Açougues gourmet nova tendência

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Os tradicionais açougues estão começando a se repaginar e introduzir o conceito gourmet. O The Butcher, pensada como uma butique de carnes, foi pensada para atender as expectativas de seus clientes, que buscam cada vez mais produtos diversificados.

De acordo com Dennis Pearlman, um dos sócios do The Butcher, a ideia do negócio surgiu da necessidade do empresário em se dedicar a um produto único. “Tenho um supermercado no Bom Retiro e ali trabalho com 5 ou 6 mil itens. Decidi investir em algo mais focado. E há uma diferença muito grande entre o que está disponível no supermercado e a carne de qualidade, por isso, resolvi me aprofundar no assunto”, conta.

Para o empresário, carnes de qualidade são os cortes especiais que antes ficavam restritas apenas para exportação a países da Europa e Ásia. Esses cortes são, por exemplo, o kobe beef, o chorizo e o ancho.

Das 200 milhões de cabeças de gado abatidas por ano no Brasil, apenas 2% seguem os padrões para ser classificado como cortes especiais, como o tempo de confinamento, a ração utilizada e a idade médkia para o abate.

O modelo de negócio veio quando Dennis fez uma viagem pra Europa em busca de referências. Durante a viagem, ele visitou o primeiro restaurante do chef James Oliver, que se tornou uma de suas grandes inspirações. “Comi carne pra caramba e trouxe muitas referências para construir um ambiente jovem, para um público que quer saber a história daquilo que consome”, diz.

Com produtos diferenciados, o The Butcher comercializa cortes como o shoulder-ombro do gado- os três empresários faturam até R$ 115 mil por mês. A butique tem previsão de se expandir através de vendar a churrascaria e a food trucks.

Fonte: Estadão PME

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