As especificidades da dietoterapia

0
As especificidades da dietoterapia

Tipo de alimentação diferenciada tem sido procurado por aqueles que buscam mais qualidade de vida

A dietoterapia é uma das ramificações da ciência da nutrição, tendo como finalidade utilizar dos alimentos, principalmente, para tratar e prevenir enfermidades, por meio dos nutrientes absorvidos pelo organismo.

Conjunto de métodos terapêuticos

Thaís Fonseca é dietoterapeuta ortomolecular, fitoterapeuta, naturopata, especialista em nutrição funcional, esportiva e emagrecimento e conta o que é dietoterapia.

As especificidades da dietoterapia
“A dietoterapia tem como base o que Hipócrates, um dos pais da medicina da Grécia Antiga, afirmou: ‘que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio’”, afirma Thaís Fonseca, dietoterapeuta ortomolecular, fitoterapeuta, naturopata, especialista em nutrição funcional, esportiva e emagrecimento

“A dietoterapia tem como base o que Hipócrates, um dos pais da medicina da Grécia Antiga, afirmou: ‘que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio’. Assim, podemos afirmar que a dietoterapia é um conjunto de métodos terapêuticos utilizados pelo dietoterapeuta através dos alimentos, tanto para prevenção, como também para tratamento de doenças, oferecendo um bem-estar físico e emocional àqueles que fazem da dietoterapia mais que uma alimentação e, sim, um estilo de vida, tornando-a um método terapêutico eficaz para prevenção de doenças. A dietoterapia Chinesa (yin shi liao fa). É o pilar mais importante da medicina tradicional chinesa, sendo ela a responsável pela tonificação dos órgãos, equilíbrio do Qi fluxo de energia que circula pelo corpo, promovendo esta nutrição através da alimentação saudável e natural, sendo esta a responsável pela saúde do corpo e mente equilibrando e restaurando a saúde do indivíduo. A dietoterapia reforça a importância dos sabores que têm função além do paladar. Pois são divididos em: salgado, doce, picante, amargo e ácido. Cada um dos sabores tem uma reação diferente no organismo”, destaca.

Sobre como a dietoterapia é aplicada aos pacientes, a profissional afirma que existem duas maneiras distintas de aplicação, para prevenção e tratamento.

“A dietoterapia é aplicada aos pacientes de duas maneiras distintas. Ela será aplicada como método de prevenção de saúde ou como tratamento auxiliar a doença pré-estabelecida, auxiliando o paciente a tratar da doença instalada junto ao tratamento alopático, potencializando os resultados do tratamento médico e desinflamando de modo gradual os órgãos que se encontram em deficiência. Por exemplo, quando tonificamos o fígado conseguimos tonificar o coração, o que já traz uma melhora física e emocional ao paciente”, diz.

A dietoterapeuta também fala sobre como o tratamento tem que ser colocado em prática para que seja efetivo, ressaltando a importância de o profissional que irá trabalhar com o paciente verificar os exames e diagnósticos prévios de cada pessoa.

“Para que esse tratamento seja aplicado de modo eficaz ao paciente que já está diagnosticado por determinada enfermidade é de suma importância que o dietoterapeuta veja os exames laboratoriais e faça quanto antes o exame de biorressonância magnética quântica, exame que avalia o estado geral de saúde e em particular cada órgão ou sistema, sendo portanto instrumento indispensável para análise bioenergética corporal humana. Possibilitando este e indicando ao dietoterapeuta quais órgãos estão em deficiência de energia vital, o tratamento será mais eficaz, pois apenas através do exame de biorressonância o dietoterapeuta saberá os oligoelementos, vitaminas minerais e órgãos a serem trabalhados e tratados com o método eficaz, através de alimentação e suplementação de produtos naturais e fitoterápicos para o equilíbrio do ser, trazendo assim um equilíbrio nutricional e reparador, além de aumentar a eficácia do tratamento alopático, pois o paciente, através da dieta, manterá um equilíbrio de yin e yang, o que reequilibra o organismo e o fortalece, fazendo com que restabeleça a saúde de maneira mais rápida e eficaz”, afirma.

Thaís Fonseca conta ainda que há toda uma relação entre os elementos da medicina tradicional chinesa e os órgãos a serem tratados, por isso é importante a identificação da necessidade do paciente.

A procura de equilíbrio

As especificidades da dietoterapiaA profissional da nutrição também comenta sobre a importância da dietoterapia para a qualidade de vida das pessoas que a procuram.

“Esta nutrição é um método eficiente e eficaz para aqueles que buscam qualidade de vida, menos estresse e mais tolerância emocional. Nessa jornada da vida nos deparamos com muitos desafios e obstáculos que devemos vencer, e que às vezes trazem à nossa saúde emocional grande tormento. Muitas das vezes, as pessoas com estilo de vida corrido e acelerado não conseguem se enxergar, não param para se hidratar, comem o que veem pela frente, não buscam alimentos nutritivos, passando despercebido o que realmente é importante para si”, diz.

O poder da alimentação

Para Thaís Fonseca, os principais cuidados a serem tomados quando se inicia esse tipo de tratamento é já ter avaliação e exames prévios, além de um bom conhecimento do paciente, para que a dieta oferecida seja a mais eficaz possível.

“Sim, é de muita importância que seja feito uma anamnese bem detalhada junto à avaliação nutricional e exame de biorressonância magnética quântica. Sem esses pontos o conhecimento fica muito vago. Tendo atenção maior a mulheres que estejam no início de gravidez, idosos e crianças, o dietoterapeuta tem que saber com a plena certeza índices alergênicos do paciente, intolerâncias alimentares e órgãos que se encontram em deficiência bioenergética. Só assim o tratamento será responsável e eficiente, pois o dietoterapeuta irá tratar doenças preestabelecidas, com diagnóstico de um médico, indicando uma dieta eficaz para o mesmo, usando-a individualmente para tratamento preventivo e restabelecimento da saúde integrativa”, afirma.

Thaís Fonseca
www.instagram.com/thaisterapeutaortomolecular

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

doze + dezessete =