Naked cake. Sem cobertura, com lucros

    Naked Cake é tendência e pode ser montado de maneira personalizada

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    Conhecida como Naked Cakes – ou bolos “pelados”, sem cobertura – essa tendência tem crescido nos últimos anos e inspirado negócios em todo o país. Combinando com vários sabores de massa, o naked cake é uma das principais escolhas de clientes para celebrar aniversários, casamentos, entre outras festividades.

    Com um visual que chama atenção por destacar os ingredientes, o naked cake conquistou vários paladares pelo mundo afora e chamou a atenção também de empresários.
    Recentemente, foi lançado, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o Make a Cake, que se inspira nesse tipo de bolo e permite a customização dos produtos. A ideia da empresa é que cada pessoa pode fazer seu bolo personalizado na hora, de acordo com o tamanho que escolher. Se o cliente preferir, ele pode optar por versões individuais e consumir o quitute ali mesmo, no espaço que a Make a Cake possui.

    Localizado na Barra da Tijuca, o negócio combina a paixão por gastronomia com o conhecimento na área de negócios. Com pouco tempo de inauguração, o Make a Cake já tem conquistado consumidores apaixonados.

    A empresa foi fundada pelas sócias Tássia Campos, Alana Etchebehere e Fernanda Turl. “Nós acreditamos que existe um bolo para cada momento da sua vida, de acordo com o seu estado de espírito, do jeito que você quer e para quem você gosta. E nós fazemos isso”, indica Tássia Campos, responsável pela produção dos bolos.

    O naked cake é produzido em quatro etapas. Na primeira, o cliente escolhe como ele quer o bolo (individual, P, M e G); depois, os sabores da massa (baunilha, chocolate, nozes, laranja fit e coco com castanhas fit). Logo em seguida, o cliente pode escolher os recheios que vão envolver os bolos, dentre as 10 opções disponíveis e, para terminar, decidir entre os 14 toppings.

    naked cake
    As sócias do Make a Cake comemoram o sucesso do negócio

    “O bolo é muito mais que um produto, é um gesto de carinho. Queremos dar ao público a oportunidade de personalizar esse presente, dar a sua forma, fazer do jeito exato que sempre sonhou”, diz Alana Etchebehere.

    Ideia

    Formada em nutrição, Tássia Campos aliou seus conhecimentos em gastronomia para ter a ideia do Make a Cake. Segundo a sócia, um dos motivos que a levaram a optar por esse tipo de bolo é a rapidez com que ele pode ser preparado. “Percebi que o Naked Cake é um bolo que está na moda, prático e que pode ser customizado. Olhando para o mundo de hoje, onde tudo é muito rápido e imediato, algumas pessoas não podem encomendar um bolo para um evento com semanas ou até mesmo meses de antecedência, então a ideia surgiu e, junto às minhas sócias, resolvemos apostar”, explica.

    Tássia decidiu largar a clínica em que trabalhava para investir no negócio de bolos. Atualmente, ela é responsável pelo design dos bolos e a produção. “Trabalhei durante muito tempo com bolos confeitados com pasta americana. A ideia de trabalhar com bolos naked veio junto com a ideia de abrir a Make a Cake. Vi que era uma fatia do mercado ainda não explorada. Os Naked Cakes exigem uma operação menos complexa e estão muito na moda”, conta.

    Praticidade

    Para produzir bolos em tão pouco tempo, a Make a Cake investiu em uma linha de produção simplificada. “Criamos um planejamento e uma linha de montagem focada no nosso produto. Tudo é produzido aqui mesmo na loja, na nossa cozinha. Temos todos os equipamentos necessários para fabricar mais de 200 bolos por dia”, conta Fernanda Turl, sócia da empresa.
    Além da produção de bolos maiores, a Make a Cake possui um espaço de conveniência que permite ao consumidor pedir o bolo individualmente, se reunir com outras pessoas e comer um bolo. A versão individual custa a partir de R$ 10. O espaço foi todo planejado para esse momento de descontração.

    “Montamos a loja pensando em bolos para serem levados, porém percebemos que os individuais fazem muito sucesso. Nosso público do shopping vem especialmente para comer na loja e sociabilizar. Por isso, temos mesas e um serviço de atendimento para que os nossos clientes possam ter o gostinho de produzir seu bolo naked mesmo que seja apenas para ele”, conta a sócia Alana Etchebehere, sobre o espaço.

    Mais pedidos

    Com tantas opções para montar o seu próprio bolo, os consumidores podem inovar e se sentir responsáveis pela combinação de sabores. Segundo Tássia Campos, o sabor de bolo favorito dos clientes têm sido o de baunilha. Para ela, a maioria do público costuma inovar nos complementos. “Sempre achamos que a massa de chocolate ia ser a grande sensação, mas fomos surpreendidas quando percebemos que os clientes amam a massa de baunilha. Achamos que eles gostam de inovar nos recheios e toppings. Os bolos com recheio de brigadeiro de nutella, caramelo e framboesa são bem famosos, assim como os toppings de frutas vermelhas e raspas de chocolate”, ressalta Tássia.

    Agilidade

    Montando aproximadamente 200 bolos por dia, o lema do “Make a Cake” é oferecer bolos de qualidade em pouco tempo. Como grande parte das pessoas não costuma ter tempo para encomendar a receita e precisa de bolos prontos, a empresa oferece essa agilidade aos clientes. Porém, a rapidez não fica restrita apenas à produção dos cakes. Para criar a empresa, foram necessários apenas quatro meses para que tudo ficasse pronto.

    Alguns fatores ajudaram nesse quesito, como a experiência das sócias com a área e o mundo dos negócios. Segundo Fernanda Turl, esse conhecimento fez total diferença. “Eu e a Alana temos uma empresa de consultoria no ramo de alimentos e gastronomia. Com isso, nós já tínhamos muita experiência e contato em gestão de negócios, planejamento e prazos. Nós duas trabalhamos muito com grandes restaurantes e levamos um pouco dessa vivência para a Make a Cake. Foi tudo muito rápido, mas acho que foi na medida certa”, ressalta.

    Investimento

    A alimentação é um dos últimos setores a sentirem a crise econômica. Para se ter uma ideia, um levantamento feito pelo Instituto Food Service (IFB) mostra que cerca de um terço do orçamento de alimentos são gastos com refeições fora de casa. O IFB também mostra que mais de 70% das refeições são feitas durante a semana e, preferencialmente, no horário do almoço (34%). Pensando nisso, muitos empreendedores têm investido nesse setor. Um dos exemplos é a Make a Cake, que procurou segmentos poucos explorados pelo food service para explorar.

    “O setor de alimentação possui grandes desafios administrativos, principalmente no cenário atual com aluguéis mais elevados e forte inflação dos alimentos, mas, no geral, esse é um serviço essencial e as pessoas, cada vez mais, precisam e se alimentam fora de casa. O investimento no setor de bolos veio da percepção de uma carência no segmento de confeitaria: as pessoas têm poucas opções de sabores de bolos para datas especiais e precisam encomendar com muito tempo de antecedência. Nossos bolos não são apenas um doce, eles são totalmente personalizados pelo cliente e acabam sendo um gesto de carinho, um presente feito na hora”, finaliza.

    A proposta da Make a Cake vai muito além de investir no setor de alimentação. A empresa se propõe a deixar que o cliente possa personalizar o produto que vai consumir, mas dá uma ajuda para quem fica com dúvida. As sugestões da empresa misturam sabores mais pedidos com texturas diferenciadas. Uma das sugestões da empresa combinam chocolate, brigadeiro preto duplo e marshmallow e raspas de chocolate.

    Bolos

    Os bolos têm se expandido cada vez mais por lojas segmentadas. Disponíveis anteriormente apenas em confeitarias ou por encomenda, esse mercado está sendo explorado por amantes de gastronomia. Um dos segmentos que cresceu neste ano são os bolos caseiros, um conceito recente sobre esse tipo de produto.

    Um dos exemplos é a franquia “Casa de Bolos”, fundada em 2009, em Ribeirão Preto, a partir de um sonho de família. De acordo com o site da empresa, a franquia possui diferenciação no mercado de alimentação por ser um negócio diferente, que possui baixo investimento e rápido retorno.

    Instituto Food Service (IFB)
    www.institutofoodservicebrasil.org.br

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