Arquitetura: principais tendências para bares e restaurantes

0
Arquitetura: principais tendências para bares e restaurantes

Um bom conceito e originalidade são as principais diretrizes, segundo Claudia Novaes, da CN Dois Arquitetura

Um bom restaurante é composto por muito mais do que seu cardápio. É isso o que diz a arquiteta especialista no ramo gastronômico, Claudia Novaes, à frente do escritório CN Dois Arquitetura. Ela afirma que toda a experiência de sair de casa para comer deve ser embalada por um estabelecimento com um conceito bem pensado, capaz de entreter e criar boas memórias.

“A decoração, serviço e cardápio devem ser coerentes, permitindo uma experiência única”, explica.

Pensando nisso, a profissional reuniu as principais tendências para bares e restaurantes, capazes de ajudar a criar o clima perfeito para o estabelecimento.

Invista em uma história

Segundo a arquiteta Claudia Novaes, ter um estabelecimento que gere entretenimento para os clientes é o que há de maior tendência no mercado.

“Por isso, a técnica do storytelling vem sendo cada vez mais procurada quando projetamos um bar ou restaurante”, afirma.

A técnica de contar histórias é capaz de cativar um cliente, fazendo com que as pessoas se relacionem e se lembrem do estabelecimento.

“Essa história deve ser vista em todos os âmbitos do restaurante – seja em sua fachada, cardápio, decoração – gerando uma curiosidade nas pessoas”, diz Claudia.

Originalidade sempre

Quando se fala de decoração para bares e restaurantes, Claudia Novaes afirma que não gosta de seguir modas.

Arquitetura: principais tendências para bares e restaurantes
No projeto da padaria Padang, Claudia Novaes levou para a decoração todo o conceito e história do estabelecimento

“Nesse mercado, o ideal é seguir um conceito, e não uma moda. A originalidade é quem faz a diferença. É preciso ser inusitado e surpreender os clientes, para que eles possam usufruir de um momento único e genuíno, mas sempre com muito propósito”, afirma.

Com uma grande liberdade de explorar estilos de design, a especialista do CN Dois Arquitetura diz que tudo é possível, desde que respeite o conceito e história do estabelecimento.

“O espaço se torna atemporal quando amarrado com um bom conceito. Se o design está alinhado com a história da marca, com o produto e com o que está sendo vendido, tudo ganha um propósito. As cores e formas passam a ter a missão de passar uma mensagem, e assim não envelhecem, pois estão constituídas dentro de um conceito geral, e não sobre um gosto de decoração”, explica.

Frescor do verde

Apesar da originalidade ser uma máxima quando se fala de bares e restaurantes, Claudia Novaes afirma que alguns elementos sempre podem ser explorados – como a tendência da biofilia, que leva o verde das folhagens para o interior dos estabelecimentos.

“Plantas criam uma ambientação muito boa e agradável, contribuindo para uma atmosfera que gera bem-estar”, opina. Materiais rústicos, como a madeira ou o tijolinho, também se tornam bastante atemporais.

“No geral, um estabelecimento se torna muito frágil se sua decoração está desalinhada com seu conceito. Esse conceito, desenvolvido com equipes complementares, é o que realmente faz um bar ou restaurante não se tornar obsoleto e, em muitas vezes, pode tornar o espaço um ditador de tendências”, finaliza.

Sobre a CN Dois Arquitetura:

O escritório fundado em 2013 está sob o comando da arquiteta Claudia Novaes, profissional sempre em busca de oferecer soluções completas onde o cliente pode ter seu projeto gastronômico (bar, restaurante, padaria, dark kitchen etc.) realizado do início ao fim em um único lugar.

Com uma equipe profissional que cresceu gradativamente para atender as demandas trazidas a cada novo cliente, o time está em constante evolução e trabalha para superar as expectativas de cada cliente, sempre aprimorando conhecimento, estudando tendências e otimizando os processos para conquistar os melhores resultados.


CN Dois Arquitetura
cndois.com.br/
Instagram: @cndois

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × três =