Lata e vidro são as embalagens que melhor conservam os alimentos

    0

    Por Redação FSN – 30 de julho de 2014

    Para a melhor conservação de alimentos, as latas e vidros são os tipos de embalagens mais indicadas, já que duram, em média, dois anos. Em seguida, vem o sachê – que dura cerca de um ano e meio – e a tradicional caixa longa vida (durabilidade de um ano).

    Independentemente do material, porém, uma coisa é certa: produtos vendidos sem embalagem estragam muito mais rápido, pois o material de revestimento protege o conteúdo da luz, da umidade e do contato com o oxigênio.

    Segundo a engenheira de alimentos Eloisa Garcia e a nutricionista Rosana Raele, as embalagens conservam o sabor, o cheiro, a textura e os nutrientes dos produtos. Isso porque elas criam barreiras para retardar o processo de degradação e de perda de qualidade dos alimentos, o que acontece com a exposição ao ambiente.

    Os biscoitos, por exemplo, absorvem mais umidade; já a batata frita estraga com a umidade e o oxigênio; enquanto o molho de tomate se degrada com a ação do oxigênio e da luz. Por essa razão, é importante não comprar embalagens danificadas (estufadas, rasgadas, amassadas, furadas, molhadas ou abertas), já que assim o material fica mais permeável a micro-organismos.

    O recomendado é, após abrir a lata, colocar o alimento em um recipiente fechado, uma vez que quanto menos contato ele tiver com o oxigênio, mais tempo irá durar. Também é indicado ler sempre as orientações do rótulo e armazenar os produtos em um local seco, arejado e protegido da luz e do calor.

    Fonte: G1

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here