Economia: Juntos somos mais fortes

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    Grandes marcas de chocolate apostam em parcerias para alavancar as vendas na Páscoa 2018

    Toda empresa possui três principais atores, que são os clientes, os concorrentes e os fornecedores. Cada um tem sua importância, o que faz com que o olhar do empresário necessite ser sistêmico e voltado à observação conjunta dos critérios de todas essas ‘personagens’ para o alcance do real sucesso.

    Perante esse cenário, surgem as parcerias, por meio das quais grandes marcas de chocolate estão se unindo aos seus fornecedores e pares na tentativa de alavancar as vendas na Páscoa 2018. Por isso, tudo indica que, este ano, esse doce período no ramo de food service será ditado pela popular expressão “juntos somos mais fortes”.

    Atualmente, existem diversos modelos de parcerias e elas, normalmente, são estabelecidas de acordo com o perfil de cada empresa. Financiamentos, novos produtos, serviços e até associações entre nomes e famosos para o fortalecimento de marca são alguns deles. A italiana Ferrero Rocher, referência no segmento premium de chocolates, apostou na última estratégia e lançou campanha com a atriz global Grazi Massafera para a Páscoa 2018.

    Economia: Juntos somos mais fortes
    A marca italiana Ferrero Rocher, referência no segmento premium de chocolates, lançou campanha com a atriz global Grazi Massafera para a Páscoa 2018

    De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, a atriz gravou um vídeo no qual compartilha dicas de como receber bem os amigos e familiares nas celebrações da Páscoa. O material já vem sendo divulgado nas plataformas digitais da Ferrero Rocher. Além disso, campanha semelhante está na televisão com o objetivo de “reforçar a expertise e a dedicação da Ferrero na confecção de produtos de alta qualidade, mostrando detalhes que o tornam único e especial”.

    A linha de Páscoa de Ferrero Rocher, como o clássico ovo de Páscoa e também o Ferrero Collection com bombons de Rondnoir, Raffaello e Ferrero Rocher, já está nos pontos de venda desde o começo deste mês de março.
    A Kopenhagen, que, este ano, completa seus 90 anos, bolou uma linha comemorativa também idealizada por meio de parceria para a Páscoa 2018. O destaque é o ovo de 1 kg que vem com um colar da marca de joias Pandora. O acessório ainda tem um pingente onde é possível colocar vários minipingentes. E, apesar de custar R$ 500, essa novidade Kopenhagen tem tudo para ser o maior sucesso. Até porque trata-se do fruto da junção de duas grandes empresas em seus segmentos de atuação.

    Campanha

    A Nestlé apresentou para o público sua nova campanha de chocolates para a Páscoa, que recebeu o nome de “Alice”. O filme mostra a emoção do retorno para a residência durante o período de Páscoa e, também, de poder compartilhar os chocolates da marca com as pessoas queridas. A campanha, que é assinada pela agência DAVID, conta, ainda, com a melodia “Pare o mundo, que eu quero Nestlé”.

    Com o conceito “A vida faz a gente crescer. A Páscoa faz a gente voltar”, o filme mostra o dia a dia de Alice, uma personagem que está na fase de transição para o mundo adulto e tem o sentimento de que a vida dela está grande demais. Como uma maneira de voltar à essência, a mãe de Alice dá a ela um chocolate Nestlé.
    “Alice é uma menina que está lidando com a sua vida de ‘gente grande’. Usamos então a metáfora da menina gigante para explicar esse sentimento real pelo qual todos nós passamos. E o chocolate tem justamente esse poder de parar o mundo e de fazer a gente voltar à nossa essência”, destaca Rafael Donato, VP de criação da DAVID, de acordo com informações enviadas pela assessoria de imprensa.

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    Nova campanha da Nestlé para a Páscoa mostra personagem lidando com a transição para a vida adulta; chocolate a leva de volta para a sua essência. A marca conta com vários produtos para a data, inclusive ovos com personagens da Disney


    Linha especial

    Após o sucesso do relançamento do chocolate em 2017, a Nestlé traz também para a Páscoa deste ano o Nestlé Surpresa, com ovos de chocolate e brindes especiais que foram pensados para as crianças. A linha passou por uma renovação e conta com cores alegres. São três coleções: “Dino Venture”, “Dog Venture” e “Cat Venture”.
    A linha Kit Kat, por sua vez, traz uma novidade: o ovo White, com chocolate branco Kit Kat.

    A versão ao leite também está sendo comercializada. Já a versão especial é o Breakbox, uma caixa que tem, conforme destaca a empresa, um Kit Kat para cada gosto e cada tipo de break: Milk,White e Dark, em dois formatos, o 4 fingers e o 2 fingers. Além disso, vem com um headphone bluetooth

    O ovo Alpino continua na linha de Páscoa da empresa, em duas versões, ao leite e dark (com chocolate meio amargo). Os clássicos Nestlé® Classic® e Galak® também permanecem.
    O portfólio da marca para a Páscoa conta, ainda, com lembrancinhas, como os coelhos de Chocolate Alpino e o tubo Surpresa, com miniovos de chocolate ao leite.
    Para a criançada, há os ovos das Princesas da Disney, que acompanham uma luminária das princesas, e o ovo do Spider-Man, que vem com uma caneca do personagem.

    Para que servem as parcerias?
    De uma forma geral, as parcerias são uma forma de as empresas atenderem seus clientes de maneira mais eficiente, assim como expandir sua atuação no mercado e agregar mais valor ao seu negócio. Por isso, essas “alianças” têm sido muito adotadas para suprir demandas especiais, como o período da Páscoa. Data essa que, para o ramo de marcas de chocolates, é a época do ano mais rentável, como conta Jacob Cremasco, diretor comercial da Harald.

    “A Páscoa é um momento muito importante para o setor de chocolates e movimenta de forma muito especial o canal food service, que se prepara para atender os consumidores com mais opções de sobremesas a base de chocolates”, diz ele.
    Segundo Cremasco, a Harald já aposta na estratégia de parcerias há anos, tendo, hoje em dia, “atuado diretamente com mais de 800 distribuidores de food service em todo o território brasileiro”.

    Mais opções

    Conforme Anderson Freire, gerente de chocolates, guloseimas e biscoitos da Arcor Brasil, a marca preparou três licenças com opções de brinquedos divertidos e funcionais para os ovos ofertados este ano, além da Tortuguita, que é a principal personagem da empresa.
    “A grande novidade é a Patrulha Canina, transmitido pelo canal infantil Nickelodeon, que faz muito sucesso entre as crianças e toda a família. Já a Princesinha Sofia e a Moana, da Disney, retomam ao portfólio para atender os fãs dos desenhos. Personagens geram uma experiência emocional com o público. Nós acreditamos muito nesse segmento e investimos em licenças estratégicas, que geram identificação em diferentes perfis de consumidores”, diz o gerente.

    Freire acrescenta que a adoção de parcerias por meio de ovos licenciados também ocorreu na Páscoa 2017 e que a marca acredita que foi uma boa estratégia. “O resultado dos ovos de Páscoa licenciados é positivo, pois agrega valor ao produto e oferece uma relação de custo-benefício muito interessante para o consumidor. Este ano, voltamos com o os ovos de Páscoa da Moana e Princesa Sofia para o portfólio, com o objetivo de atender os fãs dos desenhos. Os brindes são funcionais. O Princesa Sofia inclui um copo temático com uma coroa de princesa. Já o da Moana vem com uma maleta com o desenho da personagem”, detalha.

    Aplicativos

    Mais uma marca que firmou parcerias especialmente para a Páscoa 2018 é a Lacta Chocolates, integrante da Mondelez International, conglomerado multinacional de confeitos, alimentos e bebidas da América do Norte.
    Este ano, a empresa preparou mais de vinte ovos, sendo dez lançamentos. Mas a grande novidade é o lançamento de uma linha infantil com novas licenças e aplicativos personalizados para cada um dos ovos.

    O ovo de Páscoa Barbie, por exemplo, vem com um kit de chef confeiteira e um aplicativo interativo para ajudar a criançada a confeitar o próprio ovo. Já o ovo de Páscoa Super Hero Girls traz uma boneca e uma pulseira personalizada, além de também um app que possibilita a criação de um filme de ação personalizado. Os ovos Lacta Hotwheels apresentam um carrinho e app exclusivo de jogo de batalhas de carros. O ovo Transformers acompanha boneco e app que transforma a voz da criança na de um Transformer. E, por fim, o ovo de Páscoa Guardiões da Galáxia, que vem com miniatura do famoso Groot e app com a brincadeira de filtros de máscaras das personagens do filme.

    Para produzir os apps, a empresa firmou parceria com marcas especializadas na criação dessa tecnologia em mobile. De acordo com a assessoria de imprensa da Lacta, todos os ovos “acompanham códigos para desbloquear aplicativos no mobile e interagir com os consumidores”. Sendo ainda importante enfatizar que os apps “também podem ser baixados sem necessidade da compra do ovo e há a opção de desbloquear as fases e etapas do ‘jogo’ via Google Store e Loja Apple”, acrescenta.

    Personagens próprios
    Ao contrário da maioria das marcas de chocolates, a aposta da Cacau Show para a Páscoa 2018 é ganhar os consumidores trabalhando com personagens próprios. Este ano, a empresa traz 14 novidades, sendo três a mais que no ano passado.
    O destaque é uma linha infantil com personagens próprios, como a ‘Chocomonstros’, que traz toucas, e a ‘Chocobichos’, que vem com luvas em formato de garras. Os amantes da Cacau Show também têm a opção de ovos com fones de ouvido repaginados em relação a 2017 e bolsa em formato de conchas, assim como podem se deliciar com o ovo de torta holandesa, que tem uma casca recheada com nada menos que três camadas no sabor da exata sobremesa. E, na linha premium, há os ovos GranCherie, que vêm com pedacinhos de doce de cereja na casca e bombons de cereja ao licor, e o LaNut, que combina avelã e chocolate. Se o consumidor preferir miniovos ou trufas, a marca ainda oferta potes de porcelana e canecas especiais de Páscoa para colocar as saborosas lembranças.

    Investimentos

    Ainda de acordo com Cremasco, o período da Páscoa também requer vários outros investimentos, além da adoção de parcerias. E, mais uma vez, ele pondera que tal preparação precisa ser feita em longo prazo. “Quando se encerra uma Páscoa, já estamos iniciando os preparativos para a próxima”, afirma.

    A mesma realidade é vivenciada pela Arcor. “Contratamos mais de 1.500 colaboradores no total. Dentre eles, 350 trabalhadores para a fábrica (linha de produção) e para o campo (PDV – ponto de venda). Contratamos aproximadamente 1.200 pessoas, entre promotores e supervisores”, destaca Anderson Freire, gerente da marca.
    Segundo dados da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), já foram geradas cerca de 23 mil vagas de trabalho temporário em indústrias e lojas especializadas em todo o Brasil para atender a demanda de ovos e produtos de chocolate na Páscoa 2018.
    Para a mesma associação, esse volume de oportunidades temporárias deste ano é considerado positivo pelo setor, uma vez que “demonstra um leve sinal de retomada do mercado”. Até porque, em 2018, o número de empregos registrados foi 5,9% menor que nos seis meses que antecederam a Páscoa de 2017. Já no comparativo de 2017 com 2016, o volume de vagas temporárias apresentou um declínio ainda mais significativo, de 15%.

    Expectativas
    Em 2017, a ABICAB apurou que foram produzidas quase 9 mil toneladas de chocolate, o que corresponde a 36 milhões de ovos. Já em comparação à produção de 2016, o volume é 38% menor. “Nos últimos anos, vimos um comportamento atípico do setor que, concomitante com uma forte crise econômica, obrigou as empresas a reverem suas estratégias e se adequarem ao novo cenário. Estamos otimistas que os números deste ano comprovarão o amadurecimento da indústria e sua capacidade de organização em uma economia mais estável”, afirma Ubiracy Fonseca, presidente da associação.

    A expectativa de vendas para a Páscoa 2018 das marcas de chocolates entrevistadas pela reportagem é boa. “Estamos otimistas com a Páscoa deste ano. A perspectiva é aumentar em 5% o faturamento, chegando a mais de 40 milhões. Em unidade de ovos, também projetamos crescer 5%”, diz Freire.

    O mesmo otimismo é vivenciado pela Lacta, que, na Páscoa de 2017, manteve a liderança pelo 21º ano consecutivo e também conquistou 4,1pp de share. Com isso, alcançou 41% do mercado em volume de vendas, segundo levantamento Nielsen. “Estamos otimistas para este ano, já que estamos trabalhando com reformulações em nosso portfólio: inovação na linha infantil e também lançamentos em tripla camada para a linha adulta em latas presenteáveis”, informa a assessoria da empresa.

    Os dados do primeiro semestre de 2017 do setor de chocolates divulgados pela ABICAB reforçam o otimismo para este ano. Segundo a associação, o volume de produção ficou praticamente estável no comparativo com o mesmo período de 2016, que havia registrado grande queda. Entretanto, a boa notícia é que, mesmo com uma produção estável, o consumo de chocolates registrou alta de mais de 8%. (*Com Redação)

    Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB)
    www.abicab.org.br
    Cacau Show
    www.cacaushow.com.br
    Kopenhagen
    www.kopenhagen.com.br
    Lacta
    www.lacta.com.br
    Ferrero Rocher
    www.ferrero.com.br/ferrero-rocher
    Arcor
    www.arcor.com.br
    Harald
    www.harald.com.br
    Nestlé
    www.nestle.com.br

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