A primeira Fazenda Urbana da América Latina

Projeto contempla diversas iniciativas que promovem a conservação do meio ambiente

EDITORIASUSTENTABILIDADE

Belo Horizonte recebe a primeira Fazenda Urbana da América Latina, que promete levar uma série de benefícios para os consumidores, para o meio ambiente e também para a empresa. A iniciativa é o resultado de uma parceria que é inédita entre a Startup BeGreen e o Boulevard Shopping, que abriga o espaço. Com isso, são produzidas hortaliças que não contam com a presença de agrotóxicos, tendo, como ponto de partida, um sistema inovador de cultivo em consórcio com a criação de peixes. Atualmente, existem apenas oito Fazendas Urbanas que marcam presença em todo o mundo e que têm como premissas cultivar novas experiências, fazer uma produção sustentável e não prejudicar o meio ambiente.

“A ideia de construir a Primeira Fazenda Urbana surgiu quando eu voltei do MIT em 2014 apaixonado pela ideia de poder cultivar dentro das grandes cidades. Para criar a BeGreen, convidei meu sócio Pedro Graziano, com uma trajetória profissional no ramo tecnológico, para se juntar ao projeto. Tudo isso somou-se à vontade de produzir dentro de centros urbanos, com produtividade superior por metro quadrado, consumo reduzido de água e sem intermediários na distribuição dos alimentos”, afirma Giuliano Bittencourt, um dos idealizadores da Fazenda Urbana BeGreen Boulevard.

Funcionando na área externa do shopping, o espaço conta com diversos conceitos que são relacionados à sustentabilidade, conforme destaca a organização, como, por exemplo, a utilização de composto oriundo do lixo orgânico da Praça de Alimentação do Boulevard como substrato para o crescimento de verduras e captação de água da chuva. Há, ainda, a ausência de emissão de CO², pois o projeto conta com autossuficiência elétrica, e o consumidor pode adquirir os produtos da fazenda in loco, sendo assim, não há o uso de serviços de logística e entrega.

“Os centros urbanos estão crescendo muito rapidamente, e a pressão urbana de grandes cidades tem empurrado os cinturões produtivos para cada vez mais longe do centro consumidor. Com uma distância cada vez maior, o preço dos nossos alimentos sobe e a qualidade despenca. É por isso que a BeGreen iniciou esse movimento no Brasil e agora se junta ao Boulevard Shopping. Vamos resgatar e reconectar o homem ao campo, aproximar as pessoas de seus alimentos e trazer, acima de tudo, conscientização às novas gerações.Isso tudo se alinha à redução do desperdício, à baixa emissão de CO2 e alta produtividade por m²”, avalia Bittencourt.

Para se ter uma ideia da dimensão do projeto, a área da Fazenda Urbana é de 2.700 m², com uma estufa que conta com 1.500 m² e também com uma capacidade para produzir até 50 mil pés de alfaces baby e ervas por mês. O espaço contempla, ainda, a loja Casa Horta, que trabalha com a venda dos produtos que são cultivados e dos itens de produtores locais; a Casa Amora, que é um restaurante que possui o conceito ‘farm to table’ (da fazenda para a mesa) com pratos que têm hortaliças, legumes orgânicos e de produção local; e, ainda, um espaço de convivência onde são encontrados mesas, deck e palco para que possam ser realizados eventos relacionados à uma vida mais saudável e também à conscientização da nova agricultura, segundo informações disponibilizadas pela empresa.

Ações

Além do espaço da Fazenda Urbana, há também ações integradas que são contempladas no projeto e que visam trazer uma série de resultados positivos para todos os envolvidos. Uma delas, por exemplo, diz respeito a atividades de conscientização de crianças e de jovens de escolas públicas e de escolas privadas, além de eventos e de treinamentos de produção sustentável. A expectativa é de que, anualmente, no mínimo, um milhão de pessoas seja atingido por essas ações que contribuem para a preservação do meio ambiente, ajudando a conservar o planeta e propagando um tipo de pensamento que foca no bem-estar. Essas pessoas poderão participar de visitas que são guiadas, comprar os produtos que são cultivados na fazenda e, ainda, consumi-los no momento da compra também.

Funcionando na área externa do shopping, o espaço conta com diversos conceitos que são relacionados à sustentabilidade, conforme destaca a organização, como, por exemplo, a utilização de composto oriundo do lixo orgânico da Praça de Alimentação do Boulevard

Outro fator que se pode destacar é a sustentabilidade fazendo parte da construção do espaço da Fazenda Urbana, uma vez que vários aspectos foram pensados com o intuito de não afetar de maneira negativa o meio ambiente. No projeto houve, por exemplo, o foco na utilização de um número mínimo de novos produtos, trabalhando, assim, com a reutilização de materiais. Para a obra, então, foram usados containers que virariam sucata, por exemplo, e para fazer o piso foi pensando em material de rejeito de mineração, entre outras atitudes que miram a sustentabilidade.

Quando se fala em um projeto dessa dimensão, para Bittencourt, os desafios presentes em um projeto como esse são vários, como, por exemplo, a tecnologia e a construção. “Contudo, como a BeGreen já tem experiência produtiva e clientes há dois anos, esses desafios estão sendo facilmente superados”, salienta ele, que destaca, ainda, mais características do projeto. “O ineditismo e a possibilidade de replicar o projeto em outros shoppings e cidades nos alegra bastante. Toda tecnologia foi pensada para ser replicada e poder levar mais saúde e frescor aos clientes. Além disso, estamos muito felizes de agregar um hortrifruti orgânico e um restaurante farm to table ao projeto”, diz ele.

Mas todo o esforço tem valido a pena. O profissional destaca que, até agora, só foram recebidos elogios por parte dos consumidores, o que revela como ações que protegem o meio ambiente costumam ser muito bem aceitas por parte de diversas pessoas. “Esperamos poder recompensar a expectativa de todos e levar além de comida, conhecimento para a comunidade”, destaca ele, que menciona alguns dos benefícios que podem ser encontrados. “Além de eventos periódicos, como shows, cursos e workshops, quem vier ao espaço BeGreen Boulevard encontrará verduras recém-colhidas, mais frescas e, principalmente, mais baratas do que em um supermercado”, afirma o profissional.

Expectativas

Com tantas possibilidades e com tanto empenho, expectativas são o que não faltam quando o assunto é a Fazenda Urbana. Sendo assim, Bittencourt fala a respeito das expectativas relacionadas com o projeto. “O Boulevard e a BeGreen tem a expectativa de atrair eventos, workshops, cursos para conscientizar a população para uma vida mais saudável e sustentável. Acreditamos que quando trazemos a produção para mais perto da população, este pensamento irá aflorar com facilidade”, destaca ele.

Saiba mais

O Boulevard Shopping foi inaugurado no ano de 2010, no dia 26 de outubro. Trata-se do primeiro shopping que fica localizado na região centro-leste do município. O investimento total dos empreendedores Aliansce Shopping Centers e NRG Empreendimentos e lojistas, o que inclui a torre comercial que é anexa ao shopping, é de R$ 400 milhões. Atualmente, são 200 lojas no local, 18 quiosques, 5 lojas-âncoras, 11 megalojas, 932 lugares na praça de alimentação, 4 restaurantes e 6 salas de cinema. O fluxo estimado de clientes é de 15 milhões de consumidores por ano. São, ao todo, 8 pisos, sendo que três deles são destinados às lojas e 5 ao estacionamento. O total de área construída é de 156 mil m² e são gerados 3.500 empregos diretos.

Entre algumas das facilidades que podem ser encontradas no local estão o empréstimo de carrinhos de bebê (são disponibilizados gratuitamente carrinhos para transporte de crianças de até 2 anos de segunda a sábado das 10h às 22h e domingo e feriados das 11h às 21h; empréstimo de cadeiras de rodas de segunda a sábado das 10h às 22h e domingo e feriados das 11h às 21h; guarda-volumes; wifi gratuito, bastando apenas fazer o cadastro no navegador; pulseirinhas de identificação; concierge; achados e perdidos; fraldário; banheiro família; banheiro PNE; bicicletário e máquinas lustradoras de sapatos.

O local conta, ainda, com o APP Boulevard Shopping, que é disponível na Apple Store e Google Play. Ele proporciona ajuda aos consumidores na hora em que eles realizam as suas compras, na escolha do filme que irão assistir e até mesmo localizando onde o carro foi estacionado.

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