Serviços: Nas alturas

Com cardápios cada vez mais elaborados, companhias áreas investem pesado na alimentação a bordo

A alimentação em aviões precisa ser cuidadosamente pensada para atender os consumidores da melhor forma possível, levando em consideração uma série de fatores. Diante disso, as empresas da área estão sempre atentas para oferecer um serviço que conquiste os consumidores e os fidelize. Pensando nesse cenário, a Food Service News preparou um conteúdo especial sobre o assunto. Acompanhe!

Questões

Na Avianca Brasil, conforme destaca a empresa, o desenvolvimento de todos os tipos de refeições que são servidas a bordo é pensado sempre de uma maneira detalhada, que leva em consideração não apenas os gostos e as preferências dos passageiros, mas também questões que estão relacionadas à logística, duração da viagem, modelo de aeronave, destino e paladar, que pode vir a ser alterado com a altitude.
“Nesse sentido, a companhia tem parceria com renomadas empresas de catering, especializadas no desenvolvimento de cardápios para aeronaves, e traz, constantemente, novidades em seus cardápios para surpreender os viajantes e aprimorar seu serviço de bordo, com o objetivo de elevar ainda mais a experiência oferecida”, ressalta a empresa.

Um dos exemplos que podem ser dados em relação ao assunto é a parceria que foi firmada recentemente entre a organização e o famoso chef Thomas Troisgros, responsável pela cozinha do estrelado Olympe, que fica localizado no Rio de Janeiro. Essa parceria teve como objetivo a elaboração do menu servido na classe executiva das rotas internacionais.

“O menu foi cuidadosamente elaborado, levando em consideração elementos importantes, como textura e acidez, além do gosto dos viajantes, e começou a ser oferecido no último dia 15 de dezembro, quando a Avianca Brasil inaugurou suas operações regulares diretas de e para Nova York”. Na época, a companhia afirmou que a previsão era de que o cardápio ficasse disponível para a classe executiva dos voos de Nova York por cerca de três meses e, posteriormente, ele seria aplicado em outros roteiros, para Santiago do Chile e Miami.

“A oferta de um serviço de excelência que proporcione aos passageiros uma experiência diferenciada, desde a compra da passagem até o desembarque no destino final, é um dos propósitos da Avianca Brasil, tanto na classe executiva como na econômica. Falando especialmente de gastronomia, nos voos nacionais, o serviço é variado e adequado ao tipo de aeronave e à duração da viagem. Na maioria das rotas, são servidos lanches quentes e frios, além de frutas ou sobremesas. Entre as opções de bebidas estão refrigerantes, sucos com opção light, café e café com leite. Na Ponte Aérea Rio de Janeiro (Santos Dumont) – São Paulo (Congonhas) e Brasília, que contam com a presença forte expressiva do público executivo, é oferecido um serviço especial na bandeja. Até às 11h, são servidos sanduíche e fruta e, após as 11, sanduíche e sobremesa. Além disso, nessas rotas, o menu é renovado a cada três meses, proporcionando aos viajantes, muitos deles frequentes, sempre uma novidade diferente, como quiches, pão de batata, wraps, entre outras”, ressalta a organização.

No que diz respeito aos voos internacionais, na classe econômica, é servido um café da manhã que conta com uma opção quente e outra fria. Já o jantar oferece duas opções de pratos quentes por voo, com quatro variações alternadas durante o mês. Em relação às bebidas, o cardápio tem vinhos tinto e branco e também opções não alcoólicas.

“Na classe executiva, por sua vez, conforme mencionado anteriormente, a Avianca inaugurou um novo menu elaborado pelo chef Thomas Troisgros com entrada de ceviche de banana da terra com leite de coco acompanhado de mix de lulas e camarões, três opções de prato principal – entre eles um bouef borguignon com molho de açaí acompanhado de arroz com brócolis e sobremesa. Os pratos do café da manhã também levam a assinatura de Troisgros. Nos voos internacionais onde o cardápio do chef Thomas ainda não foi implementado, o menu também varia de acordo com a rota e duração da viagem”, diz a empresa.

A Avianca Brasil frisa, ainda, que também se diferencia em relação a outros serviços, o que é muito importante. “Além da gastronomia, a Avianca Brasil se diferencia pela qualidade dos seus serviços, com destaques no conforto e entretenimento em todos os seus voos. Em termos de entretenimento, as poltronas têm monitores individuais, por meio dos quais estão disponíveis filmes, séries, documentários, programas jornalísticos, vídeos musicais, jogos, programação infantil, entre outros”,salienta.

Fidelização
Conforme ressalta a companhia, a fidelização do consumidor está diretamente relacionada à experiência que ele vivencia com a empresa, desde a compra da passagem até o momento do desembarque no destino final. “Nesse sentido, a Avianca Brasil trabalha constantemente para aprimorar todas as suas frentes de serviços, sejam eles a bordo ou em terra, para garantir a máxima satisfação de seus passageiros”, afirma.

Sendo assim, levando em consideração todos esses aspectos, a organização ressalta que a alimentação a bordo é um item, sem dúvida, que torna a experiência de voar com a Avianca Brasil ainda mais especial. “Certamente, uma boa alimentação para a fidelização dos clientes”,destaca.

“Aprimorar constantemente o serviço oferecido a bordo é uma das prioridades da Avianca Brasil. Com esse objetivo, a companhia decidiu levar a alta gastronomia para os voos internacionais, de maneira que a experiência de voar com a empresa se tornasse ainda mais exclusiva. Nesse sentido, contatamos diversos chefs renomados e chegamos ao chef Thomas, que, com sua culinária autoral, nos apresentou os elementos que buscávamos oferecer aos nossos passageiros. Essa parceria está alinhada com nossos objetivos de negócios, certamente agregará ainda mais valor aos nossos serviços em nossas rotas internacionais”, diz a empresa.

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“Além da gastronomia, a Avianca Brasil se diferencia pela qualidade dos seus serviços, com destaques no conforto e entretenimento em todos os seus voos”, frisa a empresa

A Avianca Brasil conta que, quando foi pensado em levar a alta gastronomia a bordo, era sabido que isso seria um desafio, uma vez que existe uma lógica específica e que há questões também relacionadas às alterações de paladar que podem acontecer com a altitude.

“Levando em consideração todo esse contexto, como mencionado, fomos atrás de inúmeros chefs renomados, e a culinária autoral do Thomas Troisgros veio a calhar, com os elementos perfeitos para o que buscávamos. O menu foi cuidadosamente elaborado, levando em consideração elementos importantes, como textura e acidez, além do gosto dos viajantes. O chef Troisgros também planejou os pratos com o melhor da técnica francesa, mesclada a toques e ingredientes brasileiros”, frisa a empresa.

Viagens
O serviço de bordo da GOL, conforme afirma a empresa, é dividido por categorias. “Na ponte aérea, a empresa oferece alimentos gratuitos e exclusivamente elaborados para essa rota, que vão desde saladas de frutas e croissants a wraps e bolinhos, acompanhados de bebidas como café, refrigerante e suco. Nos demais voos nacionais, são disponibilizados como cortesia os tradicionais snacks integrais e orgânicos da Mãe Terra – o Tribos (salgado) ou o Cookie (doce) e o Sabuguitos, uma opção exclusiva para as crianças – além do serviço de venda a bordo, com o melhor mix de produtos do mercado doméstico”, afirma a organização.

“Nas viagens internacionais, os menus são gratuitos e escolhidos de acordo com a duração e horário do voo para que os clientes tenham uma experiência ainda mais completa. A GOL, junto com as empresas de catering parceiras, desenvolve os cardápios com recomendações de nutricionistas, de modo que o cardápio tenha opções práticas, adequadas aos diferentes momentos e períodos de viagem. Para viagens curtas são servidos lanches e em voos acima de 5h, o serviço é realizado em dois momentos: logo após a decolagem e antes do pouso, sendo uma refeição completa (com entrada, prato principal e sobremesa) e um lanche. Há sempre uma opção vegetariana e as bebidas são servidas à vontade”, detalha a empresa.

A GOL salienta que está sempre atenta às tendências do mercado e que faz, continuamente, pesquisas para entender e para pode aprimorar ainda mais a experiência de viagem, sendo que os itens de alimentação fazem parte disso.

“A companhia foi a primeira aérea a oferecer um snack integral com ingredientes orgânicos em seus voos nacionais, lançado em 2015, e hoje já disponibiliza três opções de produtos com o mesmo conceito”, ressalta. “A GOL entende que hoje as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e têm buscado por uma alimentação mais saudável. Isso levou a companhia buscar uma opção prática, que atende a esse novo perfil de público”, afirma.

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A GOL salienta que, para a elaboração do cardápio a bordo, é feito um extenso trabalho de pesquisa, tanto com os clientes corporativos quanto com aqueles que viajam a lazer

A empresa também salienta que, para a elaboração do cardápio a bordo, é feito um extenso trabalho de pesquisa, tanto com os clientes corporativos quanto com aqueles que viajam a lazer. “O objetivo é entender melhor suas necessidades e reinventar o cardápio de serviço de alimentação, contemplando a venda a bordo e as opções oferecidas gratuitamente na Ponte Aérea e nos voos internacionais. Com o resultado, a companhia amplia as opções, visando agradar aos diversos gostos. O objetivo da GOL é atender aos seus clientes da melhor forma possível durante os seus voos e propor que degustem um aperitivo, lanche ou refeição, que seja nutritiva e agradável”, afirma. “A GOL já oferece a maior e mais completa oferta de bordo do mercado brasileiro, trazendo em sua composição o conceito de brasilidade aliado a uma experiência descontraída e saudável para melhor atender todos os clientes que voam com a empresa. Todos esses serviços são oferecidos com o objetivo de proporcionar ao cliente a melhor experiência a bordo e deixá-lo à vontade para ter as melhores escolhas e que adequam ao perfil da viagem”.

GOL
voegol.com.br
Avianca
www.avianca.com.br

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