36% dos alimentos têm nível insatisfatório de agrotóxicos, diz Anvisa

0

Por Redação FSN – 30 de outubro de 2013

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, ontem, relatório sobre a presença de agrotóxicos em frutas, legumes e verduras, que apontou que 36% das amostras analisadas em 2011 e 29% das analisadas em 2012 apresentaram resultados considerados insatisfatórios.

De acordo com o estudo, que faz parte do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), esses alimentos continham níveis de substâncias tóxicas superiores ao limite imposto no Brasil ou compostos químicos que nunca foram registrados para uso no país.

Em 2011, foram estudadas 1.628 amostras de nove alimentos (alface, arroz, cenoura, feijão, mamão, pepino, pimentão, tomate e uva). Entre as 589 consideradas insatisfatórias, 520 apresentaram algum tipo de agrotóxico não autorizado para a cultura, 38 estavam com produtos tóxicos acima do permitido pela Anvisa e 31 tinham resíduos tóxicos de produtos não autorizados para aquela cultura e com níveis de agrotóxico acima do limite. O estudo apontou, ainda, a presença de ingredientes ativos tebufempirade e azaconasol, que nunca tiveram registro no Brasil, em amostras de uvas, o que sugere que esses compostos foram contrabandeados.

Já em 2012, 1.665 amostras de sete alimentos (abacaxi, arroz, cenoura, laranja, maçã, morango e pepino) foram analisadas. Das 483 consideradas insatisfatórias, 416 continham agrotóxicos não autorizados para a cultura, 40 tinham substâncias acima do limite permitido e não permitidas para a cultura e 27 contavam com agrotóxicos acima do permitido. Além disso, 152 amostras apresentaram resíduos de ingredientes ativos em processo de reavaliação toxicológica ou em etapa de venda descontinuada programada no Brasil.

Segundo a Anvisa, os resultados “reforçam a necessidade de melhoria na formação dos produtores rurais” e o acompanhamento do uso de agrotóxicos na agricultura brasileira.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × 2 =