Mercado: Da ficção para a realidade

    0

    Bares e restaurantes inspirados no universo de séries e filmes ganham espaço

    Atualmente, o Brasil conta com mais de um milhão de bares e restaurantes espalhados pelo país, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Nesse cenário de ampla concorrência, alguns estabelecimentos andam ganhando mais destaque e conquistando os clientes food service, como aqueles inspirados no mundo da ficção de séries e filmes.

    Um desses locais é a Taberna Santê, inaugurada há menos de um ano no boêmio bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A casa apresenta uma decoração totalmente inspirada no universo medieval presente em alguns filmes e séries, como Game of Thrones, Vikings, Senhor dos Anéis, O Hobbit, entre outros.

    Conforme Caroline Neves, contadora e proprietária da Taberna Santê junto com o amigo jornalista Rafael Rebuiti, a influência da ficção não está apenas na decoração do seu negócio.

    “Todo nosso cardápio envolve os nomes das séries e filmes. Um exemplo é o nosso prato Senhor dos Anéis, composto por stick de muçarela, anéis de cebola e o peito de frango empanado com Doritos. Os nossos sanduíches são o Rei da Noite e O Bastardo, que fazem referência a Game of Thrones. Trabalhamos também com as torres de batatas e cada uma tem um nome específico, como Winterfell ou Fortaleza Vermelha”, detalha a empresária.

    Quem entra na Taberna Santê se depara com mesas e cadeiras medievais, espadas, armaduras, escudos, uma forca, um trono e até a proa de uma barcaça viking. Caroline conta que a ideia de montar um bar com toques da ficção surgiu da sua vontade junto ao sócio de inovar e explorar um mercado em expansão, como o dos bares e restaurantes temáticos.

    Mercado: Da ficção para a realidade
    “Todo nosso cardápio envolve os nomes das séries e filmes. Um exemplo é o nosso prato Senhor dos Anéis, composto por stick de muçarela, anéis de cebola e o peito de frango empanado com Doritos”, diz Caroline Neves, contadora e proprietária da Taberna Santê junto com o amigo jornalista Rafael Rebuiti

    “Eu e meu sócio resolvemos abrir um negócio próprio em um ramo diferente do nosso, mas que ambos gostássemos. E, assim, resolvemos abrir um bar. Mas, já o tema, foi escolhido por meio dos nossos gostos pessoais e paixões por filmes e séries medievais, além da falta de bares temáticos na capital mineira”, afirma a contadora.

    Para ela, a interferência da ficção na indústria de alimentação é uma tendência, além de ramo promissor para se investir nos dias atuais. “Hoje em dia, tem estado cada vez mais em alta. Primeiro, pelo investimento das grandes indústrias nas séries e filmes, fazendo com que seus fãs busquem tudo aquilo que envolva esse mundo para mais perto do seu dia a dia e isso passa para o ramo da alimentação diretamente. É um excelente negócio, desde que você consiga se manter atualizado no mercado”, avalia.

    A Taberna Santê funciona de terça a sábado, a partir das 18h, e, nas sextas e sábados, há música ao vivo e transmissão de jogos de futebol em um telão. Desde sua inauguração, a casa tem recebido a visita de muitos clientes que, segundo Caroline, possuem um perfil bem diferenciado e são, realmente, atraídos pelo grande chamativo e diferencial do local ser todo inspirado no mundo da ficção.

    “O nosso perfil é bem variado. De início, acreditávamos que seria um ambiente mais para jovens, mas temos públicos de todas as idades, como jovens, adultos, famílias com crianças. Enfim, todos que são fãs do mundo medieval ou de um bom petisco”, diz.

    Universo

    Outro estabelecimento de food service que proporciona uma verdadeira viagem ao universo ficcional é o Jeti’s Burger e Grill, localizado em São Paulo, capital. De acordo com Michelle Barduchi, empresária, a hamburgueria foi pensada e construída a partir de uma temática espacial. “As principais inspirações foram filmes espaciais e guerras estelares”, explica.

    Ainda de acordo com Michelle, o “Jeti’s surgiu com o objetivo de ser uma hamburgueria diferente com uma temática para fazer os clientes viajarem em uma nave intergalática enquanto comem seu lanche gourmet com sabor de outra galáxia”, resume.

    Mercado: Da ficção para a realidade
    Conforme Caroline Neves, contadora e proprietária da Taberna Santê junto com o amigo jornalista Rafael Rebuiti, a influência da ficção não está apenas na decoração do seu negócio

    No Jeti’s Burger e Grill, toda a decoração remete a uma nave espacial em pleno voo intergaláctico. Além disso, quem vai à hamburgueria fica impressionado com uma simulação de fumaça e trabalhado jogo de luzes. O Jeti’s Burger e Grill funciona todos os dias, das 11h às 0h, período em que são oferecidos almoço e jantar, com pratos rápidos e happy hour a partir das 17h.

    Tendência mundial

    No começo deste ano, foi divulgado que o café Central Perk, ponto de encontro dos personagens do famoso seriado Friends, será a inspiração para a abertura de uma cafeteria real. O anúncio foi feito pela Warner Bros. Enterteinment, que detém os direitos da obra. Com isso, ficou acordado que o uso do nome, decoração e logotipo utilizados no seriado serão rigorosamente mantidos. “Um oval sombreado ladeado por copos de café com vapor subindo acima deles, com uma bandeira com a redação estilizada Central e o oval sombreado com a expressão estilizada Perk”, informou a controladora dos direitos de Friends ao portal The Blast.

    A conhecida série Breaking Bad tem como destaque uma rede de restaurantes, o Los Pollos Hermanos, que conta com um total de 14 lojas e é administrada por Gustavo Fring, interpretado pelo ator Giancarlo Esposito. Criminoso, o empresário usa os estabelecimentos para lavar o dinheiro que arrecada com o comércio de drogas.

    A série e a rede fizeram tanto sucesso que o restaurante Twisters, localizado na cidade americana de Albuquerque e que foi cenário do Los Pollos Hermanos, praticamente transformou ficção em realidade. Prova disso é que, segundo entrevistas do gerente da loja a sites internacionais, Jose La Rivera, o faturamento do estabelecimento teria aumentado em 10% depois das gravações.

    Já o famoso Toy Story foi a inspiração para a criação de dois restaurantes Pizza Planet reais, sendo um no Hollywood Studios, na Flórida, EUA, e outro na Disney de Paris, França. O Pizza Planet aparece logo no primeiro filme da série, que estreou em 1995. A pizzaria é como se fosse a casa do personagem Buzz Lightyear e tem uma decoração baseada em temas espaciais.

    Essa moda de transformar ficção em realidade também está muito presente em redes de fast food e, inclusive, já por um bom tempo. Em 2013 e 2015, a Universal Studios abriu um Krusty Burger da vida real, sendo um em Orlando, na Flórida, e outro no Universal Studios Hollywood. O local é totalmente inspirado no restaurante fundado pelo amado personagem dos Simpsons, Krusty the Clown, também conhecido como Herschel Shmoikel Pinchas Yerucham Krustofsky.

    Outro modelo de estabelecimento fruto da ficção é a rede de restaurantes especializada em frutos do mar Bubba Gump Shrimp Company, que, além de ter sua temática toda voltada ao filme Forrest Gump, também dá continuidade a uma das histórias contadas no decorrer da trama. A sede do Bubba Gump fica localizada no Texas, EUA. Porém, a rede já possui mais de 40 restaurantes espalhados pelo mundo, como em Londres, Cancún, Las Vegas, Hong Kong, Chicago e até nas Filipinas.

    Taberna Santê
    www.facebook.com/tabernasante
    Jeti’s
    jetisburgeregrill.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here