Ambientes produtivos mais seguros

    Escolha por bom revestimento pode infuenciar muito o bem-estar cotidiano nas organizações

    0

    O empresariado, de um modo geral, e seus gestores do setor competente têm ciência de que a estruturação física de um ambiente é algo fundamental . Diante de um grande processo de estruturação, algumas realizações dentro da empresa são essenciais para manter o conforto, a segurança e a praticidade para os funcionários e para a clientela de modo geral. Uma dessas realizações é o revestimento de pisos e paredes tão úteis para o ambiente de trabalho. Muitas empresas especializadas em revestimentos oferecem o que há de melhor para pisos e paredes de qualquer espaço e recinto.

    Segmento

    Fundada nos anos 1960, a Cerâmica Atlas é líder nacional no segmento de pastilhas de porcelana. Em mais de 50 anos de trajetória, alcançou alto nível de qualidade, volume, variedade de formatos e cores, atributos reconhecidos pelo mercado brasileiro e por países como EUA, Chile e Argentina, locais com quem manteve atividade exportadora. Sua ampla expertise no desenvolvimento de pastilhas e revestimento para fachadas, piscinas e demais ambientes residenciais e corporativos permite oferecer com exclusividade pastilhas de porcelana na medida mínima de 1,5 x 1,5cm até revestimentos de 5 x 23cm, em diversos formatos e cores.

    Atualmente, a empresa conta com 800 colaboradores e sua unidade fabril na cidade de Tambaú, interior de São Paulo, abrange uma área coberta de 54 mil m². A assessoria de imprensa da Atlas informa que o Revestimento Cerâmico Ônix Bisotado é inspirado nos charmosos azulejos dos metrôs de Londres, Paris e Nova Yorque. A Linha Ônix com acabamento bisotado leva um toque vintage para os ambientes. Os revestimentos cerâmicos estão disponíveis no formato 05 x 23cm, nas cores: branco (brilhante e mate) e vermelho. São ideais para assentamento em paredes. Tem também as Pastilhas de Porcelana Hexagonal – ideais para assentamento em parede e piso.

    Produção

    Com 22 anos, o Grupo Lef, situado em Piracicaba (SP), é o responsável pela produção de mais de 300 modelos de revestimentos cerâmicos, com as marcas LEF, ViaÁpia, ViaRosa e Rox. O portfólio é composto de revestimentos cerâmicos padrão econômico até porcelanatos de alto padrão, com texturas diferenciadas e impressão digital Full HD. O parque fabril possui 250 mil metros de área e um grupo de 830 colaboradores.

    Regina Fátima Costa, gerente nacional da Via Rosa e gerente nacional de vendas técnicas do Grupo Lef, conta que a linha de revestimentos de parede da companhia segue as últimas tendências do design e arquitetura mundial, com alto brilho ou textura acetinada e superfície de relevo. Já os pisos, tanto em porcelanto quanto em cerâmica, são reconhecidos pela resistência e qualidade, além de design diferenciado. Os formatos variam do 44×44 ao 45×90, incluindo as quatro marcas do grupo.

    “A inovação vem em formatos maiores como 57×57 para os produtos econômicos e os 72×72 nos porcelanatos, sucesso de vendas neste ano. Tais formatos trazem texturas para interiores, áreas externas do deck de piscina ao espaço gourmet e áreas comerciais”. Regina também comenta que para indústrias de alimentos em geral a indicação para parede são os revestimentos esmaltados e brilhantes por permitirem maior cobertura e limpabilidade. Para os pisos, o exigido é de alta resistência mecânica, resistência ao tráfego, assim como resistência química. O grupo já fez revestimentos em diversos restaurantes do país; indústrias de alimentação como Arisco, Mondelez, Sadia, Perdigão; de bebidas como PepsiCo; e frigoríficos como Friboi.

    Investimento

    A Gail, fundada em 1812, na Alemanha, chegou ao Brasil na década de 1970 como referência em pisos e revestimentos cerâmicos extrudados e de alto desempenho. Líder na industrialização e comercialização no segmento, a empresa é referência em sistemas completos para áreas industriais, piscinas e fachadas.

    A companhia investe constantemente em novas tecnologias e mantém sua linha de produtos atualizada em design e qualidade, apresentando soluções para ambientes internos e externos e atendendo obras com elevada exigência técnica, que valorizam a arquitetura e dão destaque a elementos decorativos. Atende a demanda nacional de forma ágil, oferecendo produtos com opção de personalização de cores, formatos e texturas mediante projeto.

    Além disso, disponibiliza uma linha completa de argamassas para rejuntamento e assentamento e produtos de manutenção e limpeza. Os produtos da empresa possuem, ainda, o sistema de garras cônicas, o que garante maior fixação das placas. A Linha Gressit é ideal para indústrias e locais que necessitem de um produto com design diferenciado e desempenho surpreendente. É indicada para áreas industriais “pesadas”, que necessitem de um produto com grande resistência. Possui produtos para pisos com diversas medidas.
    Já a Linha Kerafloor possui fácil limpeza, traz grande segurança durante o uso e oferece resistência mecânica. Essa linha não mancha. Essas duas linhas são desenvolvidas em cores claras para fácil visualização da sujeira e correta limpeza. Possuem complementos como rodapés arredondados e 90º (300x100mm e 240x100mm), cantos de rodapés com ângulo externos e internos maiores, conchas para três cantos externos e internos, conchas para cantos externos e internos, cantos internos arredondados, canaletas com furo, com cantos 45º e bordas com relevos gradino e múltiplo. Esses produtos possuem baixíssima absorção, camada antiderrapante e são anticorrosivos, o que os faz suportar diversos níveis de temperatura e possibilita a aplicação em câmaras frias, áreas com geração de calor elevado, depósitos, frigoríficos e áreas de produção de alimentos.

    A Gail oferece um sistema completo, composto por quatro componentes, que garante a estabilidade, durabilidade e a alta performance do piso: a Coleção Industrial Gail, a Argamassa  Anticorrosiva, o Rejunte Anticorrosivo e o Produto de Limpeza específico. A linha completa é indicada para atender às necessidades de diversas indústrias, desde a alimentícia até a química mais pesada. Com o Rejunte Aluminoso e a Argamassa Industrial, é possível total fixação das placas em áreas específicas. Esses revestimentos possuem formulações baseadas em misturas de cargas minerais, cimento, aditivo e pigmentos, composições aproximadas com uma argamassa ou rejunte cimentício convencional. Já os produtos de limpeza garantem a beleza dos produtos e a baixa manutenção.

    “Atuamos fortemente na especificação de pisos e revestimentos de paredes em grandes projetos do nicho de estabelecimentos de alimentação e áreas industriais. Temos uma coleção específica para esse canal, uma solução técnica que incorpora garantias de resistência, durabilidade, segurança, fácil manutenção e economia. Foi desenvolvida para suportar diferentes agentes agressores, típicos de uma intensa rotina de uso”, esclarece Fernando Argemiro Silva, gerente de marketing da Gail, sobre a atuação em espaços físicos diversos da área de alimentação.

    Fernando também afirma que os clientes e consumidores de estabelecimentos comerciais são cada vez mais exigentes. Buscam, além de uma boa alimentação e um ambiente agradável, eficientes critérios e seleções em relação à assepsia do local, e, normalmente, ambientes revestidos com pisos e revestimentos cerâmicos proporcionam uma sensação de limpabilidade e bem-estar.

    “Os empresários e investidores do ramo de alimentação se beneficiam na questão de menor frequência de manutenções quando investem em bons produtos cerâmicos para pisos e revestimentos de parede, obtendo como benefícios ter o estabelecimento atendendo as exigências legais da vigilância sanitária e não fechando o local para as possíveis manutenções. Sendo assim, não interfere no faturamento diário já estabelecido”, diz.
    Os pisos e revestimentos cerâmicos da empresa Gail estão presentes em grandes marcas do segmento da indústria de alimentação: Nestlé, BFR, Giraffas, Burger King, Coco Bambu, Griletto, Outback, Mr. Cheney, Ambev, JBS, Bauducco, Habib´s, Pizza Hut, KFC, Patroni Pizza, Subway, Montana Grill, Rede Graal, Casa do Pão de Queijo etc.

    Desempenho

    A , empresa especializada em revestimentos monolíticos de alto desempenho, com uma gama completa de produtos para pisos, paredes e impermeabilização, pode atender os diversos setores da indústria, construção civil e, principalmente, o setor de food service. “Uma linha completa de revestimentos técnicos e decorativos que revestem seu restaurante desde a calçada e fachada até as cozinhas, banheiros e salão de vendas, podendo chegar até as lajes técnicas com sistemas de impermeabilização resinados, com baixo peso e espessura”, anuncia José Moreira, diretor comercial da Miaki. E ainda garante: “Nossa experiência acumulada ao longo de décadas no mercado de pisos industriais nos permitiu identificar na Alemanha um produto sólido, confiável e com tecnologia diferenciada. Importando os pisos em MMA da Alemanha, a Miaki oferece ao mercado brasileiro as mesmas soluções que há décadas vêm sendo usadas com total êxito nas melhores cozinhas e indústrias alimentícias da Europa, sem riscos para seu investimento”.

    Todos os sistemas de revestimentos da Miaki são monolíticos, resinados e vendidos junto com a aplicação. A empresa possui sistemas diversos específicos para cada área de um estabelecimento de food service ou indústria. Citam-se as linhas Color Quartzo; PU-CIM; Flake; Microcim; StainPox; StainReax e Full-G. Todas com uma opção eficaz para cada tipo de recinto. Revestimentos estéticos, bem aplicados, limpos e conservados geram uma sensação de aconchego e higiene, fundamental em ambientes de food service, em que o estabelecimento precisa manter o cliente o mais confortável possível para um consumo aconchegante.

    Além dos benefícios para o cliente, o revestimento é ideal para melhorar a produção e manter os ambientes produtivos seguros, segundo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os funcionários. José explica que “muitas empresas não percebem, mas a escolha do piso em uma cozinha industrial é parte importante do processo produtivo. A escolha errada do revestimento poderá dificultar a movimentação, encarecer a higienização, colocar em risco seus funcionários e, em muitos casos, inviabilizar a operação de forma rápida e produtiva”.

    Já foram realizados revestimentos na Coca-Cola, AmBev, Grupo Petrópolis, Seara, AB Brasil, Pão de Açúcar, Carrefour, St Marchet, Eataly, Almanara, Restaurantes NiAya e Aya, Rede Shopping Iguatemi, Bar do Alemão, entre outros. “Trabalhamos com uma rede de licenciados em todo o território nacional e no Paraguai, treinados e capacitados para aplicarem todos os nossos revestimentos com qualidade Miaki”, ressalta o diretor comercial.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here