Amor à primeira vista

0
Amor à primeira vista

Por que a reformulação de embalagens é importante na área de alimentação

As reformulações na identidade visual são adotadas em diversos setores. A Food Service News conversou com algumas empresas sobre o tema, para saber o que essas mudanças trazem de impacto para as organizações e por que é importante se manter atualizado, além de saber quais cuidados tomar nesse cenário.

Proposta do produto

Fabiana Marin, head de marketing da Ofner, afirma que as embalagens têm o papel de complementar a experiência que os alimentos trazem por si só, por isso elas precisam ser criativas e interessantes.

Amor à primeira vista
“O nosso time de designers internos, responsável pela criação ou adaptação das embalagens que circulam no Brasil, trabalha arduamente no processo de atribuir significado aos elementos de acordo com as relações que ele promove”, afirma Daniel Camillo, líder de snacks da PepsiCo Alimentos no Brasil

“Acreditamos que a experiência deve transcender o óbvio. Trabalhamos exaustivamente com o propósito de levar produtos excepcionais, saborosos, e em embalagens que complementem esta experiência. Visualmente encantadoras, de bom gosto, pensando no cuidado com o produto e na alegria de quem o receber”, afirma ela.

Perguntada sobre a importância dessas mudanças para a marca, Fabiana Marin classifica a atitude como fundamental. “Fundamental. Reflete a preocupação da marca nos detalhes, em mudar o olhar e de patamar a proposta de valor do produto”, diz ela.

Fabiana Marin explica ainda como são definidas as mudanças nas embalagens, contando que existem profissionais que atuam nos diversos níveis dessas decisões.

“Temos parceiros de longa data, que participam do planejamento estratégico da empresa em diversos níveis e que a embalagem se torna parte neste processo, refletindo parte da identidade de marca que hoje a Ofner apresenta ao mercado. Embalagem na Ofner é tema prioritário e tratado de forma muito profissional, onde pesquisas, viagens e muito estudo são presentes”, diz ela.

Por fim, Fabiana Marin fala sobre os cuidados que são tomados pela Ofner para que a chance de aceitação das mudanças seja elevada, com a empresa realizando testes e buscando sempre se manter alinhada com sua proposta.

“Procuramos testar de forma antecipada, são investimentos altos e buscamos tratar de forma detalhada a fim de evitar este tipo de questão. Acreditamos que modismos, não respeitar a proposta de valor da marca, momento de mercado, analisar profundamente os aspectos de todo o desenvolvimento, pecar nas etapas podem comprometer o resultado de forma drástica e até ser negativo no processo”, diz ela.

Aproximação com o cliente

Daniel Camillo, líder de snacks da PepsiCo Alimentos no Brasil, fala sobre a importância de se ter embalagens bem trabalhadas no mercado de food service, tratando como fundamental que o cliente se sinta atraído pela marca tanto quanto pelo produto em si.

Amor à primeira vista
Fabiana Marin, head de marketing da Ofner, afirma que as embalagens têm o papel de complementar a experiência que os alimentos trazem por si só, por isso elas precisam ser criativas e interessantes

“Cada produto tem o seu posicionamento e sua plataforma de atuação, então, do ponto de vista de design de embalagens, são fundamentais que as características contidas funcionem como porta de entrada para o consumidor sentir-se atraído pela marca. Para isso, todos os elementos utilizados nessa escolha têm como norte o target mapeado, e é preciso que a estética das embalagens ofereça coerência para o consumidor, pois esse é o primeiro momento em que ele passa a experienciar a marca. O nosso time de designers internos, responsável pela criação ou adaptação das embalagens que circulam no Brasil, trabalha arduamente no processo de atribuir significado aos elementos de acordo com as relações que ele promove”, afirma.

Questionado se há a necessidade de reformular e modernizar rótulos já existentes, Daniel Camillo assentiu, dizendo que é importante criar uma identidade das marcas, usando da criatividade para se aproximar do consumidor.

“Sim, recentemente reformulamos as embalagens dos Clássicos (Baconzitos®, Cebolitos®, Pingo D’Ouro®, Sticksy® e, agora, relançamos Zambinos®), com inspiração das icônicas embalagens dos anos 80/90, que marcaram a vida de muitas pessoas. Além dessa inspiração nostálgica, que resgata essa relação com a marca, integramos a identidade visual das marcas ao icônico sorriso da Elma Chips®, para facilitar ainda mais a visibilidade e associação dos produtos que fazem parte da marca”, destaca ele.

Daniel Camillo conta sobre o processo de decisão de mudança e escolha do novo design, citando um processo de acompanhamento das demandas dos clientes e do mercado, focado no público-alvo e na plataforma de atuação daquele produto.

“Estamos sempre atentos às demandas dos nossos consumidores e buscando trazer inovações que nos conectem ao nosso público final. Partindo deste princípio e entendendo que cada marca possui uma plataforma específica de atuação, sempre direcionamos nossas comunicações, seja em embalagens, pontos de venda, lançamentos ou campanhas para uma identidade visual que converse com aquele público e entregue as novidades que esperam ver”, afirma ele.

A Food Service News perguntou a Daniel Camillo se há algum tipo de preparação visando uma eventual resposta negativa do público e ele respondeu dizendo que o objetivo da reformulação já é estudado para atender aquilo que o público deseja e irá responder positivamente.

“Temos na companhia áreas dedicadas a entender o comportamento dos nossos consumidores para entregar as melhores experiências, lançamentos e reformulação das embalagens. As áreas de Consumer Insights, Consumer Centric e R&D funcionam como um conjunto de estratégias e ferramentas que possibilitam à marca ELMA CHIPS® e à PepsiCo inovar no país e atender às demandas do seu consumidor, ávido por novidades”, afirma ele.
Por fim, perguntado sobre o que não se deve fazer em um processo de reformulação de embalagens, Daniel Camillo explica sobre os cuidados tomados pela empresa, que busca não se desconectar daquilo que se aproximará do cliente.

“Essa resposta está diretamente ligada ao objetivo da reformulação. Dando um exemplo recente, com Zambinos®, queríamos trazer de volta um produto que pertenceu à família Elma Chips e foi um grande sucesso nos anos 80/90. Para isso, focamos em não sair da comunicação visual e escrita que melhor se conecta com os consumidores. Foi importante, também, manter a essência da marca, de modo que os consumidores e fãs da notassem que se trata de uma nova embalagem, com design mais moderno e conectado com as tendências atuais, mas sem perder a referência nostálgica à antiga embalagem”, diz ele.

Ofner
www.ofner.com.br
Pepsico
www.pepsico.com.br
Elma Chips
elmachips.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × três =