A importância da análise do comportamento do consumidor

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A importância da análise do comportamento do consumidor

O mundo vem sofrendo mudanças significativas. Dessa forma, o mercado como um todo e especificamente o comportamento do consumidor no varejo e redes de franquias de food service devem ser ainda mais bem analisados do que foram antes.

As empresas se comunicavam com seus clientes por meio de outdoors, folhetos impressos e mídias tradicionais como rádio, TV, jornais e revistas. Hoje, cada vez mais, vem crescendo a internet e as redes sociais. A quantidade de pessoas conectadas e com acesso à internet é cada vez maior no mundo todo, fazendo com que as empresas precisem se direcionar para isso.

Assim as redes de lojas e franquias também devem buscar a internet e as mídias sociais para atingir seus potenciais clientes com ações que incluam a realização de campanhas periódicas seguindo o calendário do varejo das datas comemorativas. A estratégia de marketing digital vem gerando resultados positivos para muitas dessas empresas, tendo o retorno também mensurado por sistemas como o CRM que consegue mostrar e filtrar todas as formas de contatos e até os números da conversão em vendas.

Para as redes de lojas e franquias que buscam a expansão no país, essas informações sobre a mudança para o marketing digital, a observação sistemática do consumidor inclusive por sistemas tecnológicos é de fundamental importância. Metas curtas e pontuais para isso, como ampliar o número de seguidores no Facebook, no Instagram, conquistar maiores volumes de interatividade com potenciais consumidores e clicks no site apontam bons caminhos nessa direção de transição.

Dessa forma, no planejamento, criação e divulgação de estratégias, as empresas precisam entender essa nova abordagem de gestão, negócios e marketing e o novo comportamento dos consumidores nas lojas e nas redes de franquias, desde ações nacionais com objetivo de atender a demanda de toda uma rede como as ações específicas de comunicação nas diferentes regiões onde estão as lojas ou franquias da marca.

Assim, realizar um trabalho de definição do público-alvo dentro do perfil da loja e das redes de franquias, fazer ações para regiões específicas e mensurar os resultados são ações sugeridas para definir e acompanhar melhor o comportamento do consumidor no food service de forma geral.

E isso se constituirá daqui para frente um dos grandes diferenciais da gestão das empresas no food service brasileiro nesses tempos de tecnologia intensa, internet e ampliação da influência das redes sociais na vida e no consumo das pessoas de todas as classes sociais.

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