Os Millennials – o futuro do food service

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    Os Millennials são uma parte importante do mercado de hoje e uma parte enorme do mercado de amanhã.

    Os tais Millennials (ou geração Y) são as pessoas nascidas aproximadamente no início dos anos 80 e no fim dos anos 90, ou seja, um grupo que tem, hoje, no limite, entre 18 e 39 anos.

    Só de observar essa faixa etária, a conclusão é que os Millennials já são um dos principais consumidores do food service. Com certeza, será o principal grupo consumidor em breve, e por muitos anos.

    Para começar, vale a pena estabelecer aquela que talvez seja a característica mais importante dos Millennials: eles são o que chamamos de os “pioneiros digitais”. É fato que o desenvolvimento dessa geração se deu em paralelo com uma aceleração gigantesca da tecnologia influenciando a vida, os hábitos e os comportamentos de consumo.

    Segundo um estudo recente do Google, a vida com acesso à informação 24 horas por dia é o ponto comum entre os Millennials, sejam mais jovens ou os “velhos” Millennials.

    Esse enorme grau de conexão digital e a busca interminável por informação, opinião, interação etc., moldaram relações com o mundo e comportamentos de consumo diferentes do que existia até então.

    Outra característica marcante dos Millennials é que eles valorizam mais as experiências do que as posses. Esse talvez seja o principal motivo pelo qual o termo experiência (que já começa a ser chamado de encantamento) de consumo ganha tanta relevância nas discussões sobre o consumidor.

    Até por isso, sua decisão de consumo se baseia em avaliações e outras informações sobre o estabelecimento (Google Maps, TripAdvisor, Reclame Aqui), certamente para aumentar as chances de que sua experiência seja ótima.

    Também são menos fiéis às marcas do que as gerações anteriores. Não são muito fiéis às marcas em si, mas têm grande potencial de se tornarem fiéis ao estabelecimento, por conta das experiências que viverão no local. Se essa experiência for boa, ele tenderá a voltar e compartilhará a marca, não pelo status ou algo assim, mas porque vale a pena.

    Nessa linha ainda, faz parte da experiência e da lealdade o quanto acreditam no que o estabelecimento conta sobre a comida, a matéria-prima, a origem, as pessoas, o preparo e outros cuidados. Tudo isso tem um valor muito maior para os Millennials do que para os antigos consumidores.

    “Tem que valer a pena para o consumidor”. Essa é uma frase que eu colocaria diante dos olhos de toda a minha equipe!

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