Produto: Não é só no cachorro-quente

salsicha

Empresas apostam na versatilidade e no sabor diferenciado da salsicha para alcançar números altos

O cachorro-quente é um lanche adorado por diversos brasileiros e por várias pessoas de todo o mundo. O seu ingrediente principal, a salsicha, é amplamente consumido em todo o globo, inclusive de muitas formas e em inúmeras receitas. Diante desse cenário, comercializar salsichas pode ser altamente vantajoso e lucrativo no mercado de alimentação.

Segmentos

As salsichas da BRF, tanto Sadia quanto Perdigão, são comercializadas, principalmente, no atacado, varejo e food service. Para os clientes do food service, as versões com embalagens de maior gramatura são as preferidas, pois aliam qualidade e quantidade, tornando-se, portanto, um excelente custo-benefício.

Pedro Fernandes, gerente executivo de Marketing Embutidos da BRF, diz que as salsichas da Sadia e da Perdigão possuem características especificas, pois atendem públicos diferentes. As salsichas da Sadia têm cor alaranjada, são levemente defumadas e possuem textura mais firme. Já as salsichas da Perdigão têm cor avermelhada, sabor levemente adocicado e textura mais macia.

O portfólio de salsichas da BRF é amplo e oferece opções para diferentes ocasiões de consumo e paladar. Além da tradicional Hot Dog, a empresa comercializa opções produzidas com carnes de frango e peru, e a tipo Viena. Os produtos são vendidos em tamanhos e pesos específicos – entre 500 gramas e 2,5kg.

“A salsicha é um produto bastante versátil e por possuir um preparo muito prático e sabor único é bem aceito pelos clientes. É um coringa na cozinha, tanto profissional quanto doméstica, para consumo tanto em ocasiões planejadas e/ou especiais, como para ocasiões em que é necessária uma resolução rápida de prato para consumo. Sua utilização principal é em sanduíches, os famosos cachorros-quentes, mas tanto o uso doméstico como em estabelecimentos, como lanchonetes e restaurantes, consolidou a salsicha no preparo de pratos variados, como tortas, massas, salgados e recheios em geral, além de compor o tradicional arroz e feijão em que atua como a principal proteína”, ressalta Pedro.  “Por ter expertise na produção de proteína animal, a BRF segue os mais rigorosos padrões do mercado e produz a salsicha com matéria-prima de alta qualidade, sendo esta a principal vantagem e benefício para os revendedores e consumidores desse produto”, afirma o profissional.

A BRF é uma das maiores companhias de alimentos no mundo. É a fabricante líder do mercado de salsichas no Brasil, de acordo com levantamento da Nielsen. Além disso, suas marcas têm, juntas, 74% da preferência dos consumidores de salsichas, segundo o Brand Tracking Consumer Engagement – 2016, da consultoria Ipsos.

Presença

A Seara Alimentos, presente há mais de 60 anos no mercado alimentício e na mesa dos brasileiros, conta em seu portfólio com mais de 200 produtos entre os segmentos de Industrializados, Congelados e In Natura. O grande e o pequeno varejo, o cash and carry (atacarejo) e o food service são os canais de maior importância para a companhia.

A Rezende Profissional, marca da Seara, foi apresentada ao mercado em setembro do ano passado. A salsicha foi desenvolvida em pacotes com 5kg para atender as principais necessidades dos profissionais.

“É um diferencial competitivo para esse segmento, pois aumenta o rendimento do transformador. Hoje, esse transformador busca seus produtos majoritariamente nos canais indiretos, como atacados e distribuidores (66% das compras de alimentos são feitas nesses canais, segundo o IFB – Instituto Foodservice Brasil). Apenas 22% do atendimento dos transformadores vêm diretamente da indústria”, afirma o diretor de Marketing e Trade Marketing de Industrializados da empresa, Rafael Palmer.

Produção

Com sede corporativa em Belo Horizonte, a Pif Paf atua nas cadeias de produção verticalizada de aves e suínos. A empresa atende, principalmente, os mercados internos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Goiás e Bahia.

“No food service, a salsicha tradicional é disponibilizada na versão 3,3kg resfriada ou congelada. Já o salsichão resfriado é disponibilizado em embalagens 2,5kg. Formatos para oferecer aos ‘dogueiros’, lanchonetes e afins um produto já reconhecido pelo consumidor, garantindo o uso de um ingrediente que agrega valor aos serviços oferecidos por esses estabelecimentos”, apresenta Alexandre Castelo Branco dos Santos Neto, gerente geral de marketing da Pif Paf.

O volume de vendas de salsicha coloca a empresa como uma das marcas líderes de mercado. “Destacamos nossa participação na região Sudeste. Hoje temos mais de 30% de ‘Market Share’ na Área II da Nielsen”, afirma. “Podemos dizer que atualmente a salsicha faz parte da matriz de alimentação do brasileiro, indo muito além do preparo do tradicional hot dog. É muito apreciada como um aperitivo versátil e também como ingrediente utilizado no preparo de molhos para massas, saladas e salgadinhos. Já o salsichão é muito utilizado para grelhar em churrascos”, destaca Alexandre.

 Atuação

No food service, a Copacol atua com a salsicha congelada na embalagem de 3kg, sendo a Hot Dog e a de Frango. “Com a salsicha tipo Hot Dog atendemos o perfil de cliente tradicional, que consome esse produto em seu cachorro-quente. Já a salsicha de Frango é voltada a atender um público que queira consumir um produto sem corante, ou que não consuma carne suína”, diz Valdemir Paulino dos Santos, superintendente comercial da empresa.

Valdemir ressalta que a salsicha é um item muito importante para a indústria. “Como benefícios para os revendedores, temos o fato de ser um produto de grande volume de vendas e também um item que, em boas condições de preço, serve como um atrativo para que os revendedores levem clientes até as suas lojas. É um item que não pode faltar nas gôndolas das lojas, pois tem um público consumidor muito assíduo”, diz.

BRF
www.brf-br.com
Sadia
www.sadia.com.br
Perdigão
www.perdigao.com.br
JBS
www.jbs.com.br
Seara
www.seara.com.br
PIF PAF
www.pifpaf.com.br
COPACOL
www.copacol.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA