Artigo Jesus Rodriguez

    0

    As lições que todo franqueado deveria aprender

    De acordo com estatísticas do IBGE, em torno de 60% das empresas fecham com menos de 5 anos, e as franquias não são exceção. Nos últimos anos, a economia nacional sofreu várias alterações e as empresas de alimentos tiveram que se adaptar rapidamente às mudanças estipuladas pelo governo e pelos consumidores. Porém, é como diz o ditado: “Mar calmo nunca fez bom marinheiro” e é por isso que, quando surgem períodos de crise, muitos aprendizados valiosos ocorrem.
    Com base na experiência de empresários que já atuam com franquias, destaco a seguir algumas dicas para quem está começando um negócio nesse ramo.

    Cuide do seu capital

    Uma das lições mais importantes para enfrentar tempos de crise é manter o seu capital fortalecido. Para isso, é essencial não fazer despesas desnecessárias e comprar com objetividade o que é necessário para a manutenção da franquia. Dessa forma, mesmo que imprevistos de ordem financeira ou governamental venham a afetar o seu negócio, você estará pronto para lidar com a situação de uma posição um pouco mais confortável do que quem não se preparou.
    Também é necessário levar em consideração que houve uma grande mudança no consumidor e foram os negócios com um capital forte aqueles capazes de se adaptar às novas condições dos clientes. Outro ponto a se considerar é que as regras do jogo estão mudando constantemente e agora as empresas devem estar na vanguarda das novas tendências. Por isso, contar com dinheiro no caixa mostra-se essencial para ter poder de se atualizar junto ao mercado.
    Reforçar a presença digital de sua marca na mídia e redes sociais e implementar remodelações graduais de suas instalações para conceitos mais atuais pode deixar sua empresa mais atraente e contemporânea, ganhando pontos com os consumidores.
    Garanta o melhor serviço ao cliente
    Além da questão econômica, o setor de restaurantes também foi palco de um forte crescimento de estabelecimentos, gerando ainda mais rivalidade entre os concorrentes e maior competitividade pela atenção do cliente.
    Para superar esses desafios, é essencial oferecer um excelente serviço ao cliente que vá além de atender às demandas básicas dele. Hoje é necessário gerar experiências memoráveis para os clientes. É uma tarefa fundamental treinar a equipe do seu estabelecimento para prestar o melhor serviço, porque desde o início percebemos que, se um consumidor não se sente à vontade com o que você oferece, ele não tem problema nenhum em procurar alguém que o atenda da maneira que ele deseja.

    Gerenciamento de pessoal

    Por fim, talvez o maior desafio seja a gestão de equipe. De acordo com a empresa de seleção de pessoal Performia, as taxas mais altas de rotatividade são observadas em restaurantes e call centers. Também em uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento e seleção Hays, para mais de 415 diretores de recursos humanos o nível de rotação nas empresas chega a 74%, principalmente em idades entre 20 e 29 anos.
    Uma solução para solucionar este problema é focar no crescimento de pessoas, ensinando e treinando-as para que elas se tornem profissionais ainda mais capacitados. Assim, é importante que a marca ofereça cursos e programas presenciais, bem como treinamento virtual para aprimorar cada vez mais as habilidades profissionais dos funcionários. Também pode ser uma boa ideia oferecer oficinas periodicamente, onde os tópicos sejam relacionados à operação e ao atendimento ao cliente.
    O empreendedorismo é um ramo de negócio cada vez mais presente na vida dos brasileiros e para ter sucesso na empreitada é necessário trabalho duro para superar os desafios do mercado. Da mesma forma, no caso dos franqueados, é essencial que eles se sintam apoiados por uma marca em que confiam e tenham certeza de que estão trabalhando para ajudá-los a superar obstáculos na estrada.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here