Por Redação FSN – 23 de abril de 2014
Foram necessários 10 anos de espera para que o empresário Antonio Augusto Ribeiro de Souza conseguisse abrir a primeira unidade brasileira da rede de lanchonetes americana Johnny Rockets.
A espera de uma década foi causada por questões judiciais: o empresário tinha autorização para explorar a marca no Brasil, mas se deparou com outra empresa usando a identidade visual da rede americana. “Desde 2004, a gente tenta registrar a marca junto ao Inpi, mas não tivemos êxito. Em 2011, a rede lá fora entrou com uma ação e conseguiu uma liminar para que a outra empresa retirasse a marca”, conta Souza.
A partir de então começou a etapa de adaptação da marca, com adequação de cardápios e ingredientes usados, para que fosse inaugurada a primeira loja, em Guarulhos. Ainda em 2014, mais dez lojas devem ser abertas, podendo chegar a 100 unidades nos próximos 20 anos. “Para o ano que vem, o projeto é continuar nesse ritmo, saindo de São Paulo e indo para outras capitais, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre”, afirma o empresário.
Em um primeiro momento, todas as lojas serão próprias do empresário, que deve investir cerca de US$ 8 milhões na expansão neste ano. “A minha opção não é franquia . Eu estou querendo montar uma estrutura com sócios minoritários, principalmente fora de São Paulo, que fiquem à frente da operação e tenham capacidade financeira para um determinado número de lojas”, explica.
Souza tem o compromisso de abrir ao menos 29 lojas nos próximos dez anos, chegando a 100 unidades até 2034. No total, a Johnny Rockets tem presença em 25 países, com mais de 100 endereços.
Fonte: Exame.com