Tecnologia obrigatória

    0

    Poucas pessoas poderiam imaginar quando se depararam pela primeira vez com inovações como a internet, a telefonia celular e, mais recentemente, os Smart Fones, que essas soluções se tornariam indispensáveis não só como meios de comunicação, mas como ferramentas de vendas e gestão como são hoje. Muito menos que se tornariam plataformas operacionais, de novos negócios e importantes canais de venda.

    Quanto mais acessíveis se tornam os recursos tecnológicos mais possibilidades surgem do uso destes. Atividades corriqueiras, que antes demandavam obrigatoriamente a presença física, como o pagamento de contas, compras de viagens, contratação de serviços ou simplesmente chamar um táxi, se tornaram viáveis e mais práticas através dos meios digitais e da tecnologia.

    Se de um lado essas evoluções estão interferindo diretamente na forma das relações humanas e no trabalho de gestão de pessoas, de outro passaram a oferecer possibilidades de melhorias na qualidade de produtos e serviços que não podem ser ignoradas. Principalmente em um período onde a mão de obra se tornou o maior problema no segmento em decorrência da baixa qualificação do recurso disponível, da alta rotatividade e dos altos custos gerados pelos ineficientes e arcaicos sistemas tributário e previdenciário do país.

    O segmento de alimentação precisa aproveitar melhor a tecnologia e não restringi-la apenas ao uso de meios eletrônicos de pagamento e à informatização de suas ferramentas de controle e gerenciamento.
    Há muitas soluções disponíveis em forma de equipamentos, instalações, suprimentos e outros recursos, que são resultado de processos tecnológicos mais avançados e que oferecem possibilidades de redução da necessidade de mão de obra, incremento de produtividade, melhora na qualidade de produtos, consistência operacional, soluções em treinamento e incremento de vendas.

    Por mais romântico que possa parecer o modelo tradicional de restaurante, tirando raras exceções, não dá mais para imaginar um negócio de alimentação hoje em dia que sobreviva sem contar com recursos tecnológicos em sua operação. Mais do que isso, ficará cada vez mais difícil ter sucesso para aqueles que não estiverem atentos a novas soluções e possibilidades disponíveis para tornar o negócio mais competitivo, eficiente e dinâmico.

    Em comparação com outros mercados como Estados Unidos e Japão, estamos, ainda, muito atrasados na aplicação de soluções tecnológicas e soluções para o negócio. A diferença quando olhamos para trás é que, hoje em dia, a informação e os recursos estão acessíveis e disponíveis como nunca estiveram antes. Basta apenas querer encotrá-los.
    Pense nisso.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here