FS Padaria: Ele está por toda parte

Um dos principais ingredientes para a produção dos itens de padarias e vendas nesses estabelecimentos, o leite condensado apresenta toda a sua versatilidade

Bastante conhecido na casa dos brasileiros e nos mais diversos estabelecimentos de alimentação, o leite condensado é um dos itens mais populares e amados para produzir várias receitas. Pensando nisso, marcas do segmento alimentício oferecem esse produto tanto para o varejo quanto para o food service. As padarias, em geral, são grandes consumidoras desse item.

O leite condensado é um ingrediente-chave para produção de doces muito queridos, como o brigadeiro, por exemplo. Esse produto tem sempre grande demanda, devido a seu apelo culinário. Basicamente, ele é produzido com leite concentrado e açúcar.

Para o food service, além da qualidade, as embalagens são fatores importantes para a escolha. Elas influenciam na validade e no frescor do produto, além de poder evitar desperdícios.

Reconhecimento
O leite condensado MOÇA® , da Nestlé, é uma das marcas mais conhecidas pelos brasileiros. Um dos motivos está na tradição desse produto, com embalagem característica e sabor muito conhecido pelo público, além da ótima qualidade.

“MOÇA® é a primeira e mais tradicional marca de leite condensado do país. Com mais de 90 anos de tradição no Brasil, ela é sinônimo de categoria e se diferencia não apenas pela qualidade Nestlé, que garante um produto ultracremoso e encorpado, mas por fazer parte de algumas das memórias mais gostosas das pessoas”, destaca a empresa.

O leite condensado MOÇA® é utilizado por milhões de brasileiros para a produção das mais tradicionais receitas do país. Entre as preferidas, estão o brigadeiro e o pudim de leite, “mas muita gente não abre mão de colocá-lo sobre frutas ou até mesmo dar uma colherada dele puro – motivo pelo qual a marca desenvolveu sua versão cremosa, o Leite Condensado MOÇA® de Colher”, frisa a organização.

A variedade, aliás, é algo que chama a atenção no que diz respeito ao produto, que conta também com a versão tradicional e a light, além da linha Doceria, que inclui Brigadeiro, Beijinho e Chocolate Cremoso. “Essa variedade permite que a criatividade corra ainda mais solta na cozinha. Lembrando que cozinheiros profissionais podem contar com a qualidade dos produtos MOÇA® por meio de Nestlé Professional”, afirma a marca.

Destaque
A Nestlé ressalta que o leite condensado MOÇA® se destaca por sua altíssima qualidade, que é retratada na campanha “Tudo que pode dar certo vai dar certo”. “O conceito explorado envolve pontos reconhecidos da experiência com os produtos MOÇA® que foram traduzidos através das Leis de MOÇA® – que se opõem a popular Lei de Murphy, que diz que tudo que pode dar errado dará errado. A campanha de Nestlé Professional estimula pessoas e estabelecimentos a exigirem a qualidade MOÇA®”, diz a organização.

A marca também frisa que está sempre atenta ao que os seus fãs desejam. “Prova disso é o lançamento de uma edição especial de latas colecionáveis, no ano passado. Após ouvir relatos de pessoas que reutilizam as latas em suas casas, a marca desenvolveu cinco designs exclusivos que unem o vintage ao contemporâneo, assim como leite MOÇA®: presente desde as receitas mais tradicionais da infância até as mais inovadoras. Inspirados por azulejos decorados, os desenhos fizeram tanto sucesso que muitas pessoas já vêm pedindo novas versões”, afirma a companhia.

A empresa também tem um ponto importante de contato com as pessoas, que é o site Receitas Nestlé (www.receitasnestle.com.br), “que reúne inúmeras preparações testadas e aprovadas pela Cozinha Experimental Nestlé. Lá é possível acessar listas temáticas, fazer buscas e montar suas próprias listas de receitas”, ressalta a organização.

História
O leite condensado foi o primeiro produto da Nestlé produzido no Brasil, em 1921, “quando foi instalada a primeira fábrica em território nacional, na cidade paulista de Araras. Originalmente, o produto chegou com seu nome global, Milkmaid, que logo foi apelidado pelas pessoas de ‘leite da moça’, por conta do nome estrangeiro e da imagem da camponesa suíça com um balde no rótulo. Anos depois, a empresa modificou o nome de seu produto para MOÇA®, entendendo o carinho que os brasileiros já tinham pelo produto. Até hoje, Leite Moça é sinônimo de categoria”, conta a marca.

Produção
Uma das principais marcas que produzem leite condensado no Brasil é a Itambé. A empresa iniciou a produção desse item em 1970 e, desde então, segue quase o mesmo padrão para produzir o leite condensado.

“Até hoje, a receita do produto é basicamente a mesma da origem: leite concentrado e açúcar. É principalmente pela preservação da formulação original e por nunca ter caído na qualidade para se tornar competitivo no mercado que o produto se tornou o carro-chefe do food service na companhia. Nesse canal, qualidade e rendimento contam, pois pesa no bolso do transformador que faz a matemática de compra e venda”, explica Richard Gomes, gerente nacional de Food Service da Itambé.

De acordo com ele, a empresa atende vários tipos de públicos com esse produto. Em especial, o público de food service apresenta muita demanda. O motivo é que o leite condensado está em grande parte das receitas de sobremesas e é muito importante para o dia a dia de restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação.

“Em razão do sabor, consistência e rendimento do leite condensado Itambé, atendemos aos mais diversos tipos de clientes, como padarias, confeitarias, buffets, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, indústrias etc. Agora, nossas fãs são as boleiras. Uma comunidade engajada que nos ajuda muito na comunicação desse e de todos os outros produtos do nosso portfólio no food service”, destaca Richard.

Na Itambé, a qualidade das matérias-primas é um dos fatores que são levados em consideração. Segundo Richard, é utilizado apenas leite “in natura” de produtores cooperados. O açúcar também é de qualidade superior, de acordo com a empresa, o que garante maior controle nos processos produtivos.

“Nossos produtos são fabricados seguindo rigorosos processos e possuem certificados de padrão de qualidade. Podemos garantir toda a rastreabilidade do produto de cada fazenda produtora, industrialização e transporte até chegar aos nossos consumidores”, conta Richard.

Para o food service, o leite condensado da Itambé tem diferentes tamanhos e pesos. Isso contribui para o consumidor conseguir a quantidade ideal para produção de receitas. “Nossos produtos são excelentes para aplicação nas mais variadas receitas e formulações de diversos nichos de mercado”, comenta o gerente.

De acordo com Richard, esse item pode gerar muito valor para os clientes de estabelecimentos de alimentação.

“A força e a confiança dos consumidores na marca e a reputação por ofertar ao mercado produtos de qualidade, com bom custo- benefício e performance superior, contribuem para a decisão do cliente”, diz Richard.

O leite condensado tem alta demanda durante todo o ano, porém Richard explica que algumas datas têm maior procura pelos estabelecimentos de alimentação, como o Dia das Mães e o Natal. Essas datas têm maior demanda devido à busca por fazer receitas diferenciadas.

Portfólio
A Piracanjuba também oferta o leite condensado em seu portfólio por questões estratégicas. A marca tem grande presença no mercado de laticínios, oferecendo diversos produtos.

De acordo com Luiz Cláudio Lorenzo, Diretor Comercial da Piracanjuba, o leite condensado da marca tem uma grande demanda e ocupa uma boa posição no mercado. Ele atribui esse resultado à qualidade do item ofertado.

“Hoje, temos quase 20% do mercado de leite condensado no Brasil, e isso ocorre certamente pela grande distribuição em âmbito nacional e pela percepção de qualidade do produto”, explica Luiz Cláudio sobre a posição da Piracanjuba no comércio de leite condensado.

A receita para produção desse item é a mesma: leite concentrado e açúcar. De acordo com a empresa, a cor e a boa viscosidade são sinônimos de qualidade nesse item. Essa aparência pode ser percebida rapidamente pelos consumidores.

O público consumidor é bem amplo: vai desde o varejo até o food service. “No varejo, a embalagem de 395gr é voltada para donas de casa das classes A, B, C e D. No caso da embalagem Bag, para food service, o produto atende as doceiras”, explica Luiz.

Para a Piracanjuba, o leite condensado gera qualidade às receitas produzidas e é um item que deve ser levado em consideração pelo food service. “Podem ser utilizados em confeitarias, restaurantes, hotéis e qualquer estabelecimento que tenha como finalidade servir alimentação. Temos como vantagens no food service a disponibilidade de embalagem Bag de fácil manuseio nos tamanho de 1,03 kg, 2,5 kgs e 5,0 kg”, comenta Luiz. “Esse produto tem um aumento de demanda no fim do ano, em que temos mais festas e comemorações, além do aumento da circulação de pessoas no comércio de alimentos fora do lar”, explica o gerente.

Leite Moça
www.nestle.com.br/moca
Itambé
www.itambe.com.br
Piracanjuba
www.piracanjuba.com.br

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