FS Agencia: A arte de comunicar

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    Trabalho das agências reforça a relevância de investir em uma boa imagem

    O quão relevante é uma agência de comunicação/publicidade para o mercado de food service? Muito. São essas agências, geridas por uma equipe competente, que transformam e podem alavancar marcas e produtos dentro de seu mercado de atuação. Elas têm papel fundamental na divulgação de seus contratantes e de seus respectivos serviços/produtos. Em todo o país, diversas agências de comunicação se destacam focando no mercado de food service.

    Solidez

    Atuando desde 2002, a Sigla é uma agência de publicidade com sólida presença no mercado mineiro. “Ao longo desses 16 anos de atuação, atendemos dezenas de clientes ligados ao ramo de alimentação, entre eles, destacam-se: Biscoitos Aymoré, Barbosa & Freire Cafés Especiais, Calábria Massas e Pizzas, Coca-Cola, Congebrás (distribuidora), Faleiro (food service), Femsa, Lucca Pizzeria, Pizzaria Mangabeiras, Stillus Alimentos e Villa Café”, afirma o diretor da Sigla, Rodrigo Fortini.

    FS Agencia: A arte de comunicar
    Rodrigo Fortini, da Sigla, diz que o food service é um mercado que demanda, por parte da agência, amplo conhecimento de negócios – entender a empresa e o mercado na qual está inserida

    As agências são parceiros estratégicos no mercado de food service porque são capazes de operar em diversas áreas, em especial branding e trade. No branding, são desenvolvidas campanhas que tornam a marca conhecida e fortalecem sua imagem através de melhor qualidade percebida. No trade, são desenvolvidas ações de PDV e merchandising, bem como campanhas de incentivo com foco em sell-in ou sell-out.

    O cuidado que a Sigla tem com seus trabalhos cabe muito bem no mercado de food service. “Isso porque não nos interessa produzir campanhas de categoria em que se troca uma marca e a campanha continua funcionando. Nosso negócio é desenvolver comunicação de marca, campanhas únicas, feitas sob medida para aquela empresa, transmitindo seus valores e princípios. Para tal, precisamos e oferecemos um alto grau de comprometimento e envolvimento com o cliente e com o serviço prestado”, explica o diretor.

    No mundo

    A FCB Brasil é uma agência de publicidade brasileira, integrante da rede internacional Foote, Cone & Belding, que foi a primeira agência de propaganda do mundo. A diretora executiva de atendimento da FCB Brasil, Cris Pereira Heal, se lembra de um dos comerciais mais fantásticos que já viu de food service. “O anúncio foi feito para a Esplanada Grill no começo dos anos 1990. O filme trazia de forma irônica um ator vegano falando ‘tristemente’ das vantagens de sua dieta sem carne. Como esse da Esplanada Grill, são inúmeros os cases de sucesso de marcas que fizeram história com a propaganda – McDonald’s, Chipotle Mexican Grill, Heinz e tantos outros”.

    A FCB é uma agência que acredita na combinação da estratégia eficiente com a idea criativa original. Um exemplo disso é o relançamento do Leite Moça, da Nestlé. “Fomos estudar com os consumidores os hábitos em relação ao leite condensado e descobrimos que existia uma memória afetiva em relação à marca, além de um reconhecimento em relação à qualidade inquestionável do produto. Buscamos uma ideia que pudesse trazer de volta essa memória afetiva do brasileiro com a marca envolvida com muito appetite appeal (desejo de comer)”, conta Cris.

    Foi relançada a marca com uma campanha integrada que os aproximou novamente do consumidor. Para iniciar essa campanha, foi fundamental falar com a rede de Professional e começar com eles esse resgate, ou seja, credenciar o segmento de Professional, que usa Leite Moça nas suas receitas, dentro do posicionamento “Tudo que pode dar certo, vai dar certo” com Leite Moça.

    Chamyto, da Nestlé, foi outro case importante para a agência. “Tínhamos o desafio de envolver os pais na escolha do produto. Nada mais verdadeiro para os pais do que falar sobre os filhos e tudo o que envolve o futuro deles. A equipe da FCB quis dar a eles a tranquilidade de pensar nesse futuro com a proposta de posicionamento para a marca: ‘Chamyto. Toda criança tem um lado genial’. Isso ajudou a colocar os pais na jornada de descoberta desse lado genial que toda criança tem. A agência acredita que é necessário buscar essas verdades. Por isso, começaram ouvindo e entendendo as pessoas com quem as marcas querem se relacionar – um trabalho sério de investigação e uma busca de um posicionamento, que trabalhado pelo time de Criação, pode realmente fazer a diferença para as marcas. Acredito que Chamyto e Leite Moça são bons exemplos recentes de como essa parceria funcionou muito bem”.

    Cris diz que a FCB tem muito orgulho de trabalhar com marcas que acreditam nisso também. “Por isso, fomos escolhidos para lançar no Brasil marcas de sucesso como Club Social, Oreo e Nestlé Grego”.

    Foco

    “Somos uma agência de marketing exclusivamente focada em gastronomia e indústria de alimentos há mais de oito anos no mercado”, conta Larissa Andrade, diretora de atendimento da Dezemhum. Larissa pontua alguns aspectos que julga ser relevante no mercado de food service. “Tem um aspecto de mudança de hábito dos consumidores. Ida aos restaurantes mais como um entretenimento do que uma necessidade, aumento do hábito da comida fitness, uso de marmitas etc. Também houve um aumento da concorrência em todos os aspectos nesse segmento”.

    Um aspecto importante avaliado por Larissa, ao menos nos últimos dez anos, é que as pessoas estão sendo muito impactadas por mídias digitais sociais, o que necessita de um posicionamento maior do food service nessas redes – o que era desprezado até então. “Outro fato, que considero um paradigma, é que o ‘velho’ conceito da indicação ‘boca a boca’, que é muito forte, porém lento para a construção de uma marca, não serve mais como o único meio de marketing”, completa.

    Diante de todos esses itens, fazer marketing de forma focada é essencial para o posicionamento de uma marca, “porque aquele ditado antigo nunca sai de moda, ‘pois quem não é visto não é lembrado’”. A Dezemhum atende redes de franquias, restaurantes, bares e pizzarias, tendo como destaques Portucho, Vicolo, Zi Tereza, Latife, Tantra, Don Carlini, PMG, entre outros.

    Segmento

    A Atelier de Imagem e Comunicação é uma agência especializada em assessoria de imprensa, planejamento estratégico, produção de conteúdo multimídia e marketing digital. Teresa Cristina Miranda, diretora da agência, pondera que o segmento cresceu muito. Segundo dados do Instituto Food Service Brasil, o mercado brasileiro é bastante fragmentado, em que mais de 80% dos estabelecimentos são independentes. “Se somarmos também os que compõem redes pequenas (de até cinco lojas), chegamos a 93% de empreendimentos familiares e de pequeno porte”.

    A concorrência é muito grande. As agências precisam pensar em um planejamento de comunicação estratégico que contemple diversos aspectos do cliente, seja o alimento em si, seu diferencial, a experiência do cliente a partir de características do ambiente ou mesmo seu engajamento com a sustentabilidade. É preciso entender essa história. Na Atelier, os profissionais são dedicados e especializados em construir narrativas, contar histórias. “É a partir delas que norteamos o trabalho de construção de imagem do cliente, mapeamos a melhor estratégia e colocamos em prática um plano de comunicação”, explica Teresa.

    As soluções são construídas a partir das demandas, especificidades e potenciais de cada cliente. A diretora da Atelier também fala que tudo começa com uma boa história e um planejamento de comunicação eficiente. “As questões que precisam ser levadas em conta são diversas: qual o objetivo do cliente, qual mercado quer atingir, quais perspectivas para pequeno, médio e longo prazo. Não existe uma receita pronta. A agência precisa trabalhar de acordo com as expectativas e potencialidades do cliente”.

    A pergunta é: “o que os empresários e investidores do setor ganham em investir em uma eficiente agência de comunicação/publicidade para assessorá-los?” Para Teresa, o maior ganho é a credibilidade. “Trata-se de um trabalho de construção. O problema é que muitas marcas só observam a importância disso diante de uma crise de imagem, que nem sempre pode ser revertida. Por isso, investir na pavimentação desse caminho é uma forma de crescer de forma sustentável. Não há valor mais importante para uma marca do que sua imagem. Mas isso nem sempre pode ser precificado”. A agência atende a Food Service Company e também atua com a Cozinhando na Escola.

    FCB
    www.fcbbrasil.com.br
    SIGLA COMUNICAÇÃO
    www.siglacomunicacao.com.br
    ATELIER
    www.ateliercomunicacao.com.br
    DEZEMHUM
    www.dezemhum.com.br

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