Mais consumidores.

Item que pode ser encontrado rotineiramente no café da manhã, o presunto, mesmo sendo um produto antigo, não deixa de cativar novos clientes

presunto

Pão com manteiga, por certo, pela manhã, é umas das refeições mais consumidas e famosas dos brasileiros. O pão com presunto também não fica atrás. O presunto é tão popular que além de rechear o pão francês, de forma, ele participa de inúmeras refeições e lanches, além de ser um dos itens em petiscos. Fatiado, em cubos, ralado, triturado, o presunto possui diversas formas, sabores e texturas. A culinária utiliza muito este produto que pode ser o tradicional presunto, que é composto da carne do pernil (pata traseira), a parte mais nobre do porco; apresuntado, contendo menos carne e mais gordura; o tipo copa, sendo o ingrediente principal o corte suíno conhecido nos açougues como nuca ou sobrepaleta; presunto tipo parma, feito de pernil inteiro de suínos pesados (porcos de, no mínimo, 130 kg), sem a pata, salgado e dessecado por um período mínimo de dez meses; entre alguns outros tipos.

Dificilmente há quem não goste desse produto que se faz presente quase que diariamente na dieta dos consumidores – vale lembrar que existe o presunto light para àqueles que fazem uso de alimentos com redução de algum nutriente. O presunto pode ser consumido cru ou cozido. Com tantas opções no mercado, é importante ficar atento quanto à procedência e qualidade. Alguns aspectos como cor da gordura e aparência determinam a qualidade do produto. As companhias deste ramo estão preocupadas em oferecer o melhor custo e beneficio para os consumidores, comercializando aos revendedores e distribuidores peças inteiras, fechadas, e o produto já em fatias, sempre zelando por embalagens seguras e com o prazo de validade adequado.

Presunto e as décadas de história

A linha de Presuntos Sadia, marca da BRF, está bastante ligada ao sucesso da marca Sadia, que comemora 70 anos de história no Brasil em 2014. Qual é o brasileiro que não se lembra da campanha “S de Sadia” que exaltava a logomarca nos frios como uma garantia de qualidade? A empresa está sempre atenta às necessidade e ao paladar dos consumidores brasileiros, por isso conta com diversos produtos específicos: Presunto Sadia, que oferece apresuntados, Presunto Cozido com ou sem capa e Presunto de Peru Cozido e Prezato Frios Especiais, com os tipos Parma, Royale e Defumado.
Christianne Machado, gerente de marketing de embutidos da BRF, frisa que “o presunto é fonte de proteína com pouca gordura e baixa caloria, menos de 15 Kcal por fatia. Comê-lo no café da manhã irá manter o consumidor saciado durante todo o período, pois a proteína aumenta o tempo de saciedade. As proteínas também são fundamentais para a construção de músculos e tecidos, auxiliam no funcionamento do sistema de defesa e na beleza de pele e unhas”.

Dentre alguns frios da Sadia, destacam-se a linha Soltíssimo. É uma grande novidade para o mercado brasileiro que chega para aquecer a categoria de frios fatiados em bandejas. Atualmente, esse nicho de mercado representa 40% das vendas do varejo. O presunto Soltíssimo chega em embalagem inovadora e prática, que conta com tecnologia exclusiva abre e fecha resselável, garantindo um produto fresquinho como o fatiado na hora. O Apresuntado Sadia é levemente temperado, a sua textura é firme e macia. Tem a menor quantidade de gordura que os outros apresuntados, além de mais gostoso, é também muito mais saudável. O Apresuntado Sadia está disponível inteiro. O Presunto Cozido Sadia é laborado com carne suína selecionada, levemente temperada, sua textura homogênea e rosada desmancha na boca. Está disponível inteiro para ser fatiado na seção de frios do supermercado. O Presunto de Peru Cozido Sadia é elaborado com a carne nutritiva do peru e suavemente condimentado. Perfeito para preparar lanches ou aperitivos, ele combina o baixo teor de gordura (menos de 3%) com o alto teor de sabor. Existe também a marca de frios especiais Prezato. Esta linha conta com presuntos do tipo Parma, Royale e Defumado preparados por funcionários treinados com as famílias italianas responsáveis pelos métodos tradicionais. A linha é produzida pela Sadia há mais de 30 anos.

Quanto ao mercado consumidor, a gerente de marketing de embutidos da BRF só tem dados positivos. “O mercado de presunto cresceu a taxas bastante elevadas (9,8%a.a.) nos últimos anos e a BRF é líder deste mercado. Esse crescimento se deu com a entrada de novos consumidores. De 10 anos para cá, observa-se um grande aumento da penetração da categoria (de 45% para 70% no presunto suíno). É um mercado de alta frequência e 45% dos consumidores compram uma ou mais vezes por semana. O café da manhã é a principal ocasião de consumos, mas tem muita relevância também na composição de pratos e lanches”, esclarece. Tradicionalmente no mercado, as marcas da BRF já estão na cabeça dos consumidores, sendo sinônimas de qualidade para fazer parte do negócio de empreendedores do ramo. “A linha de presunto Sadia é líder de mercado, com excelente aceitação pelo consumidor. São produtos de alto giro e valor agregado”, completa Christianne Machado.

Atuação no mercado

A Pif Paf Alimentos é uma das dez maiores empresas brasileiras no setor de processamento de aves, suínos, massas e vegetais. Opera nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e também no sul da Bahia, além de exportar para diversos países. A Pif Paf atua com cortes elaborados e industrializados de aves, suínos, massas, vegetais e pescados, tendo mais de 300 itens em seu mix, incluindo presuntos nobres, mortadelas especiais, pizzas, lasanhas, pães de queijo, linguiças frescais e cozidas, filé de peito cozido desfiado, bacalhau dessalgado desfiado, moela de frango ao molho, bolinho de bacalhau, escondidinho de frango etc. A empresa também tem a linha de Petiscos práticos (temperados, pronto para preparo), assim como a Linha Grill de aves e suínos (pronto para assar). Sobre presuntos, Edvaldo Campos, diretor comercial da Pif Paf, diz que “o produto é elaborado com matéria-prima nobre do suíno, dando ao produto uma textura e sabor inigualável. O produto é tenro e aroma característico próprio, sendo especial para o seu lanche ou pratos elaborados”. O mercado de presunto tem uma grande participação e importância no mercado brasileiro, sendo a Pif Paf uma das maiores produtoras nacionais. Traz uma boa margem para o varejista ou processador, sendo sua maior utilização em fatias. “Produto de alto giro, gerando excelente margem para o revendedor”, explica Edvaldo.

A alta demanda de frios inteiros e, em especial, fatiados, se dá pela facilidade do produto já estar pronto para consumo. Por ser de acesso rápido e prático nas gôndolas de supermercados, mercearias, e outros estabelecimentos semelhantes, o presunto e demais embutidos acentuam em alta no mercado alimentício. Esse setor tem grande oportunidade de apresentar produtos saborosos associados à conveniência para atrair consumidores modernos que prezam por qualidade e rapidez.

Os mais variados embutidos que estão embalados, normalmente em bandejas, traduzem tudo o que o cliente quer: na proporção adequada e dentro de um prazo de validade razoável para consumo, já que os frios fatiados sempre exigem consumo em poucos dias ou semanas. Qualquer empreendedor que expõe produtos neste setor certamente tem lucros garantidos.

Promissor

Área sempre promissora exige boa qualidade dos produtos comercializados. É justamente por isso que as companhias que os produzem devem oferecer o melhor para o bem-estar entre ambas as partes: vendedor e consumidor final. Além de vários tipos de presuntos presentes no mercado, o setor de frios também disponibiliza mortadelas, salaminhos, diversos tipos de queijos (muçarela, prato, cheddar, provolone etc.) lombinhos, peito de peru, pepperoni, entre outros produtos.

 

Artigo anteriorEspreme aqui, mistura ali.
Próximo artigoA força dos tentáculos
A redação da Food Service News através deste canal, pauta assuntos de cunho financeiro e informativo, nossas matérias abordam novidades do mercado, tendências, dicas e oferecem entrevistas exclusivas. Além disso, a revista está sempre inovando e antecipando tendências, trazendo um conteúdo indispensável para quem deseja investir e saber mais sobre o segmento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA