Outback de São Paulo é o que mais fatura no mundo

    0

    Por Redação FSN – 6 de março de 2014

    A rede norte americana de restaurantes Outback está presente atualmente em 22 países e conta com mais de mil unidades em funcionamento. Entretanto a cadeia, fundada em Tampa, na Flórida, em 1988, tem o Brasil como local em que mais tem lucros.

    Ao todo, entre as 10 unidades da rede que mais faturam no mundo, nove estão por aqui, sendo quatro delas somente em São Paulo. O ponto do Shopping Center Norte, na capital paulista, foi em 2013, pelo terceiro ano consecutivo, o campeão dessa relação. Antes dele, figurava a filial de Botafogo, no Rio de Janeiro.

    Inaugurada em dezembro de 2004, a filial do Shopping Center Norte foi a quarta na cidade de São Paulo. A empresa não divulga números sobre faturamento, mas alguns dados conferem a dimensão do volume de público no local. Com 130 funcionários e 360 lugares espalhados por 820 metros quadrados (a maior unidade brasileira da rede), a filial vende, por mês, cerca de 13 000 litros de chope (16 reais a caneca grande), 5 000 cebolas fritas (34 reais a unidade) e 14 toneladas de costela de porco (47,50 reais a porção).

    O responsável pelo estabelecimento é o piauiense Ignácio Mello, que investiu R$ 60 mil, valor mínimo de ações, para se tornar sócio do Outback na Zona Norte de São Paulo. Segundo ele, o perfil do cliente da unidade, e não apenas as suas dimensões, ajuda a explicar o sucesso obtido. “Nossa clientela é fiel e fica um bom tempo consumindo no salão”, diz Mello.

    Fugindo do modelo tradicional de franquias adotadas por outras companhias, o Outback entrega lojas com contratos de cinco a sete anos a pessoas com experiência no mercado gastronômico. Atualmente, 69% dos parceiros das catorze lojas da capital de São Paulo são ex-funcionários da empresa.

    São gastos em média R$ 5 milhões na estruturação de uma unidade, que ficam por conta da empresa, e o retorno costuma vir a partir do segundo ano de funcionamento.

    A rede adota algumas estratégias gerais para favorecer refeições comemorativas demoradas, como a oferta de refrigerante em refil, do happy hour com chopp pela metade do preço e dos petiscos de cortesia na fila. Além dessas atitudes, Mello traçou outras medidas para aumentar sua clientela.

    O restaurante tem horário de funcionamento independente e abre em datas como 25 de dezembro e 1º de janeiro. O jantar vai até mais tarde quando há feiras e convenções na região e, para minimizar a espera (não são aceitas reservas), o lugar passou por uma ampliação em 2010. Por fim, há um ano, começou a abrir mais cedo, às 11h30, e aumentou a rotatividade no almoço.

    Para 2014, o Outback investirá R$ 70 milhões em expansão no Brasil. Até dezembro deste ano, serão abertas 14 novas filiais, tendo como prioridade as regiões nordeste e centro-oeste.

    Atrás da unidade do Shopping Center Norte, entre as lojas de maior faturamento no Brasil, estão as filiais de Botafogo (Rio de Janeiro), Shopping New York City Center (Rio de Janeiro), Parkshopping Brasília (Distrito Federal) e Shopping Eldorado (São Paulo).

    Fonte: Veja SP

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here