FSN Internacional: NRA evidencia empresas brasileiras

Evento realizado nos Estados Unidos contou com crescimento da participação do Brasil e recebeu mais de 60 mil visitantes

Neste ano, a National Restaurant Association (NRA) Show aconteceu no mês de maio, no McCormick Place, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos. Apesar de o evento, que é a maior feira destinada ao segmento de bares e restaurantes no mundo, já ter terminado, muito do que foi discutido no encontro continua repercutindo bastante, evidenciando diversos caminhos que podem e até mesmo que devem ser seguidos pela área de alimentação fora do lar. Questões como consumidores cada vez mais conscientes, relevância da tecnologia, ênfase no delivery, entre outras, revelam a importância de se pensar em um cenário cada vez mais amplo e repleto de possibilidades.

A NRA Show recebeu mais de 60 mil visitantes, além de dois mil expositores, oriundos de mais de 110 países e de todos os estados dos EUA. Em uma extensa área de exposição, foi possível entrar em contato com uma série de equipamentos, novidades tecnológicas e soluções para a área de alimentação fora do lar. Em um período de quatro dias, o público teve acesso a degustações, palestras, entre outros.

Neste ano, houve o incremento na participação de alguns dos maiores grupos de componentes internacionais, incluindo o Brasil, com crescimento de 15%; México com 16% e Austrália com 19%. Várias partes dos Estados Unidos também apresentaram expansão: Texas (6%), Flórida (5%), Nova York (4%) e Califórnia (2%). Massachusetts apresentou um grande salto de 17%.

Durante a edição deste ano, também ocorreu a primeira Conferência de Crescimento de Receitas de Restaurantes. Billy Beane,Scott Svenson e Jon Taffer foram os nomes à frente da conferência.

A edição de 2019, de acordo com a organização do evento, já tem data certa para a realização: de 18 a 21 de maio, em Chicago.

Participação
A Prática foi uma das empresas que estiveram presentes no local e que colheram ótimos resultados com a participação no evento internacional. Conforme ressalta Milton Machado, diretor comercial da empresa, a participação da companhia na NRA foi, definitivamente, um sucesso, tanto para o mercado americano quanto para o mercado brasileiro.

“O brasileiro que visita a feira e nos vê em um estande em solo americano fica muito satisfeito, pois é uma empresa brasileira de classe mundial, competindo com os melhores fabricantes do mundo, ganhando seu espaço e respeito dos clientes internacionais”, destaca o profissional. “Para o mercado americano, é a consolidação de nossa presença, contando com uma cobertura de representantes praticamente em todo território”, diz.

Machado acrescenta que, além disso, a empresa possui uma equipe de seis pessoas em Dallas, cujo presidente é Paul Lehr, com larga experiência em speed ovens (fornos rápidos de alta performance), que fornecem cobertura nacional, desde apoio técnico, vendas e também operação. “Paul conseguiu formar um time espetacular que, com certeza, nos trará excelentes resultados”, relata.

O profissional frisa que, uma curiosidade, é que um dos VP de vendas da marca é o chef Steve, que trabalhou para a família real britânica e que tem uma grande experiência em fornos combinados e speed ovens.

“Ele faz parte da nossa equipe, inclusive veio para o Brasil participar de aulas-show durante a Fispal, mostrando várias preparações inovadoras com o Chef Express (um dos fornos da Prática), fazendo, por exemplo, peixe ao vapor, com vinho branco e legumes grelhados no speed oven, demonstrando toda a versatilidade desses equipamentos”, diz. “Em um espaço reduzido, pode-se fazer diversas preparações, inclusive esquentar de forma muito eficiente e com agilidade diversos alimentos”, acrescenta.

Machado afirma que os speed ovens são perfeitos para quem requer velocidade e qualidade no atendimento, consumindo pouca energia e espaço reduzido, entregando itens aquecidos e no ponto correto de crocância para o consumidor. O profissional destaca, ainda, o design da linha, que é “moderno e elegante”, diz.

“Estamos em pleno vapor, já vendendo nossa linha, como o Chef Express e Forza (forno compacto destinado à preparação de pizzas), além de termos uma empresa que fizemos O&M, que já importou dois containers do Chef Express”, pontua.

Internacionalização
Machado afirma que a internacionalização da Prática é uma realidade, sobretudo no mercado dos Estados Unidos. A empresa também exporta a linha de speed ovens para a Europa, para a Ásia e para o Canadá, além de para toda a América Latina, que contempla também os produtos de panificação da marca.

“Um fornecedor brasileiro, o Eduardo, da Mult-Grill, foi passar férias em Las Vegas e, ao passar em um restaurante no famoso Hotel Belaggio, viu dois equipamentos da Prática trabalhando a todo vapor, o que foi motivo de muito orgulho da parte dele e consequentemente nosso também”, conta ele.

Por isso, acrescenta Machado, a importância de estar em um mercado tão competitivo como é o americano. “Entretanto, esse processo requereu longo investimento e tempo”, pondera o profissional.

Normas
Ainda a respeito da qualidade dos produtos da Prática, Machado afirma que os itens, atualmente, atendem as normas de segurança elétrica, mecânica e de segurança alimentar previstas no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa: “INMETRO, NR12, CE, UL, FDA, NSF. Nossos clientes podem ter a confiança de que os produtos que oferecemos estão pareados em termos de qualidade com os melhores do mundo. Além da certificação de produtos, o próprio sistema de gestão da companhia é certificado pela ISO 9000, o que garante nossa seriedade como fornecedores”, afirma.

Projetos
Machado finaliza dizendo que o plano da empresa é continuar se expandindo fortemente no mercado internacional, principalmente nos Estados Unidos, onde a organização possui um centro de armazenagem capaz de atender os clientes rapidamente com produtos, peças e serviços.

Empresa
A Prática foi fundada no ano de 1991 e é responsável por desenvolver, fabricar e comercializar fornos profissionais, ultracongeladores e máquinas de panificação. As marcas Technicook, Technipan e Klimaquip pertencem à companhia.

A empresa frisa que, mais do que fornecer equipamentos, oferece soluções integradas e rede de suporte pré e pós-venda.

NRA Show
show.restaurant.org
Prática
www.praticabr.com

Artigo anteriorClipping Cielo
Próximo artigoFS Empresa: Expansão bem alicerçada
A redação da Food Service News através deste canal, pauta assuntos de cunho financeiro e informativo, nossas matérias abordam novidades do mercado, tendências, dicas e oferecem entrevistas exclusivas. Além disso, a revista está sempre inovando e antecipando tendências, trazendo um conteúdo indispensável para quem deseja investir e saber mais sobre o segmento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA