Rede de fast-food nordestina busca expansão no Sudeste

    Cearense Bebelu Sanduíches almeja atingir 100 unidades até o final de 2015

    0

    Criada há 28 anos no Ceará e apostando na inclusão de um sabor nordestino nos lanches fast-food, a Bebelu Sanduíches planeja ampliar sua atuação e ficar mais conhecida nas regiões Sul e Sudeste do país por meio de franquias. Atualmente, a rede conta com 67 unidades em 14 estados e espera alcançar a marca de 100 lojas até 2015. A primeira unidade da rede foi fundada em 1986, em Fortaleza, e tinha o nome de Babalu Sanduíches, que remetia ao apelido de Dernier Pessoa Rios, fundador do negócio. Após os seus primeiros 13 anos, já com algumas unidades em funcionamento, o nome foi mudado para Bebelu, pois o original já havia sido registrado por outros empreendedores. fast-food Em 2004, o fundador vendeu metade do negócio para Rony Ximenes, que assumiu a responsabilidade de franquear o negócio e reestruturar processos administrativos. Em 2010, após a morte de Rios em um acidente de ultraleve, Ximenes se transformou no principal nome da Bebelu. O cardápio da Bebelu possui opções que fogem do tradicional. Por exemplo, os sanduíches da empresa levam ingredientes pouco convencionais, como pão árabe e filés. Já outros têm sabores nordestinos, como carne de sol e de carneiro, queijo prato e mandioca. A influência regional também está nas bebidas: os restaurantes vendem sucos com frutas típicas do Nordeste, como cajá, acerola e graviola. Segundo Ximenes, as unidades oferecem sanduíches maiores que os da concorrência. “Temos opções com o dobro de tamanho dos lanches de outras redes. A economia para o cliente da Bebelu é de, em média, 40%”, afirma. O público-alvo da rede pertence às classes B e C. Nos primeiros anos após virar sócio, segundo Ximenes, a expansão foi mais tímida. Ele lista duas razões para isso: a falta de informação dos empreendedores sobre o franchising e a rejeição da Bebelu no Sul e no Sudeste. “Percebemos que o brasileiro era muito criativo e, por isso, não se adaptava muito bem ao setor de franquias, que exige padronização. Além disso, era mais difícil entrar em estados fora do Nordeste. No entanto, essa situação vem mudando”, diz o empreendedor. Até o fim do ano, a Bebelu deve abrir mais 10 lojas – todas elas estão em processo final de implantação. Para 2015, a meta é inaugurar outras 25 e superar as 100 unidades. No entanto, de acordo com Ximenes, é possível que a empresa consiga até 40 operações no ano que vem. O empreendedor diz que o foco da Bebelu está nas capitais do Sul e do Sudeste, mas que não descarta interessados de cidades do interior. “O objetivo principal é mostrar que uma empresa nordestina pode vencer em outras regiões.” O custo de uma unidade da Bebelu Sanduíches começa em R$ 300 mil. Mas, dependendo do tamanho do ponto comercial, o investimento pode chegar a R$ 500 mil. O prazo mínimo do retorno do investimento é de 18 meses. Fonte: PEGN

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here