Demanda por alimentos exigirá produção maior em 2050

    0

    Por Redação FSN – 27 de agosto de 2013

    O presidente do International Plan Nutrition Institute (IPNI), Terry Roberts, afirmou hoje que será preciso aumentar a produtividade das lavouras para atender a demanda de alimentos da população mundial em 2050, que deve ser de 9 bilhões de habitantes, segundo estimativas. Ele palestrou no ‘Nutrientes para a Vida’ do 3º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, em São Paulo (SP), e disse que fertilizantes são importantes no crescimento da produção, mesmo que sozinhos não possam responder pelo crescimento das safras agrícolas.

    Segundo Roberts, os rendimentos médios das lavouras de cereais estão abaixo do potencial – do trigo e arroz, 64%, e do milho, 50% do potencial. Ele falou, ainda, sobre a importância de compreender as características regionais para melhorar a produção, do aprimoramento do uso de fertilizantes e da biotecnologia, apesar de o melhoramento genético ser insuficiente para aumentar a produção mundial de alimentos em 70% nos próximos 40 anos.

    Roberts disse que não existe um consenso entre as pesquisas para determinar quanto os fertilizantes respondem pelo crescimento da produção de alimentos. Um dos estudos citados pelo representante da IPNI mostra que de 40% a 60% dos rendimentos das lavouras são ligados aos fertilizantes.

    shutterstock_128198762

     Fonte: Revista Globo Rural

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here