Iniciativa numa arena cada vez mais competitiva

    0

    Há alguns dias, lancei meu canal no YouTube – “Foodservice com Sergio Molinari” –, que considero parte de minha missão de compartilhar informações e reflexões sobre esse mercado apaixonante e desafiante do food service, missão essa que aceitei honradamente também aqui na Food Service News, há dezenas de artigos!

    Mas, muito acima de falar sobre o meu canal, queria desenvolver um pensamento que me ocorreu quando processei um pouco as dezenas e dezenas de menções dos amigos nas redes sociais.

    Como sou apaixonado por números e análises, listei todas as palavras-chave usadas nessas menções, e o que me saltou aos olhos foi que a terceira palavra mais citada nos posts (após “sucesso” e “parabéns”) foi “INICIATIVA”!

    Muitas pessoas elogiaram o fato de eu ter tomado a iniciativa de iniciar uma atividade em prol do desenvolvimento do mercado. Satisfeito com isso, sim, mas na verdade, me senti obrigado a estimular todos vocês a pensarem na importância de terem iniciativa em seus negócios e carreiras.

    Algumas razões para esse estímulo à iniciativa, particularmente no food service:

    – já estamos num ciclo de retomada de crescimento, mas é seguro afirmar que as taxas de crescimento serão inferiores ao que muitos de nós desejam ou necessitam crescer;

    – entre os operadores, quase todos os grandes grupos do Brasil anunciaram grandes investimentos em expansão e modernização, buscando espaço sobre o mercado menos organizado;

    – entre os distribuidores, vários entre os líderes regionais estão crescendo acima do mercado há anos, sem falar no processo de consolidação em andamento;

    – na indústria, a maior parte das que atendemos e com quem falamos regularmente reportou crescimento mesmo durante os anos de crise.

    Resumidamente, seja pela mera necessidade de crescer e aumentar a rentabilidade, seja pela situação competitiva cada vez mais acirrada, o que diferenciará as empresas de sucesso será sua disposição de tomar a rédea em seus mercados e desenvolver iniciativas inteligentes, planejadas e inovativas.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here