Quem somos, de onde viemos e para onde vamos

Apesar de inequivocamente já estarmos na trajetória de retomada de crescimento – ou, diria, recuperação da crise – vou usar um tema que discutimos inúmeras vezes nos últimos anos, para este artigo.
O tema é compreender um pouco melhor algumas razões que fazem com que apenas 15% dos estabelecimentos de food service tenham conseguido crescer nos últimos anos. Entre diversas razões, uma que constatamos foi a busca por permanente atualização e conhecimento.
Nas dezenas de palestras e participações em atividades abertas que tivemos pelo país nos últimos anos, muito comumente encontrávamos rostos já conhecidos, que haviam participado de algum evento, seminário, congresso ou feira.
E, também de forma frequente, comentávamos como o público de vários desses encontros ficava muito aquém do que deveria, lembrando que estamos num mercado com perto de 1 milhão de empresas, quase 2 milhões de empresários e mais de 6 milhões de empregados.
Feliz ou infelizmente, a constatação ao final é simples: há uma pequeníssima parcela de profissionais e empresários que entende que buscar conhecimento e atualização para a gestão de seus negócios é tão vital quanto contratar um cozinheiro, pagar uma conta, receber um fornecedor etc.
Conhecimento e atualização são “oxigênio” para gerir um negócio, especialmente em tempos em que as transformações e os desafios são tão dinâmicos.
Pois bem: não à toa há uma minoria de gente prosperando, uma minoria que frequenta feiras e congressos como Fispal Foodservice, Foodbiz, Equipotel, Fipan, ABRASEL, ABF, ABIA Foodservice, entre outros, ou ainda frequenta ótimos encontros locais ou regionais, com grande destaque para as atividades promovidas pelo Sebrae.
“Quem somos, de onde viemos e para onde vamos” não é uma discussão apenas filosófica ou religiosa, é também uma discussão absolutamente de negócio, e alguns de nós entendeu que pode ser o caminho para chegar em algum lugar melhor do que os outros.

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Fundador da Food Consulting e Food Experts, empresas especializadas em Foodservice, criador e titular do curso Gestão Estratégica de Foodservice na ESPM-SP há 10 anos e palestrante sobre o mercado de Foodservice e Alimentação, para várias das mais importantes empresas e associações do país; foi executivo de grandes empresas como Sadia, Ceval, Bunge, 3 Corações, entre tantas outras atuações profissionais de sucesso.

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