Vinagre o realce nas cozinhas

vinagre

O vinagre é um ingrediente essencial dentro das cozinhas. Muito utilizado em pratos frios e saladas, o produto é caracterizado pelo seu gosto ácido, resultado de duas fermentações: uma alcoólica e outra acética.

A primeira parte da produção do vinagre é a fermentação do açúcar em álcool. Logo em seguida, esse álcool se transforma em ácido acético. O resultado desse processo chega até a nossa mesa, com aquele gosto ácido característico do vinagre.

Poucas pessoas sabem, mas todos os ingredientes que possuem açúcar podem ser transformados em vinagres. Porém, os tipos de vinagres mais consumidos no Brasil são os de cana-de-açúcar e de vinho de uva. O uso desses produtos tem se expandido cada vez mais pela sua versatilidade. Muitos profissionais costumam usá-lo na preparação de pratos, para higienizar hortaliças e até mesmo na limpeza de inox.

Devido à versatilidade na cozinha, o vinagre é um ingrediente importante na casa dos brasileiros e também nos restaurantes. Pensando nisso, algumas marcas investiram em embalagens e sabores mais adequado para as necessidades de cada cliente.

Opções

A Cargill Food Service é distribuidora brasileira da marca Gallo, uma das empresas com maior renome na produção de vinagres. Entre as opções que a empresa comercializa estão: vinagre balsâmico, vinagre vinho branco, vinagre vinho tinto e vinagre balsâmico branco. Os vinagres da marca Gallo possuem a premiação de cozinha profissional de 2013, na categoria “Marcas de Destaque”.

De acordo com o portal da Cargill, o vinagre balsâmico branco, por exemplo, pode ser harmonizado com azeites e resulta em um sabor indescritível. O produto possui um aroma frutado, que vem da produção com vinho branco com um misto de uvas.

Já o tradicional Vinagre Balsâmico da Cargill é produzido na Itália, na região de Modena. Para se ter uma ideia, a fabricação desse produto combina uvas de diferentes variedades, como Lambrusco, Sangiovese, Albana, Ancellotta, Fortana e Montuni. De acordo com o portal da Cargill, esse tipo de vinagre pode ser utilizado em carnes e em um vinagrete, por exemplo.

A Gallo nasceu em 1919, em Portugal, e é muito conhecida por sua produção de azeites e vinagres. Na categoria de azeites, é a primeira marca de Portugal e a terceira no ranking mundial. No Brasil, a Gallo é distribuída por uma marca referência no food service: a Cargill.

Demanda

A Castelo Alimentos é uma das pioneiras na produção de vinagres, que atende à demanda do varejo, do food service e de indústrias de alimentação, através de um vinagre concentrado que é vendido a granel. De acordo com Gislaine Pavani de Freitas, Coordenadora de Marketing da Castelo Alimentos, a produção de vinagres da marca está crescendo aproximadamente 10% ao ano.

“Para food service, a demanda é tanto por vinagres de mesa e balsâmicos em garrafas de vidro de 500ml, como para a versão em bombonas de 20 litros dos vinagres de álcool, vinho tinto, balsâmico, tempero para sushi; bombonas de 5 litros de vinagre de álcool e vinagre de álcool colorido e outros tipos sob encomenda. A empresa também oferece opções descartáveis como Bag in Box de 20l em diversas opções”, explica.

Entre os tipos de vinagre oferecidos pela Castelo, como o de maçã, arroz e alho, o com mais demanda são os de álcool coloridos e vinho tinto. Porém, outros tipos têm ganhado a atenção dos clientes. Segundo Gislaine, os vinagres de arroz, por exemplo, têm ganhado forte expressão devido à tendência de culinária oriental. “Além disso, o consumo de balsâmicos vem crescendo ano a ano devido às tendências gastronômicas que valorizam este tipo de produto tanto no tempero de saladas e entradas como em pratos principais e sobremesas”.

Destaque

O produto com maior destaque na Castelo Alimentos é justamente o vinagre. De acordo com Gislaine, essa categoria representa 80% da receita da Castelo Alimentos e é o carro-chefe da empresa.

O know-how da Castelo na área de vinagres é o grande destaque no mercado. Gislaine conta que a produção de vinagres não é cara, mas necessita de uma tecnologia de ponta para oferecer um produto com maior qualidade. “O custo maior é com embalagem, pois muitos dos insumos e matérias-primas são negociados em dólar”, explica.

A embalagem é um dos recursos que a Castelo Alimentos têm mais investido nos últimos anos. De acordo com Gislaine, a Castelo Alimentos é a empresa com maior envase de vinagres em embalagens PET. Além disso, a empresa desenvolveu embalagens em sachês, que focam especialmente no mercado de food service.

“O sachê abre fácil de vinagre de vinho tinto e balsâmico Castelo segue uma tendência do mercado, que surge para atender as necessidades dos consumidores de food service. É mais higiênico, fácil de abrir, evitando desperdício e sem sujeira. E o vinagre em embalagem PET de 500ml foi idealizado como opção de menos volume e melhor custo para atender os consumidores que moram sozinhos, casais e famílias pequenas. Já tínhamos o vinagre de álcool e álcool colorido em PET de 500ml, que já era comercializado com sucesso na região Nordeste, e agora estendemos essa versão para o vinagre de álcool saborizado de limão, vinho tinto e vinagre de maçã”, explica.

Além das embalagens, a Castelo também focou em produtos diferenciados. É o caso, por exemplo, do vinagre Cabernet, um vinagre mais nobre e sofisticado, que deve agradar o público gourmet e os chefs de cozinha.

Saúde

Um dos atrativos do vinagre tem sido seus benefícios para a saúde. Além de sua utilidade como tempero para saladas, os vinagres também podem ser utilizados para trazer melhorias ao organismo.

“Por ter propriedades antissépticas, o vinagre é indicado para ajudar na esterilização de hortaliças, frutas, higienização de bancadas e utensílios em inox. E pesquisas mostram que o vinagre contém as propriedades nutricionais e funcionais da sua matéria-prima, o que o torna um grande aliado à saúde. Os vinagres, especialmente o de maçã e o de vinho tinto, trazem em sua composição os antioxidantes provenientes das frutas (maçã e uva), que, se combinados com alimentação leve e balanceada, auxiliam na redução de colesterol, da glicemia e no combate aos radicais livres, prevenindo contra doenças degenerativas, como diabetes e doenças cardiovasculares”, ressalta Gislaine.

Além dos benefícios à saúde, o vinagre também confere versatilidade para quem trabalha na cozinha, fator essencial para os profissionais de food service. O vinagre Castelo, por exemplo, tem como um de seus objetivos o de trazer benefícios ao planeta por ser um produto biodegradável, sem a utilização de componentes químicos.

Utilização

A grande quantidade de tipos de vinagres mostra a diversidade em sua utilização. Os vinagres desenvolvidos pela Castelo podem ser utilizados em grande parte dos pratos, como tempero de salada, para marinar carnes, no preparo de conservas e como matéria-prima para fabricação de condimentos.

“Os balsâmicos são utilizados ainda no preparo de molhos e para temperar pratos quentes, como ingrediente de caldas para sobremesa e finalização de receitas. O vinagre de arroz entra como tempero clássico da culinária oriental, especialmente no preparo de sushis, pratos frios, molhos agridoces (como os do rolinho primavera) e conservas. E o vinagre de vinho branco e de álcool de cana entram no preparo de escabeches, vinagretes, picles e outros tipos de conservas”, explica Gislaine, sobre a utilização dos vinagres da Castelo.

Centenária

No último ano, a Castelo Alimentos entrou para a lista de poucas empresas com mais de um século de existência. Aos 110 anos, a Castelo Alimentos resolveu comemorar com uma promoção para os consumidores, que vai até o dia 27 de fevereiro. São R$ 110 mil para investir no futuro da família, como estudos ou reforma de casa, e R$ 500 por dia. De acordo com Gislaine, a sensação de completar aniversário demonstra a qualidade dos produtos ofertados pela Castelo.

“Poucas marcas no mundo conseguiram sobreviver por um século. E o fato de a Castelo chegar aos 110 anos como marca líder da categoria de vinagres, superando todos desafios impostos pelas sucessivas crises econômicas, representa uma vitória importante. Mas para chegar aos 110 anos como marca de sucesso, a Castelo manteve a qualidade e a confiabilidade do produto que a consagraram como referência do segmento de vinagres ao longo do tempo, se reinventou estendendo a sua marca para linha diversificada, que inclui temperos e conservas, e se consagrou como marca tradicional, de qualidade e confiança entre os consumidores, sendo uma das principais indústrias de alimentos que, hoje, também exporta para mais de dez países”, pontua.

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