Aquecendo o mercado

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Com os avanços da tecnologia, os fornos turbo se destacam junto ao crescimento do mercado de alimentação fora do lar

C om o mercado de food service em alta e grande potencial de crescimento das cozinhas industriais, rotisserias e padarias, os fornos contribuem para aquecer ainda mais esse mercado.
Tecnologia e praticidade são as aliadas dos fornos turbo, que permitem o assamento uniforme de grande número de produtos simultaneamente, e são ideais para diferentes setores da alimentação fora do lar – desde os pequenos estabelecimentos às grandes indústrias.
Para todas as necessidades
A Prática Produtos, empresa fundada em 1991, atua na fabricação de fornos combinados, estufas, fornos e máquinas para panificação, que incluem, entre outros equipamentos, os fornos turbo.
Disponíveis nas modalidades Elétrico, A gás, Elétrico/Gás, Lenha e Elétrico/Lenha, os fornos turbo da empresa podem ser utilizados no preparo de muitos alimentos, principalmente pães e produtos de confeitaria em geral. “A Prática é inovadora desde a sua origem e, no forno turbo, que foi um dos primeiros produtos fabricados pela empresa, não foi diferente. Desde o começo, já eram todos feitos em aço inoxidado, tanto a parte interna quanto a externa. Além disso, as câmaras internas têm cantos arredondados e peças internas removíveis, que facilitam muito a higienização do equipamento”, explica Angelo Souza, diretor de panificação da empresa.
De acordo com ele, os fornos turbo da Prática apresentam, ainda, outras inovações. As turbinas “puxam” o ar da frente para o fundo do forno, formando uma espécie de redemoinho interno. “Isso dá um cozimento muito mais uniforme, um aquecimento mais rápido, uma eficiência energética maior, além de minimizar o risco do acidente de queimadura do operador”, diz Souza. Outra característica inovadora é a reversão de velocidade com que a turbina trabalha, que faz com que, a cada tempo durante o assamento, a turbina vire de um lado para o outro. “Isso facilita muito a distribuição do calor e a uniformidade no assamento. Para completar, a economia energética está também ligada ao sistema de isolação térmica que nós usamos, pois trabalhamos com um equipamento que suporta uma temperatura mais alta”, acrescenta. Ele explica que, assim, a conservação de calor é maior dentro do forno e, por isso, a economia é perceptível logo que o cliente começa a utilizar o equipamento.
De acordo com Souza, os fornos turbo da Prática são capazes de atender uma gama enorme de clientes e necessidades, pois estão disponíveis nos mais diferentes modelos. Os fornos menores são bastante presentes em redes de fast food, lanchonetes, padarias e supermercados. “Eles colocam esse forno bem à vista do freguês. Nós temos números que garantem um aumento na venda de 40% quando o produto é assado à vista do freguês”, diz. A empresa ainda conta com outros modelos, que assam desde 40 pães por fornada, até 750 pães, para padarias pequenas a padarias gigantes.
O mercado de food service é muito importante para a Prática, segundo Souza, e tem crescido de maneira exponencial. “Temos a satisfação de ser a primeira empresa brasileira a atuar intensamente nesse mercado por meio dos nossos equipamentos de alta performance, que conciliam intensidade de vapor, temperatura e circulação de ar”, diz. A empresa tem investido em pesquisa e trabalho na Linha Gourmet, com fornos que permitem aquecer diferentes alimentos de forma muito mais rápida, o que agiliza o atendimento e elimina perdas, pois é possível produzir de acordo com a demanda, sem desperdício.
A Prática teve uma média de crescimento de 30% a 35% ao ano nos últimos quatro anos, o que engloba faturamento, infraestrutura e tecnologia. De acordo com Souza, a empresa tem uma indústria moderna, aberta à pesquisa e inovação, e, por isso, tem alcançado metas audaciosas. “Esse ano não será diferente, temos uma meta de 33% a 35%. Estamos otimistas e seguros de que ela será atingida, com base em todos os trabalhos que fazemos. São números alicerçados em ações concretas, onde toda a estrutura da empresa está envolvida nos objetivos”, conclui.
Tecnologia única
A Rational, empresa especializada na preparação térmica de refeições nas cozinhas profissionais, tem uma história de mais de 30 anos com o objetivo de dar aos clientes o maior custo-benefício possível.
A empresa possui, além de fornos combinados, um equipamento único de cocção em cabine fechada, chamado SelfCookingCenter, conforme explica Cláudio Pastor, diretor-geral da Rational. “O SelfCookingCenter é um equipamento multinacional, que pode confeccionar até 90% de um menu com apenas um toque. Reconhece o tipo do alimento, o tamanho e a quantidade, executando a cocção com processos inteligentes e autoajustáveis, e entregando ao cozinheiro o resultado desejado sempre”, diz. Ele completa afirmando que esse forno possui, ainda, painel customizável, de fácil utilização, além de processos inteligentes de conservação e limpeza não nocivos ao meio ambiente.
O diferencial dos fornos combinados da Rational, de acordo com Pastor, é a tecnologia única com a qual são fabricados. “São considerados os equipamentos de maior qualidade, inovação e confiabilidade no mundo, segundo pesquisa feita pela revista Kuche em 2008, 2010 e 2012”, afirma.
Todos os produtos da Rational são, segundo Pastor, direcionados às cozinhas profissionais, “aquelas que confeccionam produtos em escala maior do que a domiciliar, sem restrições”, diz. O mercado de food service é o principal alvo da empresa. “O setor é o ar que respiramos. Somos totalmente focados nele”, completa.
Atualmente, a novidade prevista na Rational é um acessório que vai possibilitar o processo de defumação. No ano passado, o crescimento da empresa foi de 20%. “Este ano, queremos cerca de 25% com a consolidação do novo SelfCookingCenter Whitefficiency, lançado em 2012”, conclui Pastor.
Em busca de soluções
A Venâncio Metalúrgica, empresa fundada em 1991, trabalha na fabricação de equipamentos de cozinha, principalmente fogões. Há em seu portfólio fornos turbo nos modelos elétrico, a gás e à lenha. Todos esses fornos contêm o sistema turbo, com hélice projetada, que faz com que o ar circule uniformemente em todo o interior.
De acordo com Felipe Metzdorf, todos os fornos turbo são produzidos com materiais de primeira linha e contam com um rigoroso sistema de qualidade. “A Venâncio sempre prima pela qualidade de seus equipamentos, garantindo a satisfação do cliente”, afirma ele, que diz ser esse o diferencial da empresa.
Os fornos turbo da Venâncio são destinados, principalmente, às cozinhas industriais, grandes cadeias de hotéis e aos restaurantes. “A empresa sempre busca se aperfeiçoar na área de food service, buscando sempre novas soluções para implantar no mercado”, diz Felipe. Além disso, segundo ele, os fornos são também consumidos por varejistas do ramo.
Na área de fornos, a principal novidade da Venâncio é o Forno Combinado Don Bidone, “o máximo em tecnologia de cocção existente hoje no mercado, com um software inteligente que programa receitas em quatro línguas, incluindo o mandarim, utilizando tecnologia 100% nacional”, explica Felipe.
Em 2012, a Venâncio expandiu sua área construída, o que deve continuar esse ano, conforme conta Felipe. Para 2013, “a expectativa é de praticamente dobrar o número de funcionários, aumentando a capacidade de produção”, finaliza.

Prática:
www.praticafornos.com.br
Rational:
www.rational-online.com
Venâncio Metalúrgica:
www.venanciometal.com.br

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