Atenção plena é tema de evento do Dia Mundial da Saúde no Parque do Povo

    0

    As técnicas de mindfulness inspiraram a 11ª edição do evento anual. Experiências sensoriais com alimentos, workshop e práticas corporais de atenção plena, exames gratuitos e orientações de profissionais de saúde são as principais atrações

    O dia 7 de abril é marcado pelo Dia Mundial da Saúde e, para comemorar a data, o Hospital Santa Paula realizará a 11ª edição do evento “Cuide-se, Viva a Vida Melhor”, das 9h às 15h, no Parque do Povo – zona sul de São Paulo. O tema deste ano é Estar presente é o melhor presente que você pode dar à sua saúde, em referência à técnica de mindfulness, traduzido para o português como atenção plena.

    Uma estrutura com 210 m2 será montada para receber os visitantes para uma série de exames de saúde gratuitos como avaliação de risco cardiovascular, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste de colesterol, avaliação de massa corpórea (IMC) e bioimpedância. Haverá ainda orientação sobre AVC (sinais, tratamento e reabilitação), dicas de prevenção ao câncer de pele e orientações de assistência básica ao paciente com parada cardiorespiratória em ambientes públicos. Para isso, o hospital contará com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos à disposição da população durante todo o evento.

    Para que o público passe por uma experiência sensorial completa, o evento contará com a Tenda dos Sentidos, um espaço de contato com os alimentos para acionar os cinco sentidos do corpo:

    – Audição: degustação de alimentos crocantes em frente a um tablet com fones de ouvido e, depois, sem interferência sonora alguma.

    – Visão: experimentação de chips de alimentos para desconstruir a sua forma natural. Muitas vezes, criamos uma ideia de que algo é ruim ou gostoso pela aparência, sem nos darmos a chance de provar. Nos chips, os alimentos ficam todos padronizados e com uma aparência única.

    – Paladar: degustação de olhos vendados com atenção total no sabor.

    – Olfato: os alimentos ficarão escondidos em caixas escuras e o público terá que adivinhar pelo cheiro.

    – Tato: tocando no alimento sem vê-lo, a pessoa terá que descobrir o que é pela textura.

    Para estimular o público a parar e exercitar a atenção plena no momento presente, a Tenda dos Sentidos contará com uma intervenção artística com estátuas vivas, uma experiência lúdica para promover a reflexão e incentivar as pessoas a conhecerem as práticas de mindfulness e mindful eating.

    Por falar em exercitar a atenção plena, as práticas corporais são fundamentais para manter a saúde em ordem. Pensando nisso, a personal trainer das famosas, Cau Saad, vai levar para o parque o circuito Alongue seu corpo, sua alma e sua mente com técnicas de conscientização do corpo. Qualquer pessoa pode participar gratuitamente da atividade.

    Quem tiver interesse em conhecer melhor o grande tema do evento, das 12h30 às 13h30 haverá um workshop gratuito com Marcelo Demarzo sobre mindfulness e mindful eating. Um dos maiores nomes da área no Brasil, Marcelo é médico da família, fundador e coordenador do Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde da Universidade Federal de São Paulo.

    Encontradas em diversas tradições culturais e filosóficas, as práticas de mindfulness têm sido cada vez mais integradas na prática clínica contemporânea, principalmente na psicologia e medicina. Resumidamente, trata-se de um estado mental baseado na experiência direta do momento presente, com consciência plena, atitude aberta e não-julgadora a cada instante.

    Vários estudos comprovam a eficácia do mindfulness para a promoção da saúde, incluindo pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, dor crônica, cardiopatias e transtornos relacionados ao estresse.

    Para a coordenadora do Instituto de Neurologia do Hospital Santa Paula, Renata Simm, o assunto tem ganhado cada vez mais visibilidade nos congressos de neurologia por atuar como um elemento coadjuvante na prevenção e tratamento de pacientes com transtornos de ansiedade, estresse e depressão.

    “Estudos recentes mostram que os programas de mindfulness são eficazes na regulação emocional, fazendo com que as pessoas lidem melhor com seus sentimentos e emoções. Os resultados apontam para a melhora de diversos quadros associados a esses problemas como a qualidade do sono, dificuldades interpessoais, transtornos alimentares, etc. Cientificamente também tem se mostrado eficiente como coadjuvante no tratamento de problemas orgânicos, como cardiopatias e alergias”, explica a neurologista.

    Já o mindful eating é a prática da técnica de mindfulness adaptada ao momento das refeições. O propósito é estar atento ao que se come utilizando todos os sentidos, não apenas o paladar, para aumentar a consciência da escolha de cada alimento.

    Nesta prática, o ideal é que a pessoa faça as refeições sem interrupções (TV’s, rádios, smartphones, etc) e preste atenção em cada alimento, cada degustação, cada cheiro. Para os especialistas, o mindful eating promove o autocuidado e a consciência do momento presente, verificando a experiência atual, desejos, fome física e saciedade reconhecendo cada experiência alimentar como única.

    “A compreensão que temos do mundo é sempre mediada pelo cérebro, portanto, olhos, boca, ouvidos, nariz e pele são ferramentas na construção da realidade. Aromas, sons, texturas, tudo é objeto de reflexão. A relação entre essas sensações passa obrigatoriamente pela memória. É ela que vai classificar e registrar as vivências como boas ou más lembranças. É por isso que quando vemos um determinado alimento ou sentimos seu cheiro nosso cérebro reage com a famosa sensação de água na boca ou um arrepio de aversão”, explica Renata.

    Agenda
    9h às 15h: Tenda dos Sentidos e circuito de exames com orientações de profissionais de saúde
    11h às 12h: Circuito Alongue seu corpo, sua alma e sua mente com Cau Saad
    12h30 às 13h30: Workshop sobre mindfulness e mindful eating com Marcelo Demarzo

    Serviço
    11ª edição do evento “Cuide-se, Viva a Vida Melhor”
    Data: sábado, 7 de abril de 2018
    Horário: das 9h às 15h
    Local: Parque do Povo
    Endereço: Av. Henrique Chamma, 420 – Vila Olímpia, São Paulo
    Telefone: (11) 3073-1217
    Evento gratuito.
    Facebook: https://www.facebook.com/CuideSeVivaAVidaMelhor

    Apoio
    O evento recebe apoio da multinacional francesa Sodexo, que está presente no mercado há mais de 50 anos e é responsável pela área de nutrição e dietética do Hospital Santa Paula. A empresa irá realizar atendimento nutricional aos participantes do circuito, além de ser a responsável pelos alimentos e brindes ao final do evento com o promover a alimentação saudável.

    Sobre o Hospital Santa Paula
    O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958. Com uma área de 18 mil m², dividida em três edifícios, atua em mais de 30 especialidades, com destaque para cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia. O Hospital Santa Paula conta com mais de 1,2 mil colaboradores e um corpo clínico aberto com 1,5 mil médicos. Possui 200 leitos e outros 59 destinados especificamente à terapia intensiva. Além disso, dispõe de centro cirúrgico com nove salas de cirurgia e dez leitos de recuperação anestésica. Anualmente, o HSP realiza 8,5 mil procedimentos cirúrgicos, 12 mil internações e atende aproximadamente 100 mil pacientes no Pronto Atendimento. É acreditado da ONA – Organização Nacional de Acreditação, nível 3, desde 2008; possui Acreditação Canadense desde 2010 e, em 2012, conquistou a certificação Joint Commission International (JCI).

    Endereço: Av. Santo Amaro, nº 2468 – Vila Olímpia – (11) 3040-8000

    Para mais informações acesse: www.santapaula.com.br

    Atenção plena é tema de evento do Dia Mundial da Saúde no Parque do Povo

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here