ANR promove debates no 3º Encovisas

Realizado em São Paulo, evento contou com o debate de quatro temas

0

A ANR (Associação Nacional de Restaurantes) promoveu no último dia 7 de agosto a 3ª edição do Encovisas, em São Paulo. O evento é considerado o maior encontro de vigilância sanitária do país, reuniu representantes de todo o Brasil para discutir temas do setor como a categorização de restaurantes, gerenciamento de resíduos sólidos e comida de rua.

O principal objetivo do encontro foi apresentar, por meio de uma série de painéis, práticas necessárias para que restaurantes e outros estabelecimentos do segmento de food service cumpram as exigências de segurança alimentar vigentes em cada município.

No primeiro dos painéis o tema abordado foi “Categorização de Restaurantes: um balanço do projeto-piloto”. O objetivo foi avaliar os resultados do plano inicial e debater a conveniência de sua adoção definitiva no país como política pública, além da viabilidade material e financeira para sua implantação por parte dos órgãos fiscalizadores. O painel contou com as participações de Denise Resende, gerente de Alimentos da Anvisa; Luís Henrique Vendramini, membro do GT-Técnico-Sanitário da ANR; e Sabrina Mendes, da Vigilância Sanitária de Alimentos de Curitiba.

Na sequência, o painel “Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, contou com a presença de Silvano Silvério, presidente da Amlurb (Autoridade Municipal da Limpeza Urbana), de São Paulo; Natalie Madaleno, integrante do GT-Soluções Ambientais da ANR; além de representantes do Ministério do Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária do Estado do Ceará.

Após o almoço, o terceiro tema de debates do dia foi “Como tratar reclamações de DTAs (doenças transmitidas por alimentos)”. Este assunto contou com a presença de Carlos Augusto Pinto Dias – Dias e Pamplona Advogados, Geraldine Madalosso – Vigilância Epidemiológica de DTAs – Covisa/SP, e Eneo Alves da Silva Jr. – Laboratório CDL.

Encerrando a programação do evento, o tema “Comida de Rua: segurança alimentar e critérios de fiscalização sanitária” teve a participação de Jorge Gonzalez e Márcio Silva, chefes de cozinha e sócios do Buzina Food Truck, Katia Rezack Calheira, chefe do Serviço de Alimentos e de Interesse à Saúde de Salvador e Andrea Barbosa Boanova, técnica da Subgerência de Alimentos da Covisa/SP.

Durante o 3º Encovisas também foi possível levantar alguns dados: 49% dos restaurantes melhoraram suas práticas de saúde alimentar após implantação do projeto piloto de categorização no país, 53% dos casos de DTAs no país não têm o seu agente causador identificado e 1.492 é o número de casos de DTAs envolvendo restaurantes e padarias no Brasil de 2000 a 2014, de acordo com o Ministério da Saúde.

A Associação Nacional de Restaurantes reúne e representa empresários de todo porte do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral. A ANR tem hoje mais de 300 associados que reúnem cerca de 4.800 pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes e grandes redes de alimentação.

Encovisas

Fonte: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × quatro =