Alimentação é uma das franquias que mais crescem

0

A alimentação está entre as franquias que mais cresceram em 2015, com alta de 8,9%. O resultado foi apresentado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que mostra que o setor de franquias cresceu 8,3% no último ano, faturando R$ 139 bilhões de reais.

Os setores que apresentaram maior crescimento em 2015 foram Acessórios e calçados, com 12%, seguido por Negócios e Serviços (10%); Hotelaria e Turismo (9%); Alimentação (8,9%) e Serviços Automotivos (8,8%).

Atualmente são 3.073 franqueadoras em todo o país, com crescimento de 4,5% em relação ao número de 2014. Considerando o número de lojas abertas e fechadas no período, o número foi de 12.702 unidades a mais e 138 mil negócios do tipo no total. De acordo com a ABF, essas unidades foram responsáveis por gerar 90 mil empregos em 2015.

Por marcas, as empresas que mais apresentaram crescimento foram: O Boticário; Subway, Cacau Show; Colchões Ortobom; AM PM Mini Market; McDonald’s; Jet Oil; Kumon; BR Mania; e Wizard Idiomas.

A maioria das marcas estão concentradas na região Sudeste (71,4%), com atenção especial para São Paulo, onde concentram 53,3 % das redes. Porém, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentaram crescimento acentuado no período. “Muitas franqueadoras dessas regiões buscam se profissionalizar, com o objetivo de se expandir pelo resto do país. Isso ajuda a diversificar os modelos de negócio”, explicou Cláudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado daABF.

Fonte: EXAME

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco + 9 =