treinamentos dos funcionários, com o único objetivo de ser transparente com nossos clientes e merecer o respeito dado a quem respeita a vida”, diz Coutinho.

Todos os públicos atendidos pela Franco & Bachot são tratados com a mesma prioridade, segundo Coutinho, mas o destaque maior fica com a rede de hotéis, bares, padarias e shoppings. “Dentro do food service, cada cliente tem a sua importância para a marca, pois são eles que formam opiniões e nos consolidam no mercado”, afirma.

Em 2012, a Franco & Bachot alcançou um crescimento de 20% em relação às metas estabelecidas. De acordo com Coutinho, para este ano, o plano é crescer ainda mais. “A empresa tem a expectativa de ampliar em 30%”, finaliza.

Valores para crescer

Há mais de 26 anos presente no mercado moveleiro, a Tomberlin baseia sua atuação em quatro diferentes valores: princípios éticos, gestão eficaz, parceria com os clientes e preservação ambiental.

A empresa possui três divisões de produção, conforme explica o diretor Joel Pinto: uma destinada a móveis de aço carbono para saladas de convenção, outra a móveis de madeira para bares e restaurantes, e a terceira a móveis para áreas externas de rathan com alumínio. Segundo ele, além do design, existe ainda outro diferencial de destaque. “A Tomberlin é conhecida pelo superdimensionamento da matéria-prima dos produtos fabricados, que acabam dando uma sobrevida para os equipamentos”, afirma.

Os principais públicos da empresa incluem clubes recreativos, condomínios, igrejas e escolas, além de hotéis, bares e restaurantes – de acordo com Pinto, o mercado de food service representa 20% do faturamento total da Tomberlin.

Em 2012, a empresa cresceu 17%, em comparação ao ano anterior. Com a realização de eventos esportivos no Brasil em 2014, esse número deve ser ainda maior. “Nossa expectativa é de um crescimento global de cerca de 30%, encabeçado pelo segmento hoteleiro”, conclui.

Boas expectativas

A Movelaria Paranista, empresa fundada em 1991 especializada na produção de móveis em maciça ecológica e móveis especiais, foca cada vez mais no atendimento ao segmento de restaurantes, bares, cafés e hotéis.

Além da qualidade e durabilidade, o diferencial dos produtos da Movelaria Paranista é o foco em inovação, design e sustentabilidade. “Inovação, porque apesar de sentar ser uma das ações mais antigas do ser humano, sempre é possível inovar, seja com uma cadeira que dê mais segurança aos usuários de restaurantes e ao mesmo tempo permita reduzir o número de cadeiras ocupadas com bolsas, ou com uma linha de cadeiras que permite que elas sejam personalizadas e renovadas ao longo dos anos, trocando simplesmente os encostos”, diz Simone Soares, diretora de vendas da empresa. A sustentabilidade é comprovada pelo fato de a empresa utilizar apenas madeira de reflorestamento e certificada, além de todos os produtos serem empilháveis, o que reduz o tamanho das embalagens e a emissão de gases poluentes do transporte.

O food service é o principal público da Movelaria Paranista e corresponde a 90% da produção da empresa, que atua principalmente em restaurantes, bares, redes de fast food e franquias. “Temos buscado, cada vez mais, nos aproximar de nossos clientes, procurando entender quais são as suas reais necessidades, para que possamos criar mais produtos que venham atendê-los”, afirma Simone.

Em 2012, a Movelaria Paranista obteve um crescimento de 100%, devido à mudança para o setor industrial de Almirante Tamandaré, no Paraná, que possibilitou que a empresa aumentasse sua produção. Para este ano e o próximo, a expectativa é de 50% de crescimento, por conta da instalação de novos equipamentos. “A empresa vem se preparando para a exportação, formatando seus produtos, embalagens e conceitos para um mercado mais amplo”, conclui Simone.

Foco em food service

A Pavanny, empresa do ramo de mobiliários para o setor gastronômico e hoteleiro fundada em 1997, fabrica mesas, cadeiras e banquetas em aço, alumínio e madeira destinados a bares e restaurantes.

De acordo com Ulysses Pavani, diretor da empresa, o principal diferencial dos móveis da Pavanny é a qualidade. “O sobrenome Pavani está presente no mercado moveleiro há 44 anos, e desde sempre a empresa se empenha em satisfazer as necessidades dos clientes, buscando a melhor relação custo-benefício”, afirma.

Outra inovação da Pavanny é a produção de móveis de aço com design similar aos de madeira, porém com durabilidade maior, além da variedade dos tampos, que garantem ao produto grande diferencial, segundo Pavani. “Os materiais mais utilizados na confecção de tampos são madeira rústica, MDF, compensados folhados com lâminas de madeiras nobres, fórmicas, chapas de ferro ou de alumínio, mármores, granito e mosaicos elaborados por artistas plásticos”, diz.

Os principais públicos da empresa são bares, restaurantes, padarias, cafeterias, buffets e hotéis – isto é, todo o setor de alimentação fora do lar. “A empresa é praticamente focada no ramo de food service e hospedagem, tendo maior participação o food service”, afirma Pavani.

Em 2012, a Pavanny cresceu 20% e, para este ano, a expectativa é de que o índice suba para 30%.

Moveleiro e alimentício

O Espaço Boêmio – Móveis para Bar e Restaurante, empresa de São Paulo que fabrica móveis especialmente para o segmento de alimentação fora do lar, produz, basicamente, mesas, cadeiras, bistrôs e banquetas em madeira. “Todos têm como foco principal o mercado de gastronomia, ou seja, bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, clubes, padarias, pizzarias e demais atividades do ramo”, afirma Leandro Tavares, proprietário da empresa.

De acordo com ele, o maior diferencial dos móveis do Espaço Boêmio é a durabilidade em relação a tempo e uso. “Produzimos móveis para aguentar o dia a dia de uma atividade comercial, pois sabemos que os produtos terão uma utilização diária e contínua”, diz. Além disso, Tavares destaca a preocupação da empresa de sempre atender as necessidades dos clientes e entregar os móveis dentro do prazo estabelecido.

O mercado de alimentação fora do lar é o principal público da empresa, responsável pela maior parte do faturamento – cerca de 90% das vendas são destinadas ao setor. “Podemos dizer, sem nenhum exagero, que esse setor de food service é o carro-chefe da nossa produção”, afirma Tavares. O Espaço Boêmio apresenta, ainda, outras áreas de atuação para as quais fornece seus móveis, como áreas de lazer de condomínio, varandas, áreas de churrasqueira e piscina, além de sítios e chácaras.

Em 2012, a empresa apresentou crescimento de 11%. “Nós temos esperança de um crescimento ainda maior”, conclui Tavares.

Priorizando qualidade

A Piovezana, empresa do setor moveleiro fundada em 1987, trabalha com a fabricação de produtos como bistrôs, mesas, cadeiras e banquetas em aço carbono destinados aos mais variados estabelecimentos de alimentação fora do lar, tais como refeitórios, bares, praças de alimentação, churrascarias, entre outros.

De acordo com Osvaldo Santana, consultor de vendas da Piovezana, o principal diferencial da empresa é a priorização, acima de tudo, da qualidade e durabilidade de seus produtos, “assim atendendo ao cliente a longo prazo, valorizando a satisfação”, completa.

A procura pelos móveis da Piovezana acontece principalmente por meio de indicações, referências e internet e, conforme conta Santana, o principal público da empresa é o setor de fast food.

O segmento de food service representa 90% do faturamento total da Piovezana e, dessa forma, é o principal responsável pelo crescimento da empresa, que em 2012 foi de 4,5%. “Neste ano, deve ficar em 3%”, conclui Santana.

De bom custo-benefício

Fundada há 15 anos, a Devant Móveis é especializada na fabricação de cadeiras, mesas e acessórios de decoração para os mais diversos ambientes. A empresa fabrica móveis em madeira, aço carbono, alumínio e junco. “Nosso catálogo é um dos mais modernos e completos do segmento. Investimos frequentemente em design e inovação, buscando tendências diretamente de feiras internacionais. A Devant Móveis é uma das melhores e maiores fábricas de móveis para o setor corporativo”, diz o diretor da companhia, Fabricio Pierre Tonon.

Os clientes do setor de alimentação fora do lar da Devant Móveis, como os bares e restaurantes, solicitam à empresa os mais diferentes tipos de modelos, desde a linha tubular até a linha madeira. “Geralmente, é um arquiteto ou profissional da área que especifica nosso mobiliário para que o cliente possa definir a compra”, afirma Tonon. De acordo com ele, o diferencial dos móveis da Devant Móveis é um conjunto composto por durabilidade, design e bom gosto, “além de um excelente custo-benefício”.

O principal público-alvo dos produtos da empresa é o setor corporativo, que inclui shoppings, refeitórios, cafés e restaurantes. Segundo Tonon, o setor de food service é um dos que mais têm se destacado nos últimos tempos dentro do mercado em que a Devant Móveis atua. “Reportagens recentes mostram que os brasileiros estão optando por fazer suas refeições fora de casa, tendo em vista que o tempo torna-se cada vez mais curto e o aumento da concorrência entre os restaurantes fez o preço cair, tornando-se assim mais atrativo esse novo hábito entre as famílias”, diz.

Em 2012, a Devant Móveis obteve crescimento de aproximadamente 35% em comparação a 2011. De acordo com Tonon, a expectativa para este ano é que o crescimento seja ainda maior, principalmente devido ao food service. “Acreditamos no crescimento do setor com grande potencial”, conclui.

 

Thonart
www.thonart.com.br

Franco & Bachot
www.francoebachot.com.br

Tomberlin
www.tomberlin.com.br

Movelaria Paranista
www.movelariaparanista.com.br

Pavanny
www.tpavanny.com.br

Espaço Boêmio
www.espacoboemio.com.br

Piovezana
www.piovezana.com.br

Devant Móveis
www.devant.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

6 + onze =