Mercado: De malas prontas

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    Alimentação pode ser fator decisivo na hora de escolher onde passar uns dias de descanso. As empresas estão muito atentas a isso

    Tirar uns dias de descanso. Quando o assunto são os hotéis e os resorts, dedicação é o que não costuma faltar para levar às pessoas, nesses momentos, o acolhimento e os serviços necessários para que elas tenham boas férias, um bom feriado etc e para que elas possam, inclusive, retornar sempre a esses locais.

    Além de toda a estrutura de lazer e de conforto que é ofertada por esses lugares, há uma preocupação muito grande também em relação à alimentação que é oferecida nos estabelecimentos. Esse fator pode, inclusive, motivar a escolha das pessoas por um lugar em detrimento de outro.

    Mercado: De malas prontasTendo essa realidade em vista e os vários fatores que a envolvem, o cardápio dos hotéis e dos resorts costuma ser muito bem pensado, de diferentes formas, levando em consideração as particularidades dos hóspedes, suas preferências e as demais questões que envolvem o serviço. Comidas típicas, pratos especiais, itens comuns em refeições pelo país e pelo mundo, entre outros, geralmente compõem as mesas dos estabelecimentos, tornando-as mais ricas e mais atrativas para os consumidores.

    Investimentos
    O Grupo Rio Quente é reconhecido por aliar inovação e pioneirismo nos segmentos em que atua. Trata-se de uma referência na América Latina em soluções de entretenimento e turísticas, por meio das marcas Rio Quente Resorts, Hot Park e Rio Quente Vacation Club.

    O Rio Quente Resorts conta com sete opções diferentes de hotéis em quatro categorias. São elas: Rio Quente Cristal Resort, Hotel Pousada, Hotel Turismo, Giardino Suítes, Rio Quente Suíte & Flat I, Rio Quente Suíte & Flat III e Eco Chalés.

    Conforme explica Bianca D Assunção Martins, Gerente de Experiência de Produção de Alimentos do Grupo Rio Quente, o cardápio do local é aprovado pelo chef de criação Jean Yves Poirey, com um planejamento que é anual e que contempla fatores como sazonalidade, regionalidade e também qualidade de matéria-prima. Há, ainda, uma pesquisa de satisfação realizada por uma empresa externa que guia o empreendimento em planejamentos futuros. Conforme afirma Bianca, sempre há o pensamento na experiência do cliente.

    “A alimentação em qualquer hotel ou resort é a única área que o hóspede tem contato 24 horas por dia, portanto é fundamental que ele se sinta acolhido, seguro com relação à qualidade e sinta prazer em sentar em nossos restaurantes e bares e provar as delícias que o Cerrado nos oferece”, diz ela. “Por estarmos localizados em uma região abundante de comidas típicas e pratos locais, procuramos oferecer aos nossos clientes um diferencial, que é saborear um pouco da cultura do local ao qual estão inseridos. Temos muitas receitas com pequi, guariroba, carne de lata, linguicinha caseira, galinhada caipira, doces de compota. Ao mesmo tempo, para aqueles que não são muito fãs da comida regional, oferecemos um cardápio contemporâneo e sofisticado assinado pelo nosso chef gastronômico francês, Jean Yves”, detalha a profissional.

    Mas, para que tudo possa ser feito com excelência, há também os desafios que precisam ser superados. Conforme ressalta Bianca, um deles está relacionado ao fato de que são vários cardápios para diferentes pontos de consumo. Sendo assim, tem que ter, segundo ela, muita bagagem e criatividade para elaborar um cardápio inovador, que fuja do monótono.

    “Agora, a preparação é uma arte. Nossas menores panelas possuem 300 litros. Todos os dias, produzimos, no mínimo, cinco toneladas de alimentos entre saladas, pratos principais, guarnições, pães, pizzas, sobremesas e gelato. É bem difícil encontrar no mercado profissionais que conseguem fazer produções de grande volume com sabor e qualidade e esta é nossa missão diária. Nossa equipe está bem preparada para isso”, destaca ela.

    Bianca também fala a respeito dos benefícios que são vistos no cotidiano do negócio. A profissional frisa como exemplo o poder de compra pelo volume. É possível conseguir uma melhor negociação com os fornecedores, além de estocar a produção de uma forma mais fácil também.

    A Gerente de Experiência de Produção de Alimentos do Grupo Rio Quente afirma que tem certeza de que a alimentação pode ser o motivo da escolha de uma pessoa por um resort em vez de outro. “Ainda mais nos dias de hoje, que há uma demanda crescente por alimentos especiais, sem glúten ou lactose, saudáveis, zero açúcar. No nosso cardápio, temos todos esses itens disponíveis ao hóspede. É nosso padrão mínimo”, diz a profissional.
    Para poder se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, Bianca afirma que é necessário trabalhar na proposta de valor ao cliente. “Não entregamos somente uma refeição, entregamos serviço, ambiente, conforto. É o valor percebido pelo cliente que nos traz a fidelização”, ressalta ela.

    Novidades
    O Cana Brava All Inclusive Resort, que fica localizado em Ilhéus, no estado da Bahia, recentemente passou a contar com o restaurante à la carte Coco Dendê, que fica localizado em frente ao mar. O negócio chegou para agregar à qualidade gastronômica do empreendimento.
    O espaço, que já existia, passou por um processo de renovação. Nesse processo, houve a reformulação da estrutura física, o que incluiu a construção de um bar e de uma cozinha própria. O estabelecimento também adquiriu louças, talheres e mobília mais modernos. O cardápio passou também por uma renovação, e o restaurante, agora, oferece pratos que reúnem receitas da gastronomia regional bahiana e à base de frutos do mar, que são servidas no jantar (de 19h às 21h e de 21h às 23h). Algumas das receitas que são feitas são o filé com risoto ao funghi, moqueca de camarão nordestino e linguini com frutos do mar.

    O lugar acomoda 118 indivíduos sentados e é exclusivo para aquelas pessoas que se hospedam por, pelo menos, três dias. Há um serviço de reserva, que pode ser realizada todos os dias, entre 15h e 17h30, pelas hostess do restaurante.

    Além do Coco Dendê, o Cana Brava conta, ainda, com dois outros estabelecimentos de alimentação, o Mar à Vista e também o Encontro das Águas. Outro destaque do empreendimento é o Cana Burger. Trata-se de uma estação que fica dentro do Mar à Vista e que permite que os hóspedes façam os seus próprios hambúrgueres. Para que isso seja feito, são disponibilizados vários ingredientes.

    O Restaurante Encontro das Águas se destaca também por servir café da manhã, um almoço variado, com receitas regionais e internacionais e, ainda, jantares temáticos.
    “O sistema all inclusive, sem dúvidas, é um dos grandes diferenciais do nosso empreendimento”, diz Rafael do Espírito Santos, Diretor Comercial do resort, em conteúdo enviado para a imprensa.

    Sobre
    O Cana Brava All Inclusive Resort é considerado um dos mais conceituados empreendimentos hoteleiros localizados no sul do estado da Bahia. De acordo com informações disponibilizadas pelo próprio estabelecimento, são oferecidas várias opções de descanso e de lazer em 70 mil m². São “115 apartamentos luxo, 68 apartamentos standard, 16 chalés standard, 20 chalés luxo, 24 chalés máster e 21 suítes family”. Os apartamentos têm ar-condicionado, frigobar, cofre individual, telefone, TV a cabo e varanda com rede.

    Rio Quente Resorts
    www.rioquenteresorts.com.br
    Cana Brava All Inclusive Resort
    www.canabravaresort.com.br

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