Visão empresarial e segmentação para maiores vendas

A visão empresarial pode ser compreendida como a gestão consegue enxergar a empresa além do tempo presente. É uma visão do futuro do negócio, buscando analisar as tendências e estratégias que beneficiarão a empresa no médio e longo prazo; e, acima de tudo, desenvolvendo os processos e atividades para isso no tempo presente.

Dentro disso, é necessário conhecer cada vez mais os atuais clientes do negócio e, assim, definir uma adequada segmentação de mercado para uma melhor atuação possível da empresa. A segmentação pode ser usada para planejar e identificar os clientes a serem atingidos, bem como a melhor estratégia e a abordagem da comunicação a seguir.

Para segmentar, ou seja, classificar os grupos de clientes com base em seus comportamentos de compra, uma abordagem muito útil frente ao tema é a abordagem RFV: recência, frequência e volume. A recência significa elencar os consumidores que compraram da empresa em um período recente, na última semana, no último mês e/ou no último período de tempo analisado. A frequência é sobre catalogar os consumidores com maiores números de ocorrências de compras, ou seja, visitas ao estabelecimento ou site, e o volume, separar os maiores compradores da empresa frente às quantidades adquiridas.

Existem alguns benefícios importantes para se ter uma compreensão mais profunda dos clientes através da segmentação. No mínimo, ela permite que se acessem as razões múltiplas por trás de cada compra, e não apenas se um cliente prefere o prato A ou B ou se ele costuma gastar pouco ou muito acima da média em cada visita à loja, padaria ou restaurante.

Quanto mais se conhece sobre os clientes, mais se pode aprimorar a abordagem em relação a eles. Como qualquer aspecto da operação e do marketing, um conjunto claro de objetivos é de fundamental importância. Saber utilizar a segmentação assegurará que a organização aproveite ao máximo seu investimento e potencial.

Desenvolver experiências mais personalizadas ou adaptar as campanhas que a empresa fizer para seus segmentos de mercado cria uma experiência verdadeiramente pessoal para cada cliente. Pense: o que um cliente deve lembrar e apreciar mais? Um e-mail genérico de pós-compra ou ofertas pessoalmente adaptadas às suas preferências e estilos de vida?

O uso da segmentação proporciona uma visão mais ampla dos clientes, proporcionando uma maneira única de relacionamentos com eles, e, assim, direcionando os negócios para um futuro mais promissor e rentável a toda e qualquer empresa, principalmente as atuantes no amplo e competitivo food service atual.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA