Mercado: Orgânicos em alta

    0

    Nos Estados Unidos, esse mercado já fatura cerca de 50 bilhões de dólares anualmente

    A agricultura orgânica é um sistema de produção que visa cultivar frutas e legumes de maneira sustentável, sem o uso de agrotóxicos, produtos químicos, conservantes, entre outros elementos. Esse cultivo é muito associado à prática saudável com o meio ambiente e, também, a uma forma mais limpa de consumir alimentos.

    Os orgânicos apresentam, atualmente, uma grande demanda no mercado, sendo matéria-prima essencial para diversas marcas e empresas. Um dos motivos é a busca dos consumidores por uma vida mais saudável e equilibrada.

    NÚMEROS
    De acordo com o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (ORGANIS), em uma pesquisa realizada em 2017, existem cerca de 600 feiras orgânicas no Brasil, um número que cresce quase 20% a cada ano. A pesquisa foi realizada para identificar o perfil do consumidor brasileiro de orgânicos no país. A coleta dos dados só foi possível através de uma parceria entre o Organis e o Market Analysis.

    Foram feitas 905 entrevistas em nove capitais brasileiras, sendo elas: Recife, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Goiânia, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. O estudo ouviu pessoas entre 18 e 69 anos e mostrou que 15% delas são consumidoras de orgânicos.

    De todos os entrevistados, 15% afirmaram ter consumido algum produto orgânico, sendo a região sul do país com o maior índice (34%) e a sudeste com o menor (10%). Os números também demonstraram quais os alimentos orgânicos tiveram maior interesse: 60% das famílias consumiram verduras, enquanto 40% consumiram frutas e cereais orgânicos.

    PRODUÇÃO
    A produção, para ser considerada orgânica, precisa atender alguns requisitos. De acordo com o site Help Guide, todo o crescimento dessas plantações acontece sem o auxílio de fertilizantes. Além disso, a produção orgânica é totalmente controlada manualmente.

    DA HORTA
    A Da Horta oferece diversos produtos orgânicos aos consumidores. O casal Iara e Euler aposta muito nessa ideia. “Desde 1980, quando nos mudamos para a fazenda, tínhamos um objetivo de produzir dentro da agricultura orgânica/biodinâmica. Vieram os filhos, e a vida nos fez postergar o projeto. Em 2001, tivemos a nossa primeira certificação pelo IBD e iniciamos as vendas em Belo Horizonte com o nome de Terra Mater”, explica a empresa.

    A agricultura biodinâmica é uma técnica alternativa do cultivo orgânico. Dentro dela, são mesclados conhecimentos químicos, astronômicos e geológicos. Nesse contexto, acredita-se no cultivo do solo através de outras ferramentas que não sejam químicas.

    Conforme ressalta a Da Horta, está sendo notado um aumento na demanda por alimentos orgânicos no mercado, apesar do número menor em Belo Horizonte.

    “Usando a máxima do movimento slow food de ‘Bom, Limpo e Justo’, as vantagens do consumo de orgânicos são o fato de os produtos serem bons no sentido de sabor e valor nutritivo, limpos no sentido de baixa pegada ecológica e ausência de agroquímicos, antibióticos e de hormônios, e justo no sentido das relações com os colaboradores e preço que remunera dignamente o produtor”, pontua a Da Horta.

    A ideia do negócio começou com Iara, quando ela morou em Botucatu, em São Paulo. Lá, ela aprendeu sobre agricultura biodinâmica no Brasil, que deu origem à futura ocupação com Euler.

    De acordo com a empresa, o bem mais precioso que é entregue é a confiança nos produtos orgânicos. Com isso, o consumidor sabe da origem do alimento e como ele foi produzido.

    EM CASA
    A Orgânica Brasil faz delivery de orgânicos em cestos. A empresa entrega apenas em Belo Horizonte e é possível montar os itens da cesta direto no site Orgânica. Entre as opções existem frutas, verduras e legumes. Cada item tem um preço diferenciado, o que determina o valor de cada cesto.

    A entrega geralmente tem dia específico para acontecer e realça o que o consumidor deseja colocar em cada cesta, de forma personalizada.

    MÃE TERRA
    A Mãe Terra é uma marca criada em 1979 que comercializa produtos naturais e orgânicos. De acordo com a empresa, o seu lema é cultivar itens mais naturais, que favorecem uma alimentação mais natural e equilibrada.

    A empresa acredita que participa de um processo de democratização de alimentos orgânicos e naturais, oferecendo diversos produtos aos consumidores. Entre os principais lemas estão conscientização alimentar, humanização do trabalho e cadeia de valor positiva.

    Todos esses itens demonstram uma preocupação não apenas com o alimento cultivado, mas com toda a cadeia de serviços utilizada na produção. Por isso, o uso de produtos de agricultura familiar é caracterizado como uma prática saudável para a economia local.

    PESQUISA
    De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a produção orgânica tem crescido 20% a cada ano. Mesmo com esse número aumentando, ela ainda é inferior à demanda por esses produtos.

    O governo brasileiro está se esforçando para deixar o cultivo orgânico ainda mais regulamentado. Algumas ações são as certificações. O registro formal do produto é uma das ferramentas que podem autenticar a qualidade do produto ofertado.

    Algumas informações sobre os itens alimentícios podem aumentar os nichos de mercado, com dados sobre a localidade, a forma de cultivo, entre outras informações.

    EXTERIOR
    Fora do Brasil, o mercado de orgânicos já possui grande consolidação. Nos Estados Unidos, maior potência nesse quesito, o faturamento chegou a 50 bilhões de dólares em 2016, de acordo com o Organic Trade Association.

    O número crescente não é surpresa: ele segue o consumo de produtos saudáveis aumentando a cada ano. Outros dados mostram um grande amadurecimento do mercado norte-americano: cerca de 14% de frutas e legumes presentes nos pontos de venda são orgânicos; 82% das famílias americanas consumiram algum alimento orgânico em 2016 e 5% de todos os lácteos são orgânicos.

    Esse número demonstra uma tendência que já está acontecendo no Brasil e antecipa oportunidades que podem ser exploradas pelo mercado de alimentação como um todo. Já que os orgânicos representam um número crescente, as empresas podem propor ações nesse mercado e obter bons resultados.

    Mãe Terra
    www.maeterranaturaiseorganicos.com
    Da Horta
    www.dahorta.org
    Orgânica Brasil
    www.organicabrasil.com.br
    Organis
    www.organis.org.br

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here