Alternativas lucrativas – o beneficio da muçarela

Novos produtos no mercado trabalham para garantir benefícios como a redução de custos

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A Alibra lançou, recentemente, um queijo análogo – similar – à muçarela, que promete gerar benefícios para os estabelecimentos de food service. Foram três anos para chegar no Mozzalet, um produto que substitui, em uma proporção de cerca de 30%, muçarela e outros queijos.
No caso dos queijos análogos, o leite e a gordura do leite são substituídos, totalmente ou parcialmente, por proteínas de leite, gordura vegetal e amidos modificados. Por último, é utilizada a mesma tecnologia do queijo processado.
Um dos grandes benefícios desse produto é a redução de custos nos estabelecimentos, sobretudo em um momento em que as empresas estão reduzindo os gastos. Além disso, o queijo análogo possui baixa lactose e pode expandir o consumo de pessoas com dietas restritivas. Embora seu uso seja recente no Brasil, nos Estados Unidos esse produto já tem uma grande aceitação pelos empreendimentos de alimentação fora do lar.

Mozzalet

No Brasil, a Alibra acaba de lançar um produto inédito no mercado: o mozzalet. Ela foi fabricada para substituir parcialmente a muçarela tradicional, ou até totalmente. De acordo com a empresa, além das vantagens já citadas, a performance do produto também é superior. Entre as qualidades citadas, estão o alto rendimento do produto, não aglomerar após ralada – como as tradicionais – , e o derretimento.
“Tanto a Mozzalet quanto a muçarela tradicional apresentam qualidades similares, como a facilidade para ralar, fatiar e derreter. O que difere a Mozzalet é que é um queijo processado padronizado, ou seja, sempre apresentará o mesmo teor de proteínas, gorduras e sódio o ano todo, o que não ocorre com a muçarela tradicional a qual dependerá do tipo de alimentação que o gado consumir, além do teor de sal que pode variar bastante”, explica Tiago Paschoini, Gerente de Vendas da Alibra.
Com a crise econômica que estamos vivendo, uma das principais mudanças realizadas nas empresas é o corte de custos. De acordo com Paschoini, alguns fatores fazem com que a mozzalet seja mais em conta do que a muçarela tradicional, um deles é não utilizar – ou utilizar pouco – o leite. “A Mozzalet proporciona redução de custos aos seus usuários porque utiliza uma tecnologia de produção diferente e, portanto, não sofre tantas variações de preços de matérias-primas lácteas. Já os preços das muçarelas tradicionais oscilam ao longo do ano, acompanhando a oferta e demanda de leite. Por isso, a Mozzalet, quando bem homogeneizada com a muçarela tradicional e outros queijos, pode baixar o custo de produção da receita, resultando em maior rentabilidade às empresas”, explica.

Desenvolvimento

Antes de produzir a Mozzalet, a Alibra já havia produzido outro queijo análogo. O sucesso foi tanto que a empresa resolveu investir. “Após mais de 3 anos de pesquisa, lançamos a Mozzana, nosso primeiro queijo análogo. Fomos pioneiros nesta categoria no Brasil, atuando no segmento Food Service. O sucesso nos motivou a continuar estudando novos ingredientes e as necessidades do mercado como um todo. Desta forma, visualizamos a oportunidade de lançar um produto que pudesse, parcialmente, substituir a muçarela. Muitas pesquisas, inúmeras viagens ao exterior e horas de desenvolvimento em nossos laboratórios, empenhados neste projeto, deram forma à Mozzalet, uma nova cobertura para pizza sabor muçarela”, conta Tiago sobre o processo de desenvolvimento do produto.
Com o aumento de pessoas com dietas restritivas, como aquelas destinadas a quem tem intolerância à lactose, a fabricação de queijos análogos se tornou uma necessidade. Especialistas calculam que aproximadamente 70% dos adultos têm intolerância à lactose no Brasil. Esse problema causa náuseas, gases, complicações intestinais, entre outros males.
A Alibra levou isso em consideração na hora de apresentar o novo produto, a mozzalet. De acordo com Tiago, na hora de produzir esse queijo, a empresa levou em conta um produto que tivesse uniformidade e derretesse de forma integral, além de outras qualidades relativas à performance. “Entendemos que o mercado atual busca um menor consumo de lactose, além de um produto que tenha derretimento uniforme sem a formação de poças de gordura quando aplicado. A não aglomeração do queijo depois de ralado ou fatiado e a redução do custo final do produto no qual for aplicado foram os nossos principais focos durante o desenvolvimento da Mozzalet”, explica Tiago.
“Dentre as principais vantagens, podemos destacar a redução de custo do produto final, padronização, maior facilidade de manipulação (ideal para fatiar e ralar, além de não aglomerar depois de manipulada), baixo teor de lactose, nível de derretimento e a menor liberação de gordura após o forneamento”, ressalta Paschoini. Ele afirma que seu uso é ideal para a fabricação de pizzas, tortas, salgados e pastéis, e se destina a toda indústria de alimentação fora do lar que utiliza queijos.

Uso

Para utilizar queijos análogos, como a mozzalet, é preciso tomar alguns cuidados nos pratos. A Alibra afirma que o uso com outros queijos vai depender do resultado final que o operador deseja dar à sua receita. “A Mozzalet substitui parcialmente a muçarela tradicional. Indicamos que o produto seja misturado à muçarela ou outros queijos a partir de 30%. A proporção utilizada depende do resultado de sabor, textura e consistência desejados por cada cliente”, diz Tiago. “A Mozzalet destina-se ao mercado Food Service em geral, podendo ser aplicada em coberturas de pizzas e recheio de pastéis, salgados, tortas e massas em geral”, pontua.

Lançamento

A Alibra havia se preparado para lançar a mozzalet aos seus clientes. O resultado é em função de uma equipe de profissionais que se esforçaram, durante anos, para que o produto pudesse sair do papel. “Para nós, o lançamento da Mozzalet é a consagração de um projeto elaborado por uma equipe de profissionais altamente capacitados e comprometidos, totalmente ligados às tendências de mercado e que não param de pensar em novas alternativas e soluções ao mercado Food Service. Nossa expectativa é suprir este mercado com qualidade e rapidez, independentemente de fatores ou oscilações climáticos para ter um produto padronizado, levando praticidade e inovação aos nossos clientes”, destaca Tiago. Para adquirir a novidade, os clientes podem adquirir a mozzalet, dependendo da quantidade, através do e-mail comercial2@alibra.com.br .
“A Mozzalet chegará às pizzarias, restaurantes, pequenas fábricas de salgados e cozinhas industriais através de distribuidores de produtos food service e/ou refrigerados, e atacado de autosserviço (cash and carry)”, explica Tiago.

Alibra

Com mais de 16 anos no mercado, a Alibra é uma empresa 100% brasileira, que começou seus trabalhos em Campinas, na região metropolitana de São Paulo. Logo depois, a empresa se mudou para Marechal Cândido Rondon, no Paraná. A empresa é destaque no fornecimento de produtos para indústrias, supermercados e food service.

Intolerância

Chamado de “intolerância à lactose” ou “hipolactasia”, o transtorno ocorre no metabolismo de lactose, o açúcar do leite. Entre as causas da intolerância estão diversos motivos, como o genético, congênitas e doenças secundárias.
Diante desse cenário, diversas empresas estão apresentando produtos sem lactose para os clientes. Atualmente, marcas como Piracanjuba, Camponesa e Nestlé já dispõem de uma gama de produtos direcionados para esse público.

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