Qualidade na mesa

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    A carne bovina é um alimento muito presente na mesa dos consumidores. Para as marcas conseguirem conquistar o paladar e a confiança deles, as empresas precisam vender qualidade, sabor e experiência.

    Um produto de qualidade atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e, no tempo certo, as necessidades do cliente, que preza pela qualidade e sabor. Mas o que as empresas fazem para garantir essa qualidade?

    Qualidade Premium

    Há mais de 20 anos, a Plena Alimentos constrói sua trajetória baseada no compromisso de oferecer ao mercado carnes e derivados nobres com qualidade Premium. Seus produtos são divididos em sete linhas: carnes bovinas e suínas, salsicharia, carnes temperadas, cortes especiais para gourmets e churrascos, disponibilizados in natura, congelados ou resfriados. “Nossos produtos passam por rigorosos controles, garantindo alimentos saudáveis”, destaca Roberto Antônio, diretor comercial da Plena.

    Como política de qualidade, a empresa adotou o controle de procedência das matérias-primas (carcaças compradas de fornecedores com estabelecimentos registrados junto à Inspeção Federal); a manipulação de alimentos em salas climatizadas e com rigoroso controle da higienização – PPHO (Programa Padrão de Higiene Operacional); o treinamento constante dos colaboradores em BPF (Boas Práticas de Fabricação); a metodologia de manipulação de alimentos conforme exigências do mercado internacional – HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points); laboratório próprio para análises microbiológica dos alimentos. “Em nossas indústrias, são utilizadas as mais modernas máquinas de embalagem a vácuo do mercado, garantindo, assim, a qualidade e a vida útil dos produtos, bem como a conservação de outros atributos como sabor e suculência até seu consumo. Usamos também um Sistema de Gestão Integrada, ERP, que tem a capacidade de rastrear toda nossa produção, garantindo, assim, todos os controles desde a origem até o consumo. Todas as ações são empregadas com tecnologia de ponta, proporcionando melhor controle e qualidade no processo”, explica o diretor.

    Mais de 85% de toda a matéria-prima da Plena é gerada por plantas próprias. “Com isso, conseguimos fazer uma classificação dos animais que serão disponibilizados para o processamento e obter um melhor controle sobre todo o processo, assegurando a qualidade de nossos produtos desde a origem”, completa. Ele destaca como diferenciais da marca a utilização de insumos de qualidade, equipe treinada e especializada em alimentos e tecnologia de ponta. “Nossos produtos passam por um rigoroso processo de qualidade, garantindo as melhores carnes, com sabor diferenciado e variada linhas de produtos, atendendo a todos os tipos de consumidores e mercado”.

    Entendendo a importância do setor de refeições fora do lar, a Plena Alimentos criou uma divisão comercial especializada para atender o mercado de food service, com reformulação de todo seu portfólio de produtos. “Os profissionais são treinados para entender quais as necessidades de seus clientes e propor soluções para seus negócios melhorando, assim, a cadeia de suprimentos como um todo, com foco em melhoria de seus resultados”, apresenta Helbert Ribeiro, gerente de Food Service. “Contamos com uma equipe comercial especializada que entende a fundo de todo o processo industrial, assessorando nossos clientes do segmento de Food Service e garantindo melhores negócios”, conclui.

    Investindo em carnes processadas

    A Minerva Fine Foods é a marca do Grupo Minerva, um dos líderes na América do Sul na produção e comercialização de carne bovina, couro e exportação de boi vivo e derivados, utilizada para atuar no segmento de carnes processadas (cozidos, assados e grelhados) de bovinos, suínos e aves para o mercado de food service e indústrias de alimentos no Brasil e no exterior. “O conceito dos produtos da empresa é o ‘ready to eat’, ou seja, pronto para comer. Isto significa um alimento seguro, que pode ser consumido sem um processo térmico posterior. Nossos processos de cozimento são desenhados para garantir a inocuidade dos produtos e, após o processo térmico, a manipulação é feita em um ambiente totalmente controlado”, explica o diretor de Marketing e Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Minerva Fine Foods, Francisco Ormenese.

    Desde a concepção até a construção da planta industrial em Barretos (SP), tudo foi pensado para oferecer o que existe de melhor e mais moderno em carnes processadas. Com uma planta flexível que permite a combinação de diferentes processos de preparação, cozimento (em vapor, em água ou em ar quente – linhas contínuas), congelamento e embalagem, pode-se produzir uma extensa linha de produtos, sejam eles de frango, de peru, de carne bovina ou suína. São equipamentos modernos e versáteis utilizados para preparação de diferentes apresentações (grelhados, assados ou cozidos), em diferentes formatos (peças, tiras, cubos, fatias ou moldados) e, ainda, produtos com molhos e vegetais.

    “A empresa desenvolve e aprimora constantemente o quadro de colaboradores, investe em novos equipamentos e ferramentas de controle para produzir e garantir a qualidade do produto”, apresenta o diretor. Para dar sustentação a esse objetivo, a empresa estabeleceu uma série de políticas e programas de monitoramento das matérias-primas, insumos, embalagens, ambiente de produção, equipamentos e também do produto final. Todos os produtos são liberados e entregues somente após análise completa. Todo esse sistema é verificado permanentemente pela Inspeção Federal, periodicamente auditado pelos clientes e passa anualmente por um processo de certificação seguindo as normas do BRC (British Retail Consortium), a mais exigente norma Europeia de produção de alimentos.

    De acordo com Ormenese, a empresa tem uma equipe comercial própria, segmentada para dar atendimento e estar próxima aos clientes de cada canal de atuação, sejam clientes do food service, indústrias de alimentos, clientes do sistema de alimentação escolar ou, ainda, grandes contas e clientes do mercado externo. “A equipe comercial conta com apoio técnico permanente para apresentação de produtos, adaptação de formas de uso pelo cliente e, ainda, orientações sobre as características e formas mais apropriadas de manipulação”, diz.

    Com soluções direcionadas exclusivamente ao setor de food service, a Minerva Fine Foods investe cada vez mais neste mercado. “O mercado de food service do Brasil é imenso e cresce acima de 10% anualmente. É um mercado ainda fortemente marcado pela manipulação de produtos in-natura. No entanto, o crescimento acelerado das redes de fast-food exige cada vez mais produtos padronizados, seguros, de preparo cada vez mais rápido devido ao pouco tempo dedicado para a refeição e, ainda, de forma mais simples e prática, dada a mais recente escassez de mão de obra especializada nas cozinhas. Somam-se a isso os espaços cada vez menores nas lojas e veremos então que, cada vez mais, este mercado necessitará de produtos que permitam simplificar e acelerar a preparação dos pratos, de forma segura e padronizada, garantindo a apreciação pelo consumidor final. A Minerva Fine Foods está preparada para entender e atender este mercado com um sistema de produção versátil e flexível que permite ofertar uma grande variedade de soluções para os clientes”, finaliza.

    Produtos pioneiros

    A Alimenta, empresa do Grupo Elasa Elo Alimentação S/A, com sede na cidade de Contagem (MG), está em contínua expansão, lançando no mercado produtos que associam qualidade e praticidade, como é o caso dos sanduíches de micro-ondas da Linha Fine Burguer, inovando no segmento de hambúrgueres, com qualidade diferenciada em toda a sua linha de produtos e um atendimento primoroso. “A divisão frigorifica da Alimenta tem como política produzir e distribuir produtos alimentícios que atendam as necessidades e expectativas de seus clientes, de seus colaboradores, da sociedade e de seus acionistas. A melhoria contínua da qualidade de processos e produtos é compromisso de todos na Alimenta e é realizada através do atendimento dos requisitos do seu sistema de Gestão da qualidade”, informa Marco Tulio Leite, gerente nacional de vendas.

    A Elasa é certificada desde o ano de 2003, circunstância que atesta serem todos os processos de produção e apoio mantidos sob absoluto controle, envolvendo a perfeita manutenção de seus equipamentos, inclusive calibração e aferição dos equipamentos de medição e ensaio, e ainda observância dos requisitos legais e regulamentares, bem como qualificação da sua mão de obra. “A empresa utiliza matéria-prima apenas de fornecedores avaliados e autorizados. Toda a matéria-prima utilizada na fabricação dos produtos passa por análise microbiológica em laboratório interno, não sendo utilizadas matérias-primas fora dos padrões exigidos. Somente após a constatação da conformidade em todos os quesitos é que os produtos são liberados para o processamento”, explica o gerente.
    Além das análises de matéria-prima, são realizadas também análises microbiológica de todos os produtos após a sua fabricação e na data de vencimento do mesmo. São armazenadas na empresa amostras de todos os lotes fabricados para realização de análise de shelf life. “Deste modo, é possível fazer o acompanhamento do comportamento dos produtos durante todo o período de validade”, ressalta. São realizadas análises sensoriais de produtos de todos os lotes fabricados, verificando as características como sabor, odor, aparência, gramatura, comportamento no preparo, e estes produtos só são embalados após a aprovação dos mesmos. “Cada etapa do processo produtivo é supervisionada sob o mais absoluto e rigoroso controle de segurança e higiene, obedecendo as normas internacionais e adotando as Melhores Práticas da produção alimentícia. Além disso, dentro dos objetivos de melhoria contínua, a Elasa toma, de forma sistemática, ações corretivas para todo e qualquer desvio ou não conformidade eventualmente detectados. Esse conjunto de cuidados garante aos produtos Alimenta altíssimo padrão de qualidade”, completa Leite.

    Para transmitir ao consumidor essa política de qualidade, a Alimenta coloca os departamentos de Nutrição e Marketing à disposição para prestar consultoria e esclarecer as dúvidas dos clientes. “A empresa está aberta à visitação dos clientes cadastrados, podendo os mesmos conhecerem os processos de fabricação e o controle de qualidade dos produtos”, diz o gerente.
    “Credibilidade acima de tudo é um grande diferencial da empresa, que investe muito em novas tecnologias e inovação de ponta. A cada dois anos, lançamos produtos inovadores no mercado nacional”. Entre esses produtos, estão o primeiro Picanha Burguer lançado no mercado, os primeiros hambúrgueres enriquecidos com Ferro e Ácido Fólico para combater a Anemia Ferropriva, o primeiro hambúrguer 100% grelhado e sem conservantes e o primeiro hambúrguer para micro-ondas do mundo. “Quando fizemos o trabalho de desenvolvimento do Picanha Burguer para micro-ondas em 2003, foi um processo de avaliação de um produto que agregasse qualidade, conveniência, praticidade e inovação” ressalta Leite. A qualidade do produto pioneiro rendeu bons frutos, como a eleição em 2008 do Produto do Ano Brasil, prestigiada certificação nascida em França no ano de 1987, que valoriza a inovação por meio de um estudo independente junto aos consumidores.

    Plena Alimentos:
    www.plenaalimentos.com.br
    Minerva Fine Foods:
    www.minerva.ind.br
    Alimenta:
    www.alimenta.com.br

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