O balanço final de 2014, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostrou que o segmento de Negócios, Serviços e Outros Varejos foi o que mais faturou, com 21% da participação no faturamento total de franquias.
Em seguida, o setor de alimentação, responsável por 20,1% do faturamento em Franchising brasileiro. Em terceiro lugar, vem o setor de Esportes, Saúde, Beleza e Lazer, com 18,3%.
Nesse ano, a ABF prevê um crescimento entre 7,5% e 9% para o setor de franquias. Em 2014, esse segmento faturou R$127 bilhões de reais, com o crescimento de 7,7% em comparação com o ano anterior. O número de marcas também deve subir em torno de 8%, as novas unidades devem ter um crescimento entre 9% e 10%.
O cenário atual da economia brasileira não é uma das preocupações de franqueados e franqueadores. “Nós somos uma indústria resiliente, temos capacidade de treinar e temos como parceiro o franqueado preparado”, conta Cristina Franco, presidente da ABF.
De acordo com o levantamento, o número de unidades abertas teve o aumento de 9,8%. Os municípios com maior número de franqueados são, por ordem, São Paulo (16,5%), Rio de Janeiro (7,4%) e Belo Horizonte (2,4%).
Fonte: EXAME