A importância da inovação para os negócios do food service

    0

    De forma geral, os consumidores, além de terem suas necessidades e seus desejos satisfeitos pelas empresas, também querem um mundo melhor. Em períodos de mercados mais difíceis como o que vivemos atualmente, a inovação pode ajudar nos seus negócios. Para isso, neste artigo, mostro algumas ideias para a inovação no food service e como ela pode ser realizada por uma empresa de diferentes portes e setores.

    A inovação está fundamentalmente relacionada ao desenvolvimento de novos produtos, uso de tecnologias, aumento da participação de mercado e a melhoria da competitividade de um empreendimento. O conceito de inovação é amplo, em uma síntese entre as principais linhas, podemos considerar a inovação como o processo estratégico empregado para a criação de quaisquer novos elementos empresariais, como novos até valores ou novas capacidades organizacionais; resultando assim em produtos, serviços, processos, práticas ou até modelos de negócios.

    A inovação se torna ainda mais importante no atual contexto de maior tecnologia presente em todos os tipos de empreendimentos, como pode ser verificado em um pequeno empreendimento de comércio digital. Nesse exemplo, o empreendedor pode inovar desde o desenvolvimento de parcerias com recursos complementares aos seus, na busca de estruturas de apoio ao seu negócio e claro, na gestão para a criação de valor para os seus clientes.

    Os fatores tecnológicos também podem propiciar a inovação, sendo que esses podem contribuir em qualquer ponto da organização. Logística, pré-preparo, cozinha, atendimento, delivery e entrega etc. são alguns caminhos para as diferentes empresas inovarem, não importando seu porte.

    No food service, a principal fonte para a inovação, acredito que são os clientes, os quais as empresas podem escutá-los para a elaboração de produtos e serviços que os atendam – novos pratos, sabores, combinações de itens, serviços extras.

    Outra importante fonte de inovação é propiciada pelo relacionamento com fornecedores. Eles, em geral, têm forte interesse em propor novidades quanto a produtos e serviços; além de maquinários, instrumentos e acessórios para utilização nas empresas parceiras, e isso é muito evidente da cadeia do food service.

    A inovação em toda e qualquer empresa, ou melhor ainda, em toda e qualquer atividade organizacional, pode ajudar a gestão do food service a ver os indivíduos não apenas como consumidores, mas, sim, como seres humanos, dotados de razão e emoção.
    Assim a inovação se torna um diferencial competitivo nas empresas, constituindo-se uma fonte de vantagem competitiva para aquelas que entenderem e atenderem esse princípio dos negócios.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here