Que desperdício!

Muito tem se falado da importância da sustentabilidade e da responsabilidade social. O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Cerca de um bilhão de pessoas sofrem com a fome e a desnutrição. Enquanto isso, a média de perdas de alimentos é de mais de 40 mil toneladas por ano, de acordo com a instituição de pesquisa internacional World Resources Institute (WRI).

Para o setor de food service o desperdício tem acarretado muito prejuízo. Atitudes relativamente simples podem ser primordiais para mudar esse panorama social e garantir melhorias como a redução de custos e o aumento da lucratividade para as empresas.

A produção cadenciada é uma metodologia das cozinhas inteligentes que, quando aplicada, proporciona muitos benefícios para as empresas de alimentação. Para garantir mais produtividade e controle do desperdício, uma boa estratégia é fazer o acompanhamento, em tempo real, do volume de refeições já produzidas em contraste com o número de pessoas que ainda serão servidas.

Outra alternativa para driblar essa questão é contratar uma consultoria eficaz, que busque pontos conflituosos, entre eles a falta de planejamento no preparo das refeições nos centros de produção e a venda alimentar que são fatores recorrentes e de grande impacto, tanto financeiro, quanto ambiental.

Além disso, o uso indevido dos recursos e os vícios na rotina do gerenciamento podem assinalar um alto índice de desperdício, seja como resto ingesta ou sobra limpa, por exemplo.

Com o auxílio de softwares para controle de refeições fica mais fácil saber o que, quanto, quando comprar e o quanto manter em estoque. Dados e informações gerados por essas ferramentas permitem uma análise dos pontos que estão impactando os resultados. Dessa forma, é possível monitorar o estoque em termos de quantidades e valores.

Por fim, outra ótima estratégia é investir em ideias inovadoras tais como aplicativos. É possível desenvolver soluções que realizem agendamento de pedidos, avaliação de calorias, dicas de pratos especiais e curiosidades sobre os alimentos. Essa é uma forma de promover a conscientização do cliente final e orientar a produção conforme a real necessidade, o que também reduz os custos. Tire suas ideias do papel e promova a saúde financeira e ambiental da sua empresa e do planeta.

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