Riquezas no Texas

    Turismo gastronômico gera muitos ganhos e ótimas descobertas no Texas

    0

    Quando se fala em turismo, a gastronomia é um dos pontos que se destacam e que podem fazer com que uma pessoa escolha um local em detrimento de outro, sendo um dos fatores que são muito pensados também pelos hotéis. E um dos lugares que chamam a atenção em relação a esse assunto é o Texas, que fica localizado nos Estados Unidos e oferece uma seré de atrativos culinários que são bem quistos pelos turistas. Não é incomum encontrar pessoas que se lembram imediatamente do churrasco quando se fala em Texas. No entanto, a culinária do lugar é bastante ampla e rica, oferecendo uma série de opções para os turistas, indo muito além do famoso churrasco, que também faz bastante sucesso. São diversas as influências estrangeiras que são encontradas na gastronomia do Texas, vindas de diferentes países como, por exemplo, da França, da Alemanha, do México, entre outros. É comum, ainda, os texanos reinventarem receitas de outras localidades, acrescentando um toque especial para cada uma delas, para atender os diversos tipos de paladares. Com isso, acaba sempre oferecendo comidas que são apreciadas por turistas das mais diversas partes do mundo.

    “As pessoas estão, cada vez mais, à procura de experiências quando viajam e a gastronomia pode representar um grande papel nessa tendência. Atualmente, se alimentar não é apenas uma necessidade fisiológica, mas também uma maneira de descobrir uma nova cultura e hábitos de um lugar, criando uma experiência real que vai transformar um alimento ou uma bebida em uma memória para a vida. Por outro lado, a gastronomia pode se tornar também o propósito de uma viagem para aqueles que são apaixonados por novos sabores e que buscam um destino que atenda às suas paixões”, destaca Morgan Taylor, Especialista de Marketing do Texas Tourism.

    Texas
    “Atualmente, se alimentar não é apenas uma necessidade fisiológica, mas também uma maneira de descobrir uma nova cultura e hábitos de um lugar, criando uma experiência real que vai transformar um alimento ou uma bebida em uma memória para a vida”, diz Morgan Taylor, Especialista de Marketing do Texas Tourism

    Morgan ressalta que a gastronomia texana é semelhante à população do estado, uma vez que ela representa a diversidade e também a história da região. “A alimentação é mais do que apenas uma refeição: é nossa cultura, nosso jeito de viver. Então, por todo o estado, você encontra churrascos premiados, o Tex-Mex original, frutos do mar deliciosos e o melhor chilli que você já experimentou. De restaurantes 5 estrelas com chefes renomados até pequenos restaurantes desconhecidos, comandados por futuras celebridades da cozinha, há um sabor para cada paladar”, afirma ela. “O Texas tem uma herança multicultural muito rica e isso impacta diretamente na sua gastronomia, oferecendo uma diversidade de sabores, não importa se você ama churrasco ou se você prefere pratos internacionais ou veganos, por exemplo. No estado, é possível encontrar todos os tipos de restaurantes, muitos deles com uma forte influência internacional, de países como México, Alemanha, França, República Tcheca, entre outros. Essa grande variedade é importante por mostrar um pouco da história de cada região, as influências que receberam no passado e os hábitos do nosso povo”, frisa.
    Conforme Morgan explica, a gastronomia é influenciada pelas pessoas e os movimentos imigratórios acabar por agregar sempre sabores que são novos. “O Texas tem uma longa história de acolhimento de pessoas de outros países e nossa culinária de hoje tem uma grande influência internacional. Os texanos reinventaram pratos tradicionais de outras partes do mundo, transformando-os em parte da cultura do estado. Por exemplo, o kolache chegou ao Texas com imigrantes da República Tcheca, que cozinhavam o quitute em comunidades tchecas no interior do estado.  Com os anos, a sobremesa se transformou em uma comida bem popular nas ruas texanas. Outro exemplo de alimento que ficou famoso através dos anos é o Peach Cobbler. No passado, a torta de pêssego costumava ser preparada por cowboys no interior. Atualmente, você pode encontrar essa delícia em todo o estado”, diz.

    Alimentação

    São vários os tipos de comida do Texas que ganham destaque. Um exemplo disso são os tacos no café da manhã, uma versão texana do alimento típico do México. Como recheio, há opções como ovos, queijo, batata, feijão, cebola, sendo que podem ser utilizados separademente ou mesmo todos juntos. Já o caviar texano é uma salada de milho com feijão preto. As receitas podem variar muito de acordo com a pessoa que está conzinhando, mas, no fim, os resultados finais costumam ser bem semelhantes. A criatividade é um dos pontos altos desse prato que deve levar, obrigatoriamente, o coentro em sua composição. Quando o assunto é a sobremesa, uma das opções é a torta de nozes pecã, sendo que essa é uma das sobremesas mais tradicionais do Texas. No caso dessa receita também pode haver variações, desta vez de acordo com cada região, mas todas elas costumam agradar as pessoas.

    Atrativos no Texas

    Além de sua culinária que é bastante atrativa, o Texas, como ressalta Morgan, conta com atrações de todos os tipos. Sendo assim, ela selecionou algumas delas e compartilhou com a Food Service News. “O Texas é um estado com o tamanho de um país, com atrações para todos os tipos de viajantes. O estado é dividido em sete regiões, com diversas e maravilhosas paisagens e atrações – montanhas, cânions, outlets, vinícolas… cada região é especial! Big Bend – Tem paisagens de tirar o fôlego, com muitas opções de caminhadas e trilhas pelos parques naturais, assim como intervenções artísticas em pequenas cidades como Marfa; Gulf Coast – O Golfo oferece mais de 960km de costa, com pitorescas cidades à beira-mar, sendo um excelente lugar para a prática de esportes aquáticos. A conhecida cidade de Houston, repleta de teatros e museus, fica nessa região, assim como o NASA Space Center; Hill Country – Localizada na área central do Texas, essa região é a casa da capital do estado, Austin. Além disso, Hill Country tem algumas das melhores vinícolas do estado e também uma grande influência alemã em cidades como Fredericksburg e Johnson City; Panhandle Plains – A região mais ao norte do Texas é onde passa a mais famosa rodovia americana, a Rota 66, sendo um lugar perfeito para uma viagem de carro. Bem ao sul da cidade de Amarillo há o segundo maior cânion dos Estados Unidos, o Palo Duro Canyon, uma ótima atração para uma parada; Piney Woods – Com cidades encantadoras, a região contém uma mistura de beleza natural, cultura e história que atrai os turistas. Como o nome sugere, por lá é possível encontrar lindas florestas de pinheiros, como em Caddo Lake. Cidades como Tyler and Nacogdoches possuem festivais anuais de flores, que com certeza valem uma visita; Prairies & Lakes – A região é o lar de grandes áreas urbanas, como Dallas, que tem uma vida noturna animada, e Fort Worth, que mantém viva a cultura do velho oeste. Já as pequenas cidades, como Grapevine, Bastrop e Lockhart, proporcionam uma visão real de como é a vida no interior do Texas; South Texas Plains – Com um clima tropical, a região possui belas paisagens, diversos parques de diversões e muita história. A cidade de San Antonio, por exemplo, tem atrações como o histórico Alamo e o charmoso River Walk, onde é possível fazer um agradável passeio de barco ou jantar. A influência mexicana é bem forte lá, principalmente em cidades como Laredo e McAllen. Viu? Não importa o que o viajante está procurando, o Texas é um destino maravilhoso para todos”, ressalta.

    Sobre

    O Texas Tourism tem como objetivo aumentar o número de brasileiros que vão para o Texas, promovendo, assim, o local, bem como as atrações que ele oferece, como um destino que é diferente e inesperado. Segundo De acordo com estimativas do departamento de Desenvolvimento Econômico e do Turismo do Governo do Texas, os turistas que foram para o estado gastaram mais de 70,5 bilhões de dólares em 2014, o que foi capaz de sustentar 630 mil postos de trabalho. “Em relação à gastronomia do estado, nós promovemos, por exemplo, o Texas Food Truck, em São Paulo, no último mês de julho. A iniciativa apresentou o sabor marcante do churrasco texano, permitindo que todos pudessem provar uma das principais comidas do estado, incentivando-os a começar a pensar no Texas como um destino para as próximas férias”, salienta Morgan.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here